- Autores: Instituto de Pesquisa Russo de Melhoramento de Culturas de Frutas, E. N. Sedov, T. A. Trofimova
- Gosto: harmonioso com ácido palpável
- Aroma: Forte
- Peso do fruto, g: 120-150
- Tamanho da fruta: acima da média
- Produção: Na idade de 7-8 anos - 40-50 kg, 10-15 anos - 60-80 kg, média - 200 c / ha
- O início das variedades de frutificação: por 4 anos
- Termos de amadurecimento: Final de Outono
- Maturidade removível: no início de setembro
- Mantendo a qualidade: até o final de dezembro
O desenvolvimento de novas variedades no território da Federação Russa já se arrasta há muito tempo. Os criadores estão constantemente trabalhando para criar variedades mais resistentes e férteis, adequadas para as diversas zonas climáticas e tipos de terra do país. Orlovskoe listrado refere-se precisamente a essas culturas.
História de criação da variedade
A nova planta foi obtida através do cruzamento das macieiras Mekintosh e Bessemyanka Michurinskaya no Instituto Científico Russo para Hibridização de Culturas de Frutas. Os autores da seleção são Sedov Evgeny Nikolaevich, Trofimova Taisiya Andreevna.
A hibridização das listras de Orlovsky foi realizada no final dos anos 50 do século XX, e no ano seguinte foram realizadas as medidas de semeadura. Apenas 8 anos depois, os criadores puderam colher sua primeira safra. Na década de 1960, as listras Orlovskoe receberam o status de variedade de elite.
Alguns anos depois, a cultura foi enviada para a prova de Estado a fim de obter permissão de uso da variedade e regionalizá-la para as regiões da Rússia Central, a Região da Terra Negra e alguns territórios da Bielo-Rússia. A licença foi obtida 16 anos depois, em 1986.
No período de 1977-1984, a variedade foi exposta em mostras internacionais de árvores frutíferas realizadas na Alemanha, onde foi várias vezes premiada com medalha de ouro. No final da década de 1990, a macieira recebeu seu primeiro diploma na exposição "Renascimento da Aldeia Russa", realizada no complexo do tipo exposição "VDNH-EXPO".
Descrição da variedade
A árvore atinge uma altura máxima de 5 metros. A copa da macieira é arredondada, os rebentos são densos, bastante grossos, tonalidade castanha com joelhos proeminentes, existe uma ligeira pubescência. Botões cônicos, pressionados contra o broto. Os ramos da macieira crescem quase num ângulo de 90 graus, as pontas dos rebentos estão direccionadas para cima, a casca dos ramos lenhificados é lisa, acastanhada.
A lâmina foliar é grande, ondulada, de forma amplamente oval, com uma ponta curva e pontiaguda, colorida de verde profundo, brilhante, com rugas proeminentes, venação grossa, proeminente. A pubescência nas folhas é minimizada. Os pecíolos são de comprimento médio, espessados, coloridos na base com a cor da casca. A estípula é muito pequena, pode estar ausente ou se tornar lanceolada.
As flores da macieira listrada de Oryol são grandes, em silhueta parecem um pires. Os botões são branco-rosados, as pétalas das flores em flor são arredondadas, a sombra mantém-se durante todo o período de floração. O estigma está localizado abaixo da antera.
Recursos, prós e contras
Entre as características da casta, vale destacar a sua produtividade (a árvore frutifica todos os anos) e o alto grau de comercialização da fruta. As maçãs podem ser armazenadas em local frio por vários meses. As vantagens também incluem excelente sabor do fruto, maior resistência da planta à crosta e maturação precoce.
Mas entre as desvantagens, apenas se pode distinguir a finura da casca da maçã, por isso a colheita deve ser feita com cuidado para que não apareçam nas maçãs vestígios de tensão mecânica e forro.
Amadurecimento e frutificação
Orlovskoe listrada pertence às variedades do final do outono. O vencimento da colheita ocorre nas primeiras semanas de setembro.A própria frutificação ocorre no 4º ano de vida da árvore após o plantio.
Produção
O rendimento das riscas Orlovsky é considerado médio, médio-alto. Na idade de 7-8 anos, 40-50 kg de frutas doces podem ser colhidos de uma árvore, a cada ano a fecundidade da macieira aumenta. Já na idade de 10-15 anos, uma árvore produz 60-80 kg de maçãs. E de um hectare você pode colher até 200 quintais de maçãs!
Frutas e seu sabor
A maçã é oblonga, de forma cónica, existindo também exemplares arredondados. A casca da fruta é lisa e brilhante ao toque, mas ao mesmo tempo possui uma cobertura tipo cera oleosa cinza. Marcas subcutâneas leves são visíveis na fruta. A cor da maçã é amarelo-esverdeado ou dourado, quando o fruto está maduro, com faixas difusas brilhantes visíveis, manchas de uma rica tonalidade carmesim também estão presentes. As sementes do fruto são irregulares, subdesenvolvidas, castanho-escuras, a câmara da semente está aberta. A maçã não é grande, o peso de uma fruta oscila em torno de 120-150 g.
A macieira tem um aroma forte. A polpa da fruta é suculenta, esbranquiçada-cremosa na tonalidade, a textura é de grão fino. O sabor é harmonioso, com ligeiro azedume. A pontuação de degustação é 4,2-4,6 pontos.
Os seguintes indicadores são diferenciados pela composição química:
açúcar - 10,1%;
ácido titulável - 0,78%;
ácido ascórbico - 8,2 mg / 100g;
a quantidade de substâncias P-ativas - 212 mg / 100g;
pectinas - 10,7%.
Recursos crescentes
Apesar de a macieira pertencer a culturas médias, no momento do plantio é necessário calcular a distância entre as árvores ou outras plantas a 3 metros. Isso se deve ao fato de que a variedade retira grande quantidade de oligoelementos do substrato. Se a macieira foi plantada perto de outras culturas, é necessário monitorar cuidadosamente a fertilização do solo de todas as plantas do território adjacente à macieira.
Top curativo
É necessário fertilizar a macieira da mesma forma que as outras variedades, seguindo o calendário. Pulverizar a coroa com nutrientes é permitido. Se o solo for suficientemente nutritivo, procedimentos adicionais de fertilização podem ser realizados apenas três vezes por ano.
Resistência à geada
A macieira é bastante resistente ao inverno, mas pela primeira vez as safras jovens podem ser cobertas com material denso para facilitar a adaptação da planta ao inverno.
Doenças e pragas
Orlovskoe listrado - uma cultura muito resistente à crosta. Porém, com os cuidados inadequados, a árvore é afetada pela traça, oídio, pulgões e citosporose.
Para evitar que a macieira adoeça com citosporose, ela deve ser tratada com sulfato de cobre na primavera. Para aumentar a imunidade, preparações do tipo nitrophoska são introduzidas periodicamente no solo. Todas as outras doenças são tratadas com medicamentos padrão, selecionados de acordo com o tipo de doença.
Na primavera, o tronco da árvore pode ser caiado. Após a secagem, é necessário cobrir a zona próxima ao tronco com agulhas ou qualquer outro material seco, o abrigo adicionalmente protege a colheita de frutas de roedores e outras pragas.
Nem toda variedade de outono pode se orgulhar de sua qualidade de conservação, como esta variedade. Orlovskoe listrada macieira despretensiosa, bonita, de crescimento rápido e frutífera. Por tudo isso, ela recebeu merecidamente seu título e medalhas, e também conquistou o coração de fazendeiros e jardineiros amadores comuns.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.