- Autores: Estação de jardinagem experimental de Sverdlovsk, autores - P. A. Dibrova e L. A. Kotov
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: pronunciado
- Peso do fruto, g: 100-120
- Tamanho da fruta: média
- Produção: Alto
- Frequência de frutificação: anual, sem frequência
- O início das variedades de frutificação: 2-3 anos após brotamento
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: em meados de setembro
A macieira persa é mais uma confirmação de que a escola de seleção dos Urais está obtendo bons resultados. Não é muito alta, mas é uma árvore de crescimento rápido. E, portanto, o jardineiro precisa saber todos os detalhes dessa cultura - qual é sua fertilidade, qual é o sabor, como cuidar das plantações.
História de criação da variedade
O trabalho na macieira Persianka foi realizado na estação experimental de Sverdlovsk. A autoria da seleção pertence a P. A. Dibrova e L. A. Kotov. Tomou-se como base as variedades Kungurskoe de abacaxi e pêssego, que já se provaram bem. Os testes de variedade foram realizados em 1990. Portanto, podemos dizer que embora esta não seja uma variedade antiga, mas já comprovada.
Descrição da variedade
A macieira persa tem uma coroa esférica ou oval. É dominado por galhos poderosos e grossos. A altura pode atingir 6 m, com casca de cor castanha escura. A formação da colheita ocorre nas argolinhas.
As lâminas das folhas têm uma superfície rugosa. Flores grandes. Eles são coloridos de branco por padrão. O tamanho das maçãs varia muito.
Recursos, prós e contras
A macieira persa tem frutos grandes. Seus frutos são bastante transportáveis. As qualidades de consumo da safra merecem atenção especial. Você pode armazenar maçãs por um longo tempo. Outra vantagem é sua excelente resistência às intempéries. A única desvantagem é a exposição excessiva à crosta.
Amadurecimento e frutificação
A árvore não dará frutos muito ritmicamente. A macieira persa é parcialmente autofértil. É necessário plantá-lo junto com outras árvores de variedades tardias. Boas opções são:
- a famosa Antonovka;
- Pepin Saffron;
- Skryhapel;
- Eslavo.
Em termos de maturação, a variedade pertence ao grupo do inverno. A maturação da fruta para a colheita é alcançada em meados de setembro. Em condições meteorológicas desfavoráveis, demora um pouco mais. O período de consumo vai até março. A primeira colheita ocorre 2 ou 3 anos após a brotação; então a frutificação ocorrerá sem muitos problemas.
Regiões em crescimento
Você pode cultivar essa macieira:
- nos Urais;
- na região do Volga-Vyatka;
- em todo o território da Sibéria Ocidental, exceto nas regiões do Extremo Norte;
- em todas as áreas com climas mais amenos.
Produção
A irregularidade na formação dos frutos leva a mudanças significativas neste indicador. Normalmente, o valor alcançado é de 100 kg por 1 macieira. Isso nem requer nenhum esforço sério. Com o cumprimento estrito dos padrões agrotécnicos, uma coleta de 200 kg também é bastante viável. Mas é preciso prestar atenção às características da cultura em si.
Frutas e seu sabor
A fruta persa tem um propósito universal. Eles são caracterizados por uma cor creme. A cor da capa é carmim espesso e um blush listrado na parte principal da maçã. Existem costelas, mas não são muito pronunciadas.
O peso da maçã pode ser de 0,1-0,12 kg. Será de tamanho médio. A casca é muito lisa. É caracterizado por um revestimento ceroso ligeiramente azulado. A polpa é cremosa, de estrutura granulada grosseira, que estala um pouco ao ser comida.
Um aroma expressivo é típico da mulher persa. A participação das substâncias solúveis secas chega a 16,8%.A concentração de açúcar chega a 12,1%. A manutenção da qualidade dos frutos é de até 6 meses. Eles podem desmoronar apenas em tempo ventoso; a pontuação da degustação em diferentes casos varia de 3,8 a 4,5 pontos.
Armazene a safra colhida em um local fresco. É melhor usar caixas de papelão ou caixas de madeira para isso. As maçãs são cobertas por camadas de papel macio. Você pode transportá-los com total tranquilidade, usando a tecnologia convencional. Apesar do teor de açúcar, a variedade é saudável.
Recursos crescentes
O desembarque do Persa, segundo algumas fontes, pode ser realizado ainda no calendário de inverno, mas com a condição de que as baixas temperaturas não prejudiquem a planta. O solo não é muito fundamental. No entanto, o solo ácido não é adequado para macieiras. Em casos extremos, uma área altamente ácida deve ser tratada com cal.
Na maioria das vezes, um pouso extremo no inverno é indesejável. Em vez disso, eles recorrem ao plantio no outono ou na primavera. As mudas devem ser examinadas e todas as inclusões estranhas e vestígios de doenças devem ser removidos. É necessário plantar uma macieira na primavera apenas em solo completamente descongelado. A terra é compactada com uma pá - de maneira nenhuma com os pés; na primavera, as mudas são regadas duas vezes por semana, no outono praticamente não precisam ser regadas para que a planta tenha tempo de passar para o modo de inverno.
Top curativo
Para alimentar os persas, é melhor usar fertilizantes complexos. Eles são introduzidos a uma distância de 60 cm do condutor central. No verão, recomenda-se focar nos compostos de nitrogênio para ativar o conjunto de massa verde. Mas em pleno verão, é melhor mudar para misturas de fósforo e potássio, que aumentam a qualidade e a quantidade dos frutos, além de melhorar a imunidade da árvore e sua resistência às intempéries.
Resistência à geada
A planta é capaz de tolerar bem mesmo as condições de um inverno rigoroso. Neste caso, algum congelamento ainda é possível. No entanto, a cultura recupera e elimina rapidamente todas as consequências negativas. Portanto, a robustez real do inverno é muito alta.Você não deve ter medo de danos causados pelo frio, e apenas em uma situação crítica você precisa ajudar as árvores.
Doenças e pragas
A imunidade da mulher persa à esmagadora maioria das infecções de frutas está em um nível médio. A derrota acontece com muita frequência. É especialmente provável no contexto de doenças em massa. A resistência à crosta está completamente ausente. Pragas específicas não são descritas - o perigo é representado pelos mesmos insetos que para outras variedades.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
A macieira persa é despretensiosa. Eles até notam que se ela é afetada por doenças, então ela sofre pouco com elas. Tudo o que é necessário é plantar corretamente uma planta, modelá-la e cuidar adequadamente dela. As quedas periódicas nos rendimentos são pequenas. A preservação dos frutos é possível por muito tempo, enquanto os nutrientes neles contidos também são preservados.