- Autores: L.A. Kotov. Estação de jardinagem experimental de Sverdlovsk
- Gosto: doce e azedo com um pouco de adstringência
- Peso do fruto, g: 150
- Produção: 200 c / ha
- O início das variedades de frutificação: por 4-5 anos
- Termos de amadurecimento: final do inverno
- Maturidade removível: final de setembro
- Mantendo a qualidade: Alto
- Duração do período do consumidor: Dezembro - maio
- Compromisso: universal
Existe um número bastante grande de variedades de macieiras resistentes à geada, todas elas diferindo em algumas qualidades especiais. Considere a macieira Pervouralskaya, observe as peculiaridades da variedade, o sabor dos frutos, a produtividade, os aspectos agrotécnicos e a polinização.
História de criação da variedade
Freqüentemente, um grande número de variedades de maçã é destinado ao cultivo nas partes sul e oeste da Rússia. Mas não existem tantas variedades que seriam benéficas para o cultivo nos Urais e na Sibéria. Portanto, na Estação de Jardinagem Experimental de Sverdlovsk, eles decidiram resolver este problema, o trabalho foi realizado pelo criador L.A., e imediatamente o colocou para trabalho de campo em várias fazendas dos Urais. E mais perto dos anos 2000, surgiram as primeiras colheitas. Em 2004, a variedade de maçã Pervouralskaya foi incluída no Registro Estadual. Esta variedade é cultivada em qualquer território da Rússia, exceto no Extremo Norte e no Extremo Oriente.
Descrição da variedade
A altura da árvore é pequena - apenas 3-4 metros, o que classifica a variedade como culturas de tamanho médio ou árvores semi-anãs. Muitos jardineiros observam que o crescimento do tronco dependerá em grande parte da região de cultivo e da duração do dia. Acontece que nas latitudes do norte a altura de uma macieira mal chega a 2,5 m sem o corte especial da copa.
A coroa é oval, mas também amplamente oval. Quanto mais velha for a macieira, mais extensos os ramos do esqueleto crescerão, embora possam afundar ligeiramente. O espessamento dos ramos é médio.
Há muita folhagem no galho. As folhas são de tamanho médio, ovais com uma ponta pontiaguda bem visível na extremidade, de cor verde escura, com secção pronunciada no meio e com nervuras em toda a superfície da folha. A folhagem pode ondular com a forte luz solar direta. A placa frontal é lisa, a placa traseira é mais áspera e fosca. Existem pequenos entalhes ao longo da borda.
Os rebentos crescem densamente, próximos, a partir do tronco da árvore crescem quase em ângulos retos.
A casca é castanha, nos ramos castanho-esverdeado.
O sistema radicular não penetra fundo no solo, é ramificado, crescendo rapidamente. Quase sempre procurando uma fonte adicional de umidade.
Recursos, prós e contras
Este híbrido tem seus aspectos positivos, eles consistem no fato de que a variedade:
porcentagem estável e de alto rendimento;
excelentes indicadores de resistência à geada;
para muitos, também é considerado uma vantagem o fato de a árvore ser quase anã, o que facilita não apenas a colheita, mas também o cuidado com a copa;
gosto de maçãs.
As desvantagens incluem:
a necessidade de polinização adicional;
últimos termos de frutificação.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido é de crescimento rápido, as primeiras inflorescências podem ser produzidas já no segundo ano após o plantio no solo, mas tais flores devem ser arrancadas, não permitindo que se desenvolvam plenamente. A primeira colheita geralmente é feita 4 anos após o plantio.
A floração começa em maio, mas aqui depende muito da região: por exemplo, no sul, um conjunto de flores começará no início de maio, mas nos Urais - mais perto do final de maio.A floração dura aproximadamente 2 semanas. A colheita ocorre no final de setembro. E as maçãs podem ser armazenadas até maio do próximo ano.
Produção
A primeira colheita é retirada em 4-5 anos, e será de 5-15 kg. Uma macieira adulta de até 10 anos renderá 60-80 kg, mas as mais maduras podem render até 120 kg. Até 200 centners por hectare são removidos de grandes plantações.
Frutas e seu sabor
As maçãs são grandes, pesando até 150 g, de formato arredondado, uniforme, às vezes achatado. As nervuras das frutas são subdesenvolvidas. A cor é amarelo-esverdeado com um rubor pronunciado.
A casca é densa e espessa. A superfície é brilhante, lisa, em alguns lugares pode haver uma camada oleosa.
A polpa é suculenta, crocante, densa, cremosa na sombra, de grão fino. Tem um sabor de maçã. Sementes pequenas. As maçãs são agridoce ao paladar, deixando um gosto residual de caramelo.
Recursos crescentes
É necessário escolher o local de pouso correto. Embora o híbrido seja semi-anão, ele ainda precisa de muito espaço, principalmente para o sistema radicular. É aconselhável evitar correntes de ar forte, pois as mudas jovens estão apenas criando raízes.
O local selecionado é verificado cuidadosamente quanto à presença de água subterrânea, porque o sistema radicular da macieira Pervouralskaya é fortemente atraído pela água e as raízes podem começar a apodrecer com o excesso de umidade. Portanto, a água subterrânea deve fluir a uma profundidade de pelo menos 2-2,5 m.
O solo deve ser solto, ligeiramente ácido, arenoso e argiloso. Se o local for dominado por argila, a terra ao redor da muda precisará ser cultivada uma vez a cada 2-4 semanas.
Regue a macieira abundantemente quatro vezes por temporada. Em média, até 50 litros de cada vez, você precisa regar de manhã e à noite. Com essa rega abundante, você pode fertilizar o solo ao redor do tronco.
A formação da coroa também ocupa um dos lugares importantes nas regras da tecnologia agrícola. A primeira poda ocorre no ano seguinte, após o plantio da muda. O tronco central deve ser encurtado em 1/3, os ramos esqueléticos devem ser cortados em 7 cm, a poda é feita com poda afiada e os cortes são processados com grama.
Durante a temporada, o tronco é examinado mais de uma vez para delaminação da casca. Pode ser queimadura de sol ou pragas. Neste caso, o local de onde saiu a casca deve ser caiado. Se isso acontecer regularmente, todo o tronco é caiado do solo até os primeiros galhos mais baixos.
Polinização
A macieira Pervouralskaya é parcialmente autofértil. Isso significa que existem pedúnculos de ambos os sexos. Ao mesmo tempo, para uma colheita maior, é necessário plantar variedades polinizadoras próximo a essa macieira. Para variedades de polinização, são selecionadas culturas com o mesmo período de floração. Pode ser uma tocha, chama olímpica, Aksen, Rosochka ou Rodnikovaya.
Resistência à geada
A resistência ao gelo desta variedade é de -37 a -40 graus. O híbrido tolera perfeitamente geadas prolongadas, especialmente quando todos os preparativos para o inverno foram realizados corretamente.
Embora a principal tarefa do criador fosse desenvolver uma variedade que pudesse sobreviver facilmente ao inverno rigoroso, na prática verifica-se que ainda é necessário cobrir o tronco da árvore.
O colo da raiz deve ser protegido cobrindo-o com terra seca de 10-13 cm ou sobreposto com palha. Depois o próprio porta-malas é envolto em fibra de algodão ou feltro, pode-se fazer uma pequena barraca em volta do porta-malas. Isso é necessário para que os insetos ou roedores não comam madeira no inverno.
Doenças e pragas
Devido a laços genéticos, a macieira Pervouralskaya tem excelente tolerância a todos os tipos de sarna. Mas, para a manutenção preventiva, ainda é necessário pulverizar a árvore pelo menos duas vezes por safra.
Os jardineiros observam que essa variedade tem muitas pragas, as mais comuns são a bainha e as formigas. A bainha é combatida com soluções de sabão em pó. E com formigas com uma ferramenta especial "Thunder". Eles são pulverizados com casca na primavera.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.