- Autores: VNIISPK, Orel
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: mel
- Peso do fruto, g: mais de 180 g
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: 5-9 kg
- O início das variedades de frutificação: por 2-3 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: no meio do outono
- Mantendo a qualidade: até fevereiro
O nome da macieira Poesia é encorajador. Mas é por isso que é importante ver o quão boa é essa safra, se ela pode corresponder às expectativas dos agricultores. A resistência à geada, a fertilidade real e o regime de cuidados com esta planta merecem atenção.
História de criação da variedade
A poesia é um produto da seleção Oryol. Foi desenvolvido na VNIISPK. As variedades SR0523 e Vazhak foram tomadas como base. Os criadores Serov e Sedova trabalharam pelo método de polinização livre. O resultado foi o aparecimento de uma atraente árvore colunar. Suas perspectivas são grandes o suficiente.
Descrição da variedade
A poesia é uma macieira com não mais de 2 m de altura, a copa é pequena, tem cerca de 50 cm de largura e as folhas grandes distinguem-se pela forma oblonga. São pontiagudos e as lâminas das folhas têm uma rica cor verde.
A poesia tem uma atividade de crescimento médio. É caracterizado por uma série de vantagens ao crescer e as características do consumidor são muito altas.
Recursos, prós e contras
Não é tão pouco pagar por mudas de Poesia. A vida útil das árvores é curta - no máximo 10-15 anos, mesmo com um cuidado decente. No entanto, todos esses problemas são obscurecidos:
- compacidade;
- um nível decente de produtividade;
- excelentes propriedades gustativas de frutas;
- facilidade de crescimento;
- a capacidade de transportar a safra colhida por uma longa distância.
Amadurecimento e frutificação
A poesia é uma das macieiras do inverno. Seus frutos amadurecem geralmente em meados do outono. Além disso, o período de consumo vai até os primeiros dias de fevereiro. Você pode colher as primeiras maçãs já no segundo ou terceiro ano. Não há problemas especiais com o cultivo.
Regiões em crescimento
Você pode cultivar essa variedade em:
- Crimeia;
- várias regiões do Norte do Cáucaso;
- Região de Moscow;
- pista do meio;
- a parte mais favorável das regiões do norte da Rússia;
- Região de Leningrado.
Produção
A colheita de uma árvore será de 5 a 9 kg. Esta será uma grande conquista para as macieiras colunares. De acordo com outras fontes, 14-16 kg de fruta podem ser colhidos de um caule adulto. Em grandes plantações, o rendimento por 1 ha é de 160 a 200 toneladas.
Frutas e seu sabor
As maçãs poéticas são universais em sua aplicação. Eles são caracterizados por uma superfície amarelo-esverdeada. A coloração tegumentar vermelha escura pode ser quase marrom. O fruto achatado tem costelas largas. Outra informação:
- peso da maçã - mais de 0,18 kg;
- sabor doce e azedo típico;
- a suculência da fruta é muito alta;
- a polpa tem uma estrutura de grão fino;
- o aroma de mel é característico.
Recursos crescentes
A poesia precisa de áreas ensolaradas. Soprar com ventos pode até ser benéfico para esta planta. Mas rascunhos devem ser evitados com muito cuidado.
Os requisitos para os solos são tradicionais e não diferem fundamentalmente dos requisitos de outras variedades. A elevação das águas do solo em mais de 2 metros em relação à superfície é indesejável. As covas de plantio devem estar prontas em cerca de 2 semanas.
Como o sistema radicular não é muito poderoso, é aconselhável escolher locais com solo leve e solto. Se você tiver que plantar uma planta involuntariamente em solo argiloso denso, ela precisará ser melhorada. Nesse caso, a qualidade da drenagem terá um papel especial. Importante: a tonalidade não é adequada para esta variedade. O revestimento de cobertura deve ser fertilizante sólido colocado na superfície (caso contrário, o sistema radicular não os assimilará).
Durante a estação de crescimento, 3 fertilizantes adicionais devem ser realizados.
- Nitroammofosku é colocado 30 dias após o plantio das mudas.
- Quando outro mês se passa, uma solução de ureia é usada. Então - novamente no mesmo intervalo - o processamento é repetido.
- A última alimentação deve ser feita até o final de julho.
Cada vez que a macieira alimentada é bem regada e coberta com palha.
É necessário regar a planta durante todo o período de crescimento. Para melhor reter a umidade derramada, é recomendável organizar para-choques de barro. A necessidade de irrigação é avaliada principalmente visualmente, de acordo com a condição do solo. A cobertura morta reduzirá essa necessidade e, assim, tornará a manutenção mais fácil. As macieiras colunares também precisam de racionamento de carga.
Polinização
A poesia da macieira é autofértil condicionalmente. Será possível colher frutos mesmo que não haja outra árvore a uma distância de 50-70 m. Mas rendimentos superiores a 1/3 do máximo em tais condições não podem ser alcançados. Durante a floração ativa, o uso de apiários móveis é recomendado. As próprias macieiras são pulverizadas com soluções aquosas de açúcar ou mel.
Resistência à geada
A poesia pode sobreviver a temperaturas congelantes de até -35 graus. Portanto, pode ser cultivado com segurança na maior parte do território da Rússia. No entanto, as mudas jovens, previsivelmente, precisam de proteção. Um perigo particular é representado por saltos bruscos de temperatura, alternância frequente de degelos e geadas. Nessas condições, uma árvore descoberta, mesmo adulta, muitas vezes morre.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida.Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.