- Autores: V. V. Kichina (VSTISP)
- Gosto: doce e azedo, sobremesa
- Peso do fruto, g: 150-250
- Tamanho da fruta: médio e grande
- Produção: na idade de colheita de 5-6 anos - 6-8 kg, 700-800 c / ha
- Frequência de frutificação: relular
- O início das variedades de frutificação: por 2 anos
- Termos de amadurecimento: outono
- Maturidade removível: início - final de setembro
- Mantendo a qualidade: até novembro-dezembro
Ostankino é uma variedade doméstica da macieira anã. Essa cultura precisa de atenção especial. Com o devido cuidado e observância das condições necessárias, agrada ao jardineiro com uma rica colheita. As maçãs são consumidas frescas e processadas (na forma de suco espremido na hora ou em lata, geléia de maçã).
História de criação da variedade
Esta variedade de maçã colunar foi cultivada na União Soviética pelo Professor V.V. Kichina através do cruzamento das variedades Vazhak e Abundant em 1974. Foi inscrito no Registro Estadual posteriormente, em 2002.
Descrição da variedade
A variedade Ostankino é uma macieira semi-anã. O crescimento das mudas anuais não passa de um metro e as árvores adultas atingem uma altura de não mais de 2 m. As mudas desta variedade crescem muito rapidamente. Em clima favorável, o tronco aumenta quase 10 cm por ano.
O tronco tem a forma de uma coluna, a casca da árvore é densa. Isso permite que o tronco fique estável mesmo com uma colheita grande. As folhas verde-escuras são lindas e compridas.
Recursos, prós e contras
Vantagens da variedade Ostankino:
- compacidade,
- maturidade precoce,
- uma colheita abundante,
- frutas de alta qualidade,
- resistência a doenças.
Também existem desvantagens
- Necessita de cuidados especiais com a planta anã.
- Morte frequente do rim apical devido ao congelamento. Por esta razão, você precisa escolher entre várias filmagens longas, uma principal como filmagem guia.
Amadurecimento e frutificação
A macieira Ostankino é considerada de crescimento rápido, pois já há 2 anos aparecem frutos (cerca de 5 maçãs). O pico de frutificação de uma macieira ocorre no quinto ano; então, mesmo uma pequena árvore pode colher de 6 a 8 kg de colheita. Com os devidos cuidados, a macieira dá frutos bem até os 15 anos. Após este período, é necessário atualizar o pomar de macieiras. As frutas amadurecem no outono, adequadas para armazenamento em uma adega ou geladeira até o inverno.
Regiões em crescimento
A variedade Ostankino é recomendada para cultivo nas regiões do Black Earth Center e Non-Black Earth Region.
Produção
A colheita da macieira Ostankino depende diretamente das peculiaridades do clima e do cuidado adequado. Em média, uma árvore pode colher de 6 a 8 kg de maçãs por ano.
Frutas e seu sabor
Os frutos crescem para médios (150 g) e grandes (cerca de 250 g). As maçãs têm uma boa apresentação. Têm uma forma elegante, redondos, ligeiramente achatados, simétricos. Pele lisa de maçãs de cor amarelo-esverdeado com um blush vermelho-púrpura em 2/3 da maçã ou em toda a fruta.
A polpa é de cor branca, suculenta e de grão fino. A fruta tem um sabor doce com acidez.
Recursos crescentes
Árvores semi-anãs se distinguem por sua compactação. Obviamente, devido ao seu baixo crescimento (não mais de 2 m de altura), é mais fácil modelar a árvore e colher os frutos.
Mas as variedades colunares requerem cuidados adequados.As árvores da variedade Ostankino precisam de um local ensolarado e protegido do vento, bem como de regas abundantes e frequentes (2 ou mais por semana), protegidas do frio.
Para uma boa polinização e aumento da produtividade, é melhor plantar várias mudas da variedade Ostankino de uma vez. As plantas são plantadas em linha a uma distância de 50 cm uma da outra, a distância entre as linhas é de 1 m.
Ao escolher as mudas, é preciso prestar atenção especial ao topo. A secura superior é um mau sinal.
Para o plantio é necessário preparar o solo com antecedência (pelo menos 14 dias de antecedência). É necessário adicionar húmus ou composto ao solo na proporção de 1X1. Para solos ácidos, você pode adicionar farinha de dolomita ou lima fofa (1/2 xícara).
Durante o plantio, é necessário colocar a muda em um sulco pré-preparado da seguinte maneira: o colo da raiz deve estar nivelado com o solo. Em seguida, você precisa polvilhar as raízes esticadas com terra. Não deve ser socado, caso contrário a terra bloqueará o acesso do ar às raízes.
É melhor amarrar a árvore a uma estaca para que ela não balance com o vento. O círculo do tronco precisa ser regado. O solo sob a macieira deve ser mantido limpo, é melhor cobri-lo com cobertura morta (feno, capim seco, palha). No entanto, é importante remover a cobertura morta na preparação para o inverno, porque é um bom lugar para as pragas hibernar.
É necessário livrar-se das ervas daninhas a tempo, pois elas bloqueiam o acesso da árvore anã à umidade e tiram os nutrientes necessários. O excesso de grama perto do círculo do tronco é removido manualmente, caso contrário, as raízes superficiais podem ser danificadas com uma pá.
A macieira Ostankino, se bem formada, parece uma coluna. Para fazer isso, você precisa fazer a poda no início da primavera antes da brotação ou no outono, quando as folhas caem.
Os elos das frutas devem ser moldados de acordo com o seguinte esquema: primeiro é necessário cortar os galhos laterais e deixar os nós com alguns botões. No próximo ano, novos brotos aparecerão dos botões preservados. Dos 2 tiros, mantenha a horizontal. O vertical deve ser cortado, deixando 2 botões nele. Portanto, no galho encurtado, 2 novos brotos crescerão novamente.
Um ponto importante: o topo da macieira Ostankino não precisa ser cortado. Porém, no caso de uma tampa congelada ou seca, essa ação é necessária. Caso contrário, você pode obter uma árvore mal cuidada com uma copa larga e uma colheita menor.
Polinização
Uma característica dessa variedade é a boa pega dos frutos durante a floração da macieira, mesmo com mau tempo, quando as abelhas praticamente não voam.
Top curativo
A macieira desta variedade necessita de diferentes tipos de fertilização. Uma vez a cada duas semanas, a partir do aparecimento das folhas, é necessário aplicar fertilizantes com teor de nitrogênio, por exemplo, produtos complexos para macieiras ou uréia diluída em água (50 g por 10 l). É bom processar as folhas com uréia. Recomenda-se que o curativo foliar seja aplicado em dias frios e nublados.
Antes do inverno, você pode deixar fertilizante em volta do tronco. É melhor fazer isso quando a safra já tiver sido colhida. Para proteger do frio, o solo e o tronco da árvore são cobertos com ramos de abeto, enquanto os ramos são colocados com agulhas no solo. Você pode cobrir a árvore com estopa ou outro material. No início da primavera, você precisa remover todos os abrigos para que a terra se aqueça adequadamente sob o sol da primavera.
Resistência à geada
Alta resistência à geada. A resistência dessas macieiras a baixas temperaturas é suficiente para as regiões da Rússia central.
Doenças e pragas
Esta variedade não é muito suscetível ao ataque de pragas, em maior medida a macieira sofre de pulgões. A prevenção de pragas começa na primavera, quando os botões se abrem e os pulgões despertam.
Para o processamento, recomenda-se o uso de inseticidas universais, pois auxiliam no combate a todas as pragas. Por exemplo, você pode usar Karbofos, Aktara, Iskra e produtos semelhantes. O processamento é realizado a cada 1-2 semanas.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.