Persa de macieira

Persa de macieira
As principais características da variedade:
  • Autores: Estação de jardinagem experimental de Sverdlovsk, autores - P. A. Dibrova e L. A. Kotov
  • Gosto: doce e azedo
  • Aroma: pronunciado
  • Peso do fruto, g: 100-120
  • Tamanho da fruta: média
  • Produção: Alto
  • Frequência de frutificação: anual, sem frequência
  • O início das variedades de frutificação: 2-3 anos após brotamento
  • Termos de amadurecimento: inverno
  • Maturidade removível: em meados de setembro
Veja todas as especificações

A macieira persa é mais uma confirmação de que a escola de seleção dos Urais está obtendo bons resultados. Não é muito alta, mas é uma árvore de crescimento rápido. E, portanto, o jardineiro precisa saber todos os detalhes dessa cultura - qual é sua fertilidade, qual é o sabor, como cuidar das plantações.

História de criação da variedade

O trabalho na macieira Persianka foi realizado na estação experimental de Sverdlovsk. A autoria da seleção pertence a P. A. Dibrova e L. A. Kotov. Tomou-se como base as variedades Kungurskoe de abacaxi e pêssego, que já se provaram bem. Os testes de variedade foram realizados em 1990. Portanto, podemos dizer que embora esta não seja uma variedade antiga, mas já comprovada.

Descrição da variedade

A macieira persa tem uma coroa esférica ou oval. É dominado por galhos poderosos e grossos. A altura pode atingir 6 m, com casca de cor castanha escura. A formação da colheita ocorre nas argolinhas.

As lâminas das folhas têm uma superfície rugosa. Flores grandes. Eles são coloridos de branco por padrão. O tamanho das maçãs varia muito.

Recursos, prós e contras

A macieira persa tem frutos grandes. Seus frutos são bastante transportáveis. As qualidades de consumo da safra merecem atenção especial. Você pode armazenar maçãs por um longo tempo. Outra vantagem é sua excelente resistência às intempéries. A única desvantagem é a exposição excessiva à crosta.

Amadurecimento e frutificação

A árvore não dará frutos muito ritmicamente. A macieira persa é parcialmente autofértil. É necessário plantá-lo junto com outras árvores de variedades tardias. Boas opções são:

  • a famosa Antonovka;
  • Pepin Saffron;
  • Skryhapel;
  • Eslavo.

Em termos de maturação, a variedade pertence ao grupo do inverno. A maturação da fruta para a colheita é alcançada em meados de setembro. Em condições meteorológicas desfavoráveis, demora um pouco mais. O período de consumo vai até março. A primeira colheita ocorre 2 ou 3 anos após a brotação; então a frutificação ocorrerá sem muitos problemas.

Regiões em crescimento

Você pode cultivar essa macieira:

  • nos Urais;
  • na região do Volga-Vyatka;
  • em todo o território da Sibéria Ocidental, exceto nas regiões do Extremo Norte;
  • em todas as áreas com climas mais amenos.

Produção

A irregularidade na formação dos frutos leva a mudanças significativas neste indicador. Normalmente, o valor alcançado é de 100 kg por 1 macieira. Isso nem requer nenhum esforço sério. Com o cumprimento estrito dos padrões agrotécnicos, uma coleta de 200 kg também é bastante viável. Mas é preciso prestar atenção às características da cultura em si.

Frutas e seu sabor

A fruta persa tem um propósito universal. Eles são caracterizados por uma cor creme. A cor da capa é carmim espesso e um blush listrado na parte principal da maçã. Existem costelas, mas não são muito pronunciadas.

O peso da maçã pode ser de 0,1-0,12 kg. Será de tamanho médio. A casca é muito lisa. É caracterizado por um revestimento ceroso ligeiramente azulado. A polpa é cremosa, de estrutura granulada grosseira, que estala um pouco ao ser comida.

Um aroma expressivo é típico da mulher persa. A participação das substâncias solúveis secas chega a 16,8%.A concentração de açúcar chega a 12,1%. A manutenção da qualidade dos frutos é de até 6 meses. Eles podem desmoronar apenas em tempo ventoso; a pontuação da degustação em diferentes casos varia de 3,8 a 4,5 pontos.

Armazene a safra colhida em um local fresco. É melhor usar caixas de papelão ou caixas de madeira para isso. As maçãs são cobertas por camadas de papel macio. Você pode transportá-los com total tranquilidade, usando a tecnologia convencional. Apesar do teor de açúcar, a variedade é saudável.

Para obter uma colheita abundante de maçãs perfumadas, o jardim deve ser renovado periodicamente com o plantio de mudas de variedades novas e produtivas. A escolha de uma muda de maçã deve ser encarada com toda a responsabilidade, porque o material de plantio de baixa qualidade, na melhor das hipóteses, não criará raízes e, na pior, morrerá no início dos anos após inúmeros investimentos em sua saúde e formação normal.

Recursos crescentes

O desembarque do Persa, segundo algumas fontes, pode ser realizado ainda no calendário de inverno, mas com a condição de que as baixas temperaturas não prejudiquem a planta. O solo não é muito fundamental. No entanto, o solo ácido não é adequado para macieiras. Em casos extremos, uma área altamente ácida deve ser tratada com cal.

Na maioria das vezes, um pouso extremo no inverno é indesejável. Em vez disso, eles recorrem ao plantio no outono ou na primavera. As mudas devem ser examinadas e todas as inclusões estranhas e vestígios de doenças devem ser removidos. É necessário plantar uma macieira na primavera apenas em solo completamente descongelado. A terra é compactada com uma pá - de maneira nenhuma com os pés; na primavera, as mudas são regadas duas vezes por semana, no outono praticamente não precisam ser regadas para que a planta tenha tempo de passar para o modo de inverno.

Plantar macieiras é um negócio muito importante, problemático e responsável. Sua sobrevivência e frutificação plena dependem do procedimento correto. Antes de plantar, é necessário escolher o material de plantio correto, determinar o local e preparar o solo.
Uma enxertia bem-sucedida ajuda a resolver toda uma série de problemas, em primeiro lugar: obter as variedades de interesse e economizar espaço no sítio. A técnica de vacinação em si não é tão difícil e até mesmo um residente de verão novato pode dominá-la. A vacinação pode ser feita durante toda a estação de cultivo.
Junto com a cobertura e poda necessárias para as macieiras, a rega também é uma contribuição significativa para o correto desenvolvimento da cultura e, portanto, para um alto rendimento. A rega inadequada, realizada inoportunamente, sem água suficiente, pode trazer grandes problemas para a árvore frutífera.

Top curativo

Para alimentar os persas, é melhor usar fertilizantes complexos. Eles são introduzidos a uma distância de 60 cm do condutor central. No verão, recomenda-se focar nos compostos de nitrogênio para ativar o conjunto de massa verde. Mas em pleno verão, é melhor mudar para misturas de fósforo e potássio, que aumentam a qualidade e a quantidade dos frutos, além de melhorar a imunidade da árvore e sua resistência às intempéries.

Um ponto importante ao cuidar de uma macieira em campo aberto é alimentar e fertilizar. A cobertura das macieiras começa no início da primavera e termina no final do outono. A falta de nutrição leva não só à diminuição da qualidade e quantidade da safra, mas também reduz a imunidade da árvore, tornando-a mais vulnerável a pragas e doenças. E com o procedimento de outono, a árvore poderá dar mais brotos de frutos, o que terá um efeito positivo na colheita futura.

Resistência à geada

A planta é capaz de tolerar bem mesmo as condições de um inverno rigoroso. Neste caso, algum congelamento ainda é possível. No entanto, a cultura recupera e elimina rapidamente todas as consequências negativas. Portanto, a robustez real do inverno é muito alta.Você não deve ter medo de danos causados ​​pelo frio, e apenas em uma situação crítica você precisa ajudar as árvores.

Apesar do fato de que as macieiras são consideradas plantas bastante despretensiosas, elas ainda precisam dos cuidados adequados no outono. A preparação oportuna das árvores para o inverno as torna mais resistentes às geadas do inverno, além de aumentar a produtividade futura.

Doenças e pragas

A imunidade da mulher persa à esmagadora maioria das infecções de frutas está em um nível médio. A derrota acontece com muita frequência. É especialmente provável no contexto de doenças em massa. A resistência à crosta está completamente ausente. Pragas específicas não são descritas - o perigo é representado pelos mesmos insetos que para outras variedades.

A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.

A frutificação das árvores envelhecidas, bem como a qualidade da colheita, diminui. Portanto, se a árvore está envelhecendo e há necessidade de substituí-la, é preciso pensar em como fazer a propagação da macieira para não perder a variedade. Para a reprodução de uma macieira, vários métodos são usados: por sementes, estratificação, olhos e clonagem (brotamento).

Visão geral da revisão

A macieira persa é despretensiosa. Eles até notam que se ela é afetada por doenças, então ela sofre pouco com elas. Tudo o que é necessário é plantar corretamente uma planta, modelá-la e cuidar adequadamente dela. As quedas periódicas nos rendimentos são pequenas. A preservação dos frutos é possível por muito tempo, enquanto os nutrientes neles contidos também são preservados.

Características gerais
Autores
Estação de jardinagem experimental de Sverdlovsk, autores - P. A. Dibrova e L. A. Kotov
Apareceu ao cruzar
Abacaxi Pêssego x Kungur
Sinônimos de nomes
Filha do pêssego
Produção
Alto
Transportabilidade
sim
Maturidade precoce
cedo
Madeira
Altura
3-4 m
coroa
oval, com a idade - esférico, fino
Sai
verde, plano, redondo (menos frequentemente ovalado), com uma base cordada e ápice pontiagudo
Galhos
poucos, bastante grosso
Escapes
espessura média, reta, arredondada na seção transversal, com casca marrom-escura, pubescente médio
Flores
bastante grandes, em forma de pires, brancas, longas colunas de pistilo, estigmas se elevam acima das anteras
Fruta
Compromisso
universal
Coloração
main - creme, tegumentar - blush listrado de carmim espesso na maioria das frutas
Forma de fruta
arredondado a largo-cilíndrico, com costelas quase indistintas
Peso do fruto, g
100-120
Tamanho da fruta
média
Pele
liso, com uma flor cerosa ligeiramente cinza
Gosto
doce e azedo
Polpa
cremoso, suculento, de grão grosso, crocante
Aroma
pronunciado
Composição
substâncias solúveis secas - 12,9 (até 16,8)% açúcares totais - 9,6 (até 12,1)%, ácidos tituláveis ​​- 1,01 (até 1,66)%, ácido ascórbico - 19,9 (até 37,3) mg / 100g de polpa de fruta, P - substâncias ativas (catequinas) - 195,3 (até 279,4) mg / 100g
Mantendo a qualidade
até 180 dias
Desintegrando-se
sim - com ventos
Crescente
Autofertilidade
parcialmente autofértil
Tipo de crescimento
tamanho médio
Regiões em crescimento
Ural, Volgo-Vyatka, oeste da Sibéria
Resistência ao gelo, ° C
Alto
Resistência a doenças fúngicas
boa estabilidade
Resistência à crosta
pode se surpreender (em anos chuvosos)
Maturação
Termos de amadurecimento
inverno
Maturidade removível
em meados de setembro
Duração do período do consumidor
da primeira quinzena de setembro a março
O início das variedades de frutificação
2-3 anos após o florescimento
Frequência de frutificação
anual, sem frequência
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de macieiras
Macieira Idared Eu duvidei Macieira Aport Aport Doce de macieira bielorrussa Doce bielorrusso Recheio branco de macieira Recheio branco Macieira Bogatyr Bogatyr Moeda colunar da maçã Moeda Cereja Macieira cereja Gala de macieira Gala Macieira Golden Delicious Golden Delicious Macieira Zhigulevskoe Zhigulevskoe Macieira Kitayka Golden cedo Chinatown Golden cedo Doces de macieira Doce Macieira ligol Ligol Apple Lobo Lobo Maçã Colunar Medoc Néctar Macieira Medunitsa Lungwort Macieira melba Melba Colar de Moscou com macieira em forma de coluna Colar de Moscou Presidente Colunar da Apple O presidente Macieira Red Chief Chefe vermelho Apple Royalty Realeza Glória de macieira aos vencedores Glória aos Vencedores Macieira espartana espartano Apple Wellsey Welsey Macieira florina Florina Macieira fuji Fuji Macieira Honey Crisp Honey Crisp Apple Champion Campeão Macieira Maravilhosa Maravilhoso Macieiras Apple Spas Apple Spas
Todas as variedades de macieiras - 250 pcs.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário