- Autores: Estados Bálticos
- Gosto: doce e azedo, harmonioso
- Peso do fruto, g: 100-175
- Tamanho da fruta: grande ou acima da média
- Produção: alto, 150-180 c / ha
- Frequência de frutificação: não regular
- O início das variedades de frutificação: por 8-9 anos
- Termos de amadurecimento: outono
- Maturidade removível: no início de setembro
- Mantendo a qualidade: antes do início de dezembro
A variedade Streifling foi desenvolvida por criadores do Báltico e rapidamente se tornou popular. Na maioria das vezes, foi plantado na Ucrânia, Bielo-Rússia e Rússia - tanto no sul quanto no norte. Esta variedade tem muitas vantagens, pelas quais os jardineiros gostam muito dela.
Descrição da variedade
Visualmente, uma macieira desta variedade se parece com isto:
uma árvore adulta pode crescer de 7 a 8 metros, o tamanho pode ser ligeiramente ajustado podando a copa;
a copa é de um tipo poderoso, bastante espalhado, a largura é igual à altura da árvore ou um pouco mais;
ramos do tipo esquelético, fortes, poderosos, crescendo em ângulos retos, mas caindo nas bordas;
a forma da coroa se assemelha a um recipiente invertido;
copa densa devido a brotos de crescimento intenso;
a folhagem é grande, os nervos são muito desenvolvidos, por isso a folha se curva;
a superfície da folha é enrugada, pubescente no verso, cor verde, esverdeado no verso;
a folha é presa em ângulos retos.
Recursos, prós e contras
Como qualquer variedade de macieira, Streifling tem suas vantagens:
se desenvolve por muito tempo;
alto rendimento;
excelentes qualidades de degustação;
bem transportado, a aparência é muito estética;
a imunidade é boa, ela se recupera rapidamente.
Mas também existem desvantagens que são importantes saber antes de plantar uma árvore:
coroa muito poderosa, espalhando, você precisa de muito espaço;
o prazo de frutificação é tardio, a frequência é diferente;
a seca não tolera bem.
Amadurecimento e frutificação
A árvore desta variedade cresce e se desenvolve por muitos anos, décadas. Ela atinge o estado adulto somente após o 15º aniversário, ou mesmo muito mais tarde. Portanto, o período de frutificação está atrasado. Frutificando ciclicamente, irregularmente, a primeira colheita completa é removida não antes de 8 anos. A variedade é do tipo outono e é colhida em setembro. A árvore não é autofértil, então o plantio de polinizadores é recomendado - 1 polinizador por 3 plantas.
Produção
Alto rendimento, mínimo - 100 kg por árvore. Em média, de um hectare colhido de 150 a 180 centners. Se você seguir todas as condições da tecnologia agrícola e em boas condições climáticas, a macieira dá ainda mais frutos.
Frutas e seu sabor
O tamanho dos frutos é médio, mais próximo do pequeno, a massa de uma maçã varia de 90 a 170 G. Se o verão for ensolarado e a tecnologia agrícola estiver no nível, os frutos podem ser maiores. Visualmente, as frutas apresentam as seguintes características:
a forma é redonda, regular, com ligeiro estreitamento, por vezes encontram-se maçãs assimétricas;
nem sempre se encontra nervuras, não é fácil sentir, há uma costura lateral;
a pele é dourada, adquire tom amarelado na maturidade, mais um blush rosa-avermelhado;
um blush em uma maçã madura ocupa uma grande área;
a pele é fina, lisa e durável;
maçãs maduras têm uma flor branca-acinzentada, pontos subcutâneos nem sempre são encontrados e são pequenos em tamanho;
com o aumento da maturidade, o rubor torna-se aparente.
A polpa da fruta é muito suculenta e apresenta uma estrutura de grão fino. O sabor da fruta é excelente, as maçãs são doces, refrescantes e há uma acidez agradável. O gosto final é picante, pequenas notas de cravo são sentidas. A pontuação da degustação é muito decente - 4,5 pontos.A composição vitamínica também é impressionante, as frutas contêm muitos aminoácidos, vitaminas, microelementos:
pectina;
manganês;
iodo;
magnésio;
cálcio;
zinco.
Recursos crescentes
Para que uma macieira desta variedade se desenvolva bem e frutifique bem, é necessário começar com o plantio correto. No verão, Streyfling não é plantado, é melhor fazer isso no outono e na primavera. O plantio de outono é ótimo para as regiões do sul, solos chernozem. No inverno, a muda cria raízes bem e na primavera começa a crescer bem. A melhor época para o plantio de outono é a primeira quinzena de outubro. Na primavera, é melhor plantar a árvore nas regiões do norte.
No plantio no outono, o local é preparado com antecedência - em setembro: é cavada uma cova de até 1 m de diâmetro e cerca de 70 cm de profundidade.O solo fértil é combinado com composto e fertilizantes orgânicos. Uma estaca é cravada e uma muda cria raízes, as raízes são esticadas, 3 litros de água são despejados. Em seguida, a mistura de solo preparada é polvilhada por cima.
O desembarque na primavera é diferente, o furo é feito uma semana antes do processo. Um buraco de cerca de 60 cm é cavado nas profundezas, com até um metro de largura. Todas as outras manipulações são idênticas às do outono. No dia anterior ao plantio, coloque a árvore na água para que o sistema radicular fique saturado de água. A árvore precisa de mais umidade na primavera.
Para evitar problemas no cultivo, você precisa evitar tais erros:
desista de mudas adultas e grandes, elas criam raízes piores;
em nenhum caso plante uma árvore em solo despreparado;
não adicione compostos minerais, caso contrário as raízes serão danificadas.
Além disso, é muito importante organizar o cuidado adequado das plantas.
Hidratante
Esta árvore não tolera bem a seca, então a rega tem um efeito benéfico sobre ela. Na primavera, a árvore não precisa de umidade adicional, pois há umidade suficiente no solo. Mas durante o período de amadurecimento, hidratar a árvore é muito importante. O procedimento é repetido desde o início do verão até meados do outono. Você precisa hidratar a macieira:
durante a formação de brotos, ovário;
uma semana e meia antes da colheita;
depois que os frutos são colhidos;
em outubro, sujeito ao clima quente.
Se o verão for seco e quente, a quantidade de água aumenta.
Top curativo
Durante o primeiro ano de vida, as mudas não se alimentam principalmente, desde que o plantio tenha sido feito de maneira correta. A planta do segundo ano é alimentada com uréia no final da primavera e início do verão. Uma árvore de três anos é fertilizada assim:
ureia no final da primavera;
no início do verão, nitrofóbico;
no final do verão com superfosfato, potássio e hidratar abundantemente.
Não exagere com composições minerais, pois você pode estragar o sistema radicular.
Poda
Este evento é obrigatório para a casta, pois sem formação de copa o crescimento e desenvolvimento da árvore são interrompidos. Nos primeiros anos, a planta é podada em cerca de um terço. Depois de alguns anos, vale a pena começar a poda de espinhel. Uma camada é 2-3 ramos do tipo esquelético. A distância entre os ramos deve ser de cerca de 20 cm, entre as camadas - até 60 cm. A poda é realizada todos os anos, mas suave. Não se esqueça da poda higiênica, remova os brotos danificados e fracos a cada primavera.
Doenças e pragas
A imunidade dessa árvore é muito boa, mas ataques de pragas e doenças podem prejudicá-la. Esses insetos são especialmente perigosos.
Aphid. Danifica a folhagem, ela enrola e seca, infelizmente, os ataques vêm de cima, e a árvore é alta, o que atrapalha o tratamento.
Rolo de folhas. Pequenas borboletas durante o período da lagarta podem prejudicar seriamente a saúde da macieira. Eles comem folhas e frutos.
Mariposa da fruta. Se o ataque dessa praga não for evitado a tempo, quase toda a cultura pode apresentar vermes.
Você pode lutar contra insetos com compostos químicos especiais, mas isso é feito antes do surgimento dos botões ou imediatamente após a floração. Agentes líquidos e inseticidas bordalês funcionam muito bem. Você também pode tentar o tratamento com decocções de endro, cascas de cebola. No outono, é importante coletar a folhagem e queimá-la e tratar a zona próxima ao tronco com inseticidas.
Existem também várias doenças perigosas que podem prejudicar significativamente o desenvolvimento de uma árvore.
Sarna Sintomas: mancha verde nas folhas, escurecimento. É necessário coletar e queimar a folhagem, caiar o tronco e borrifar com o líquido bordalês.
Câncer negro. O principal sintoma é o aparecimento de carbonização na árvore. A árvore deve ser tratada no início ou morrerá em 2 a 3 anos. A casca é limpa, tudo que está danificado é cortado, é feita a caiação.
Podridão da fruta. O fungo se manifesta como manchas marrons e é tratado com compostos fungicidas.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.