- Autores: seleção doméstica
- Gosto: doce e azedo, ligeiramente azedo
- Peso do fruto, g: 15-20
- Tamanho da fruta: pequena
- Produção: Alto
- Frequência de frutificação: anual
- Termos de amadurecimento: outono
- Maturidade removível: final de agosto - início de setembro
- Compromisso: fresco, fazendo geléia
- Regiões em crescimento: Sibéria, Ural, Altai, Krasnoyarsk, Omsk, Novosibirsk, Extremo Oriente
Antigamente, era um problema para os jardineiros da Sibéria e do Extremo Oriente cultivar maçãs doces em seus terrenos. Mas foi resolvido quando os criadores criaram a variedade de maçã Rayskaya - de frutos pequenos, amadurecimento intermediário e muito resistente à geada.
História de criação da variedade
Muitas pessoas confundem a macieira Rayskaya com um grupo de variedades chamadas "raikas". A macieira do paraíso está apenas parcialmente relacionada ao "paraíso". Seu progenitor é a variedade de maçã Nizkaya, que foi ativamente cultivada na Ásia Central e no sul da Europa. Os criadores tchecos cruzaram com variedades como Katka e Champion, e como resultado, obtiveram uma variedade com incrível sabor de frutas e excelente resistência à geada.
Descrição da variedade
A macieira Rayskaya é uma variedade híbrida, cultivada por seleção de subespécies de frutos pequenos com variedades do tipo "kitaika", bem como de ameixa européia.
As árvores de fruto desta variedade distinguem-se pela excelente resistência ao gelo, elevada produtividade e propriedades decorativas. São uma decoração do local tanto durante a floração como durante o amadurecimento dos frutos. As maçãs são numerosas, localizadas próximas umas das outras, brilhantes, pequenas.
A altura da árvore não é muito alta, geralmente varia dentro de 2-3 m - uma árvore típica da Sibéria. A baixa altura permite que a árvore fique totalmente coberta de neve das geadas, pelo que se destaca a elevada robustez invernal desta variedade. A copa é redonda, espalhada, os ramos são fortes, suportam com calma um grande peso de maçãs.
Recursos, prós e contras
A principal característica da macieira Rayskaya pode ser considerada uma floração diferente de outras variedades. Nesta variedade, as flores são muito maiores, estão localizadas em um longo caule e começam a florescer cerca de uma semana antes das outras macieiras.
Entre as vantagens estão outras características varietais.
A macieira do paraíso é uma excelente planta para mel, então todas as plantas ao seu redor são polinizadas. Esta árvore frutífera atrai um grande número de insetos polinizadores com seu aroma.
Excelente resistência à geada e à seca. Paradise foi criado especificamente para regiões com climas desfavoráveis, então ela não tem medo de geadas severas ou da falta de irrigação adequada.
Muitos jardineiros observam que a macieira da variedade descrita é um fígado longo em seus jardins. Seu período de frutificação pode chegar a 20 anos com atendimento de alta qualidade e em tempo hábil. Note-se que dá frutos todos os anos, e o rendimento não cai de ano para ano, quase não depende das condições meteorológicas.
A despretensão é outra vantagem importante da macieira do Paraíso. Na hora de escolher uma variedade para plantar no seu terreno, é esse fator que é fundamental para muitos jardineiros. A macieira pode crescer à sombra e em solos pobres.
O aumento do conteúdo de nutrientes nas frutas. Em sua composição, existem oligoelementos e vitaminas muito mais úteis do que nas frutas de variedades mais termofílicas. Além disso, as maçãs Rayskaya têm alto teor de fibras e são enriquecidas com pectina, o que tem um efeito positivo na digestão.
A desvantagem é o tamanho pequeno da fruta. Para alguns, isso cria inconvenientes durante a colheita.
Amadurecimento e frutificação
Após o plantio no solo, as macieiras Paradise começam a dar frutos aos 4-5 anos de idade. As maçãs começam a amadurecer em agosto e esse processo dura o mês inteiro. Uma colheita completa pode ser removida entre 7 e 8 anos de vida da árvore.
Regiões em crescimento
Rayskaya crescerá com sucesso em todas as regiões de nosso país, exceto no Extremo Norte. Colheitas abundantes podem ser feitas nas regiões de Novosibirsk e Kemerovo, Khakassia, Primorye. Com abrigo adequado para o inverno, esta variedade cresce bem no Território de Krasnoyarsk, na região de Tyumen e no sul do Okrug Autônomo de Khanty-Mansiysk.
Ao cultivar a variedade descrita na região do Volga e no sul, você não precisa se preocupar com abrigo adicional para o inverno, já que mesmo no inverno nesta área a temperatura costuma ser confortável para a macieira do Paraíso.
Produção
Com atendimento oportuno e de alta qualidade, a macieira Paradise pode produzir até 30 kg de frutos de uma árvore. Vale ressaltar que este indicador praticamente não muda de ano para ano, e por esta qualidade esta variedade é muito valorizada por criadores e jardineiros.
Frutas e seu sabor
As maçãs da macieira do Paraíso são vermelhas, às vezes com finas veias azuis. O tamanho dos frutos não ultrapassa os 3 cm de diâmetro, seu peso chega a 20 g, a superfície é opaca, levemente estriada. A cor da polpa é clara, a consistência é densa. As maçãs têm sabor doce e azedo, têm um aroma pronunciado. A leve granulação da fruta é perfeitamente preservada durante o processamento, por isso as maçãs Paradise são excelentes para fazer geleia. Fresco, eles permanecem frescos por até um mês.
Recursos crescentes
Na hora de escolher mudas para plantar, é preciso estar atento ao sistema radicular. Não deve estar danificado. As raízes de uma muda saudável são ramificadas, fortes e distribuídas uniformemente a partir do tronco.
Quase qualquer área, mesmo ligeiramente sombreada, é adequada para pousar. É importante que o nível do lençol freático não seja muito alto, caso contrário, há um grande risco de apodrecimento das raízes.
A preparação do poço não tem características especiais. É importante apenas que as raízes estejam livremente localizadas neles e cobertas com solo até o colo da raiz. Após a instilação, você precisa socar levemente a terra no círculo do tronco e regar abundantemente. O desembarque pode ser realizado tanto na primavera quanto no outono. É importante que não haja folhas caídas no local - patógenos que causam doenças como sarna e oídio podem se esconder no inverno, assim como pragas de insetos que têm um efeito prejudicial em uma muda jovem.
As macieiras são plantadas a uma distância de 4 a 5 m, o que é suficiente para que as árvores não se sombreiem e recebam luz solar e umidade suficientes.
Top curativo
Apesar da despretensão da macieira do Paraíso, ela ainda precisa de alimentação periódica com fertilizantes orgânicos e minerais.
No início da primavera, assim que a neve derreter, recomenda-se a introdução de um complexo mineral com alto teor de nitrogênio no círculo do tronco. Na formação dos ovários, é bom apoiar a árvore adicionando um preparado combinado com água, à base de magnésio e potássio. Durante o período de frutificação, a fertilização orgânica é aplicada. E no inverno, o solo sob a árvore é coberto com húmus.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.