- Autores: L. A. Kotov, Sverdlovsk Horticultural Selection Station
- Gosto: sobremesa, doce e azedo
- Aroma: média
- Peso do fruto, g: 100-150
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: 62 c / ha
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 3-4 anos
- Termos de amadurecimento: fim do verão
- Maturidade removível: Setembro
A macieira Papiroyantarnoye é uma variedade desenvolvida pelos especialistas da estação de seleção de jardinagem de Sverdlovsk e surgiu a partir do cruzamento das macieiras Papirovka, Yantar e Bely naliv. A variedade apresentada recebe avaliações de aprovação de jardineiros experientes, e entre os residentes de verão novatos há cada vez mais pessoas que querem aprender mais sobre o cultivo desta planta.
Descrição da variedade
A árvore é caracterizada por um vigor de crescimento médio, sua altura é de 5 a 6,5 m, e a copa apresenta uma forma arredondada, bastante densa. A lâmina foliar é de cor verde escura e ovóide. Os ramos recuam do tronco em grande ângulo. As flores são de cor branco-rosa.
Recursos, prós e contras
Esta variedade se adapta bem a tipos de solo incomuns e novos climas. E também entre as vantagens vale destacar a maturidade precoce, robustez do inverno, alta imunidade. Entre as deficiências, pode-se destacar a autofertilidade da cultura, bem como o curto prazo de validade dos frutos, porém, esta macieira pertence a variedades com amadurecimento no verão e, comparada, por exemplo, com sua antecessora. , a variedade de recheio branco, um período de armazenamento de 2-3 meses é um período muito impressionante.
Amadurecimento e frutificação
É uma variedade de crescimento rápido com um período de maturação no final do verão. Você pode remover frutas maduras em setembro. A árvore começa a dar frutos a partir dos 3-4 anos de idade, depois regularmente, todos os anos.
Produção
A macieira Papiroyantarnaya pertence a variedades de alto rendimento - a partir de 1 hectare é possível obter 62 centavos da safra.
Frutas e seu sabor
É uma variedade versátil que pode ser utilizada tanto para consumo in natura como para fazer geleias, compotas e compotas. Os frutos são de cor amarelada ou esbranquiçada e de formato redondo. A massa de uma maçã é de 100-150 g, a casca é seca e macia ao toque, e a polpa se distingue por sua densidade, maciez, suculência e estrutura cremosa de grãos finos. O sabor da fruta é doce e azedo, sobremesa, muito semelhante ao sabor de seu antecessor - maçãs Papirovka, de acordo com a pontuação de degustação foram atribuídos 4,4 pontos.
Recursos crescentes
A tecnologia agrícola da variedade apresentada não é difícil, mas é importante seguir as regras na fase de plantio. Use algumas diretrizes.
A data de desembarque ideal é final de abril - início de maio. Foi nessa época que o solo já estava suficientemente aquecido. Alguns jardineiros preferem o outono, outubro, o plantio.
Você só pode cultivar uma macieira ao ar livre. A área selecionada deve ser bem iluminada pelo sol e localizada em uma colina, longe do fluxo de água subterrânea.
A árvore se desenvolve melhor em solo fértil, ligeiramente ácido e respirável. Dê preferência a franco-argiloso e arenoso.
O processo de desembarque passo a passo é assim.
Cave uma cova de plantio com 60 cm de diâmetro e 90 cm de profundidade.
Separe as camadas superior e inferior do solo. Coloque a parte superior embaixo.
Misture a camada inferior com composto, cinza de madeira, fertilizante mineral e cal apagada. Coloque a composição resultante na cova.
Faça um furo de 70 cm no furo acabado e plante a muda, espalhando suavemente as raízes.
Cubra o espaço restante com terra e compacte bem a área.
Regue abundantemente e cubra o local de plantio.
Cuidar da variedade apresentada inclui:
rega - é feita três vezes ao mês e interrompida em meados de agosto;
afrouxamento - essa manipulação é realizada todas as vezes após a rega;
capina - é a remoção de ervas daninhas do local conforme necessário.
Polinização
Por si só, a variedade apresentada é auto-infértil, o que significa que sua polinização exigirá a proximidade de variedades com o mesmo período de maturação. Nesse caso, a árvore está bem polinizada.
Resistência à geada
A robustez invernal desta macieira é ainda maior do que a da variedade Papirovka original. A árvore pode suportar temperaturas muito baixas, portanto pode ser cultivada até nos Urais, mas é mais frequentemente escolhida para o plantio por moradores da região de Moscou, norte e regiões montanhosas da Escandinávia. Porém, de acordo com a experiência dos jardineiros, nos primeiros anos o mato deve ser coberto para o inverno e, já com a idade, o nível de resistência ao gelo aumenta, não sendo necessário abrigo nos anos subsequentes.
Doenças e pragas
Esta variedade se distingue por sua imunidade exemplar contra ataques de insetos e doenças. Mesmo a sarna, o inimigo mais comum da macieira, praticamente não é capaz de prejudicar a cultura. Se a estação for chuvosa, há uma chance de infecção. Para evitar isso, siga todas as regras da tecnologia agrícola.
Avaliações
Os residentes de verão que decidiram plantar uma variedade são atraídos pelo simples cuidado com as árvores, mas alguns deles estão preocupados com a necessidade de plantar uma safra de uma variedade diferente para a polinização. E também muitos jardineiros notam que não é possível conseguir uma colheita alta imediatamente, mas de forma crescente, ou seja, nos primeiros anos a macieira dá uma colheita escassa, mas a cada ano o número de maçãs aumenta muitas vezes. Os consumidores apreciam muito o sabor e o aroma da fruta, bem como o teor de açúcar e a maciez da compota de maçã desta casta.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.