- Autores: Criação alemã
- Gosto: doce e azedo com aroma
- Aroma: Forte
- Peso do fruto, g: 180
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: alto, até 40 kg
- Frequência de frutificação: anualmente
- O início das variedades de frutificação: por 5 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: III década de setembro - na 1ª década de outubro
A variedade Pinova é bastante popular entre os jardineiros. Seu nome também pode ser referido como Pinova. Tem um alto nível de rendimento. Os frutos maduros podem ser usados frescos ou em compotas caseiras, compotas e outros produtos.
Descrição da variedade
Esta variedade de maçãs cultivadas na Alemanha foi obtida pelo cruzamento das variedades Golden Delicious e Clivia. A árvore floresce em uma data posterior. A macieira Pinova é propensa a fixação excessiva de frutos e sobrecarga de colheita.
A macieira Pinova tem uma copa piramidal larga e média espessa.
A altura total das árvores maduras pode chegar a 3,5 metros. A espécie pertence ao grupo das médias e de crescimento precoce. A variedade praticamente não se desintegra durante o amadurecimento dos frutos.
Recursos, prós e contras
Esta variedade de macieiras pode ser utilizada não só para o cultivo doméstico em pomares e hortas, mas também para o cultivo de frutas em escala industrial devido ao seu alto rendimento.
Dentre as principais vantagens dessa espécie, além da alta produtividade, vale destacar a alta resistência às geadas, resistência a diversas doenças e pragas.
Essa variedade praticamente não tem desvantagens. Só se pode notar que é suscetível a queimaduras bacterianas.
Amadurecimento e frutificação
A macieira Pinov amadurece posteriormente. Pertence à espécie de inverno. Ao mesmo tempo, o vencimento removível, via de regra, ocorre no final de setembro e início de outubro. A árvore dá frutos todos os anos. Após o plantio, a macieira começa a dar frutos por 5 anos.
Produção
A macieira Pinova apresenta um rendimento bastante elevado. Portanto, de uma árvore você pode coletar até 40 quilos de frutas maduras por temporada.
Frutas e seu sabor
As maçãs maduras desta variedade são grandes em tamanho, são unidimensionais e sua forma é arredondada-cônica. Todos eles têm um topo bastante estreito. Sua cor é amarelo-esverdeado com sombras claras de vermelho-laranja.
As maçãs têm pele fina, mas ao mesmo tempo muito densa, brilhante e lisa. A polpa dos frutos maduros apresenta cor amarelo claro, é densa, suculenta e ligeiramente quebradiça. A fruta tem um sabor agridoce com um aroma suave e agradável.
A fruta colhida pode ser armazenada desta forma por mais dois meses. O peso médio de uma fruta é de 180 gramas.
Recursos crescentes
Antes de plantar mudas jovens dessa macieira, vale a pena escolher o local certo para isso. Deve ser seco, bem iluminado e ventilado, mas ao mesmo tempo é preciso evitar correntes de ar, que podem começar a prejudicar as árvores.
A macieira da Pinova prefere solo arejado e saturado de oxigênio. Não é recomendado plantar em solo preto ou argila. O sistema radicular das mudas precisará ser pré-tratado e hidratado.Para fazer isso, ele é colocado em um recipiente com água morna. Todos os apêndices danificados devem ser removidos imediatamente.
Depois disso, covas de plantio são cavadas. A profundidade deve ser de pelo menos 80 centímetros e o diâmetro de pelo menos 1 metro. No fundo de cada um deles, o solo é despejado das camadas superiores, é pré-misturado com fertilizantes e alimentado com água.
As estacas são imediatamente cravadas nos buracos; serão necessárias para amarrar as mudas jovens. Não será possível retirá-los antes do quarto ano de cultivo.
O colo da raiz de cada muda deve estar cerca de 7 a 8 centímetros acima da superfície do solo. Uma camada de drenagem é previamente colocada no fundo.
Antes de fixar as plantas nas covas, o sistema radicular deve estar bem espalhado. Depois disso, a vegetação é abundantemente inundada com água. Também é recomendado cobrir a superfície com massa de grama picada, composto e húmus.
Durante o processo de crescimento, é recomendado cobrir, periodicamente, húmus, composto, turfa e serragem. Isso manterá a quantidade necessária de umidade dentro do solo.
Se a planta não florescer ou não frutificar, então deve-se podar ou transplantar as árvores. Você também precisa verificar se há pragas e doenças.
Polinização
A macieira de Pinov é autofértil. Para que seja capaz de produzir uma colheita completa a cada ano, outras variedades dessas árvores frutíferas devem necessariamente crescer ao lado dela, incluindo Golden Delicious, Champion, Melrose e Idared. Às vezes, algumas outras variedades são plantadas nas proximidades.
Top curativo
Para que as plantas possam crescer e se desenvolver plenamente, será necessário aplicar fertilizantes nutritivos regularmente. A cobertura só pode ser omitida nos primeiros 2 anos após o plantio. Além disso, é melhor usar compostos minerais e orgânicos, alternando-os após um ano.
Na primavera, são introduzidas substâncias que contêm nitrogênio. Na fase final da floração, são usados vários minerais complexos, que contêm potássio e fósforo.
Resistência à geada
A macieira Pinova pertence à variedade resistente ao inverno. Mas quando cultivada em regiões com invernos frios e rigorosos, é melhor preparar as árvores com antecedência e cobri-las antes do início de geadas severas. Se necessário, o nível de resistência à geada das plantas pode ser aumentado usando os recursos da tecnologia agrícola.
Doenças e pragas
Esta variedade também é considerada resistente a várias doenças e pragas.Ele raramente sofre de oídio e crostas, portanto, não há necessidade de tratar essa cultura adicionalmente com compostos protetores.
Para evitar que as árvores adoeçam, você deve monitorar constantemente o nível de umidade do solo. Caso contrário, há uma grande probabilidade de que processos de putrefação comecem a se desenvolver no solo, o que pode causar danos significativos ao sistema radicular.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.