- Autores: L. Yu. Zhebrovskaya, I.P. Kalinina, T. F. Kornienko, N. I. Dorokhina, G. V. Chupina. Instituto de Pesquisa Científica de Horticultura da Sibéria em homenagem M. A. Lisavenko
- Gosto: doce e azedo
- Peso do fruto, g: 60-98
- Tamanho da fruta: pequeno e abaixo da média
- Produção: Média - 15,4, máximo - 34,9 t / ha
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 3-4 anos
- Termos de amadurecimento: outono
- Mantendo a qualidade: até 120 dias
- Compromisso: universal
A variedade Frutos do Presente para Jardineiros são reconhecidos como universais. Distinguem-se pelo seu aroma único e boas qualidades gustativas. Quanto à tecnologia agrícola, não há nada difícil em cuidar de uma árvore dessa variedade, embora haja algumas peculiaridades. A variedade foi cultivada por criadores domésticos em meados do século XX. Desde então, esta macieira tem sido cultivada voluntariamente por jardineiros de todos os níveis.
Descrição da variedade
Uma árvore de tamanho médio Um presente para jardineiros cresce até cerca de 3 metros, tem uma copa arredondada. A copa é potente, o espessamento é médio, os rebentos são direitos, de cor castanha, pouco grandes e densos, os ramos estão dispostos próximos uns dos outros. O formato da serra é redondo, a borda está presente em pequenas quantidades. A folhagem tem uma tonalidade verde acinzentada, o tamanho é médio, assemelha-se ao formato de uma elipse. As bordas das folhas são serrilhadas, pontiagudas. Os pecíolos das folhas são longos, as estípulas são lanceoladas. A parte inferior da folha é felpuda.
Recursos, prós e contras
A característica mais importante da variedade é a autopolinização, que permite plantar uma árvore no local, sem a preocupação com polinizadores. Além disso, os especialistas destacam as seguintes vantagens:
as propriedades adaptativas dessa variedade são muito altas;
resistência a doenças e ataques em um nível decente;
boa resistência à geada;
as qualidades de degustação são excelentes;
as qualidades comerciais são excelentes;
bem transportado e armazenado;
crescendo bem em diferentes regiões do país.
Existem também desvantagens que também devem ser levadas em consideração ao escolher uma variedade de macieiras:
o tamanho dos frutos é pequeno - de médio a pequeno;
a seca não tolera bem, isso deve ser levado em consideração ao plantar nas regiões do sul.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade de macieira começa a dar frutos relativamente cedo, já no terceiro ano, a frutificação está em um nível bastante bom. A cada ano, a qualidade e a quantidade da safra aumentam, desde que seja utilizada a correta tecnologia agrícola. O tipo de frutificação é estável e pleno a partir do sexto ano de vida. As maçãs amadurecem no final do primeiro mês de outono, o tempo pode variar dependendo da região de cultivo.
Regiões em crescimento
A variedade é normalmente zoneada, mas isso não impede que os jardineiros façam experiências. Existem alguns indicadores registrados em várias regiões do país.
Região de Moscow. A variedade tem se mostrado bem na região de Moscou e, em geral, na zona central do país. Devido à resistência do inverno, nenhum problema com o cultivo foi registrado.
Ural, Sibéria. Nos Urais, a árvore cresce bem, a robustez do inverno é o suficiente. Na região da Sibéria, pode haver problemas se o termômetro mostrar regularmente temperaturas abaixo de -40 graus no inverno.
Altai. Devido às condições adversas no inverno no Território de Altai, também pode haver problemas com o cultivo. É importante garantir uma preparação adequada para o inverno.
Produção
O nível de rendimento desta variedade é médio, com cerca de 30 kg de frutos colhidos da árvore a cada temporada.Você pode usar o Presente para Jardineiros em sua forma natural, enlatado, processado, seco. A vida útil é de mais de seis meses, portanto, a safra pode ser usada por muito tempo após a colheita.
Frutas e seu sabor
Esta variedade é classificada como de fruta média, o peso de uma fruta varia de 60 a 100 gramas. A forma da fruta é redonda, o centro é achatado. A pele é lisa, brilhante, densa, de cor verde-amarelada. Há um leve rubor e manchas avermelhadas em quase toda a área. A polpa tem aspecto de grão fino, densa, suculenta, crocante, sabor excelente - doce com acidez. O aroma é muito agradável, o teor de vitamina C é de 25 mg por 100 g do produto.
Recursos crescentes
Em primeiro lugar, é muito importante escolher o local certo para o plantio da macieira. Deve-se ter em mente que o sistema radicular desenvolvido da árvore é muito maior do que a copa, por isso é necessário alocar espaço suficiente para a cultura. Escolha uma área ensolarada sem lençóis freáticos próximos. As raízes penetram no solo até 80 cm, não devem apodrecer em nenhum caso. Em termos de datas de plantio, recomenda-se escolher um outono quente ou o final de abril.
O algoritmo para pouso correto é o seguinte:
um recesso de pouso é formado não mais largo do que um metro, cerca de 80 cm de profundidade;
solo fértil é misturado com matéria orgânica, húmus para aumentar o valor nutricional da mistura de solo;
um suporte para a muda é cavado imediatamente, ao lado dele está a própria árvore, as raízes são cuidadosamente esticadas;
o rizoma é coberto com mistura de solo preparada, levemente compactada e regada em abundância;
não afunde o colo da raiz, ele deve subir acima do nível do solo, caso contrário, a casca começará a se molhar e apodrecer.
Além da escolha do local e do plantio adequado, a qualidade da safra depende de medidas agrotécnicas.
Poda. Este processo é obrigatório para o cultivo de um Dom para Jardineiros. A árvore é podada duas vezes por ano, no outono esta é uma poda higiênica, durante a qual os ramos danificados e fracos são removidos. A poda da primavera é mais sobre a formação de copas. Além disso, são retirados os brotos que, a priori, não dão frutos, mas arrastam os sucos vitais da planta. Os ramos que crescem em direção ao tronco, não frutificando, enfraquecidos, danificados, são removidos.
Hidratante. Umedeça a macieira da primavera ao outono. A primeira rega é realizada durante a formação dos botões, tendo em consideração as características climatéricas da estação. Regue a planta 2 vezes por mês se o tempo não estiver chuvoso. As árvores jovens são regadas assim que o espaço do tronco seca. Essa variedade adora umidade e não tolera a seca, embora seja importante observar a medida.
Fertilizante. Na primavera, a macieira é alimentada com nitrato de amônia, quando os botões começam a se formar, são adicionadas misturas de nutrientes contendo fósforo. No outono, é importante alimentar a árvore com matéria orgânica, compostos minerais com potássio e fósforo. Caso contrário, a planta suportará mais o inverno. Os fertilizantes de microelementos para massa verde têm um efeito benéfico sobre esta variedade. O rendimento aumenta e a imunidade fica mais forte.
Resistência à geada
Um presente para jardineiros é considerado uma variedade com boa resistência de inverno, tolerando bem as mudanças de temperatura. A árvore se recupera rapidamente após o inverno, caso as geadas não caiam abaixo de menos 40. É muito importante em regiões de clima severo garantir cobertura morta da zona próxima ao tronco e abrigo da muda nos primeiros anos.
Doenças e pragas
Apesar de esta variedade de macieira ter uma boa imunidade, é suscetível a várias doenças. Você deve tomar cuidado com queimaduras bacterianas, oídio, crostas, fungos. Se aparecerem feridas na casca, significa que a planta foi atacada por um fungo inflamável. Isso leva à derrota de todo o tronco, mas os frutos praticamente não sofrem. É importante remover os cogumelos no início da doença até que eles tenham comido profundamente na madeira, então a planta não pode passar sem causar feridas. Quanto aos ataques de insetos e roedores, existem medidas preventivas suficientes - caiar o tronco e pulverizar atempadamente.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.