- Autores: NIISS (Barnaul), M. A. Lisavenko, I. P. Kalinina, T. V. Kornienko, Z. A. Grankina, E. S. Orekhova
- Gosto: doce e azedo
- Peso do fruto, g: 40-50
- Produção: na idade de 11 - 20,0 kg por árvore, na idade de 13 - 31,0 kg
- O início das variedades de frutificação: por 4-5 anos
- Maturidade removível: meados de agosto
- Mantendo a qualidade: até 30 dias
- Compromisso: universal
- Regiões em crescimento: Região da Sibéria Ocidental, Território de Altai
- Apareceu ao cruzar: Gornoaltaiskiy х Altayskiy Dessertny
Todo verão, o morador sonha com uma macieira, que trará muitas maçãs suculentas com um agradável sabor agridoce. É para essas pessoas que existe uma variedade maravilhosa - Smuglyanka, também chamada de Smuglyanochka. Árvores altas e grandes safras são apenas parte das vantagens, porque essa variedade é adequada tanto para climas quentes quanto para regiões áridas do norte.
História de criação
Esta variedade foi criada por cientistas siberianos do M.A. Smuglyanka se sente confortável nas regiões da Sibéria e em quase todo o Território de Altai. Tudo isso porque sua resistência às baixas temperaturas, pelas quais essas regiões são famosas, é suficiente para frutificar bem, o que lhe permite trazer grandes rendimentos. O NIISS criou muitas variedades diferentes de frutas e vegetais, porque é uma das instituições mais importantes em seu ambiente. Foi graças aos trabalhos de cientistas deste instituto que surgiram variedades semelhantes à Dark One.
Descrição da variedade
A própria copa da árvore é arredondada, como as próprias folhas. No entanto, são pequenos, de cor esmeralda escura, com uma ponta pequena. Os rebentos da própria árvore são encurtados, curvos e ligeiramente pubescentes. Eles são de cor marrom.
Recursos, prós e contras
O fruto é pequeno em tamanho, mas bastante suculento. As árvores, que atingem uma altura de 4,5 a 5 metros, dão frutos com abundância e regularidade. Devido ao pequeno tamanho das frutas, é necessário mais esforço para limpá-las, mas o sabor nos pratos vale a pena. Vale a pena adicionar a fruta à torta, e o próprio recheio ficará como se estivesse macio e cremoso, após o qual um leve gosto amargo se abrirá.
Amadurecimento e frutificação
O início da frutificação ocorre no quarto ou quinto ano após o plantio. As maçãs começam a aparecer no final de julho - início de agosto. Em meados de agosto, eles estão maduros o suficiente para serem colhidos. Eles podem deitar por até trinta dias. Se você as assar ou secar, essa iguaria durará muito mais tempo. Não é recomendável armazenar maçãs por mais de trinta dias, pois isso pode levar a uma intoxicação alimentar ou consequências mais graves.
Produção
Aos cinco anos, a árvore não produz tantas maçãs: apenas até dez quilos por ano. Porém, já aos onze anos, a arrecadação de frutas pode chegar a vinte quilos. Dois anos depois, aos treze anos, a árvore trará calmamente mais de trinta quilos de maçãs por ano. Com o plantio de vários pares de macieiras semelhantes, em anos frutíferos é possível dar frutos a várias famílias até a próxima colheita.
Frutas e seu sabor
As frutas em si são pequenas, pesando cerca de 40-50 gramas. A cor da fruta é semelhante à do céu antes do amanhecer, pois o blush roxo escuro forma uma cobertura azulada e espessa, enquanto a fruta em si é amarelo-ouro. O formato do fruto é oval ou cônico, unidimensional, ligeiramente oblíquo e estriado. A polpa é semelhante a um bolo de creme, tem nervuras rosa pálido. O sabor das maçãs é doce e azedo, clássico.
Recursos crescentes
Dada a natureza da origem deste tipo de variedade, deve-se ter em mente que nos primeiros anos será necessário cortar os processos curvos, caso contrário haverá muito menos maçãs. Também vale a pena considerar o tamanho que as árvores crescem, pois isso pode danificar linhas de força ou estradas, pois as raízes dessa árvore também podem sair delas.
As macieiras desta variedade crescem em áreas ensolaradas. É melhor levar solo fértil. A rega deve ser moderada, as árvores maduras raramente são regadas, algumas vezes por estação. A cobertura também é importante, especialmente o nitrogênio no início da primavera.
Polinização
Se as abelhas não polinizam a variedade, o procedimento deverá ser realizado de forma independente, usando meios especiais. A polinização ocorre no final da primavera, próximo ao final de maio, mas o mais tardar em meados de junho. Se já passou o tempo, é preciso deixar as árvores até o ano que vem, pois se polinizar muito tarde, a macieira não terá tempo de coletar todos os nutrientes necessários até o inverno e pode morrer.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.