- Autores: Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas da Rússia, autores - E.N.Sedov, Z.M. Serova, V.V. Zhdanov
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: bastante forte, um pouco como o cheiro de uma Antonovka comum
- Peso do fruto, g: 130-150
- Tamanho da fruta: média
- Produção: alto, 200 c / ha
- O início das variedades de frutificação: por 4-5 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Maturidade removível: na segunda quinzena de agosto
- Mantendo a qualidade: 3-4 semanas
As macieiras estão frequentemente sujeitas a doenças como a sarna. Mas apareceu uma variedade que resiste bem. A Apple Orlovim é uma dessas variedades. Neste artigo, consideraremos as características da cultura, o sabor dos frutos, observando os aspectos positivos, os aspectos agrotécnicos, bem como a polinização e a resistência às geadas.
História de criação da variedade
Em 1977, no All-Russian Research Institute of Breeding of Fruit Crops, especialistas neste campo, Sedov E.N., Serova Z.M. e Zhdanov V.V., receberam uma nova variedade de maçã que é resistente à crosta devido ao gene Vm. Para o par parental do futuro híbrido, eles pegaram variedades da macieira comum Antonovka e uma muda chamada SR 0523. Esse híbrido foi inscrito no Registro do Estado apenas em 1999, depois de ter passado em todos os testes na Rússia central.
Descrição da variedade
A macieira tem bom vigor, mas atinge 4 a 5 m de comprimento e a copa é redonda, não muito densa, até 6 m de diâmetro. Os ramos do esqueleto são tortos e se estendem da base do tronco quase em ângulos retos. Estão distantes um do outro, o que cria uma sensação de raridade dos ramos.
A cor da casca é castanho claro, apresenta pequenos entalhes e descamação.
Os rebentos recém-formados são de estrutura delgada, de secção redonda e muito pubescente, de cor castanha. Os botões são castanhos e ligeiramente pubescentes.
As folhas da macieira Orlovim são médias, oblongo-alongadas especialmente no final. A ponta é ligeiramente pontiaguda. A parte superior da folha é dobrada em espiral. A superfície anterior da placa é brilhante, a superfície posterior é fosca com pubescência quase imperceptível. A borda da folha é ondulada.
As flores têm o formato de um pires. As pétalas das flores são rosa pálido. O número de pétalas é 4, mas também existem flores de 6 pétalas.
O sistema radicular é bem desenvolvido e ocupa muito espaço, pois as raízes crescem tanto vertical quanto horizontalmente.
Recursos, prós e contras
Todo jardineiro em primeiro lugar olha para os aspectos positivos de qualquer cultura. No híbrido Orlovim, o ponto positivo é que as frutas têm gosto bom, são perfumadas e adequadas para uso universal. E também a macieira é caracterizada pela resistência à geada, frutificação estável e resistência à crosta.
Mas o primeiro ponto negativo, que chama a atenção de todos, é que as maçãs não se destinam absolutamente ao transporte. O prazo de validade não excede 3 semanas. Os jardineiros também notam que algumas maçãs ficam muito altas e não são apenas difíceis de colher, mas também de cuidar delas.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação ocorre em duas etapas. A primeira etapa é comer maçãs na segunda década de agosto. Essa é a maturidade média da maçã, ainda são verdes, mas prontas para comer. Eles podem azedar um pouco.
A segunda etapa é de 15 a 20 de setembro, as maçãs estão completamente cheias de cor, tornam-se doces.
O período de maturação ocorre de meados de maio a agosto. Aproximadamente 90-100 dias. Os tempos de frutificação podem aumentar dependendo da região de cultivo.
Produção
O rendimento da macieira Orlovim é alto e estável. A macieira frutifica todos os anos a partir do 5º ano de plantio da muda no solo.
De uma macieira com até 10 anos de idade, 60-80 kg de maçãs são removidos, as árvores mais velhas aumentam o rendimento para 100-120 kg. 200 centners são removidos de 1 hectare.
Frutas e seu sabor
As maçãs são de tamanho médio, amarelo claro em tonalidades com um rico blush nas laterais e intercaladas. A maçã pesa 130-150 g, existem também frutos com 180 g, de formato cónico, ligeiramente achatados na base e no fundo. Existem maçãs com uma ligeira inclinação na base.
A casca é fina, com uma pequena superfície nervurada. Brilho e oleosidade estão presentes. Funil de profundidade média, cônico-agudo.
A polpa é suculenta, cremosa, macia, sem granulação perceptível. As sementes são pequenas. As maçãs são agridoces ao gosto, depende muito do grau de maturação. O sabor forte de maçã está presente.
Recursos crescentes
Os aspectos agrotécnicos do cuidado da macieira Orlovim não são particularmente diferentes do cultivo de outras culturas. Para que a macieira frutifique bem, várias etapas devem ser seguidas.
A primeira coisa que você deve prestar atenção antes de desembarcar é a praça. A copa da árvore é bastante grande, embora os galhos não estejam se espalhando, mas ainda precisa de espaço. E colher maçãs será mais fácil quando nada estiver crescendo perto.
O local também deve ser bem iluminado pelo sol e não muito soprado pelos ventos. Vale a pena regar regularmente a colheita, principalmente durante o período de definição da cor e maturação dos frutos.
O local selecionado é verificado quanto à presença de água subterrânea, uma vez que o sistema radicular é extenso e as raízes vão buscar a água de qualquer maneira. Isso deve ser evitado, pois em um ambiente muito úmido as raízes ficam supersaturadas e começam a apodrecer, o que prejudicará a colheita.
O solo deve ser solto, permeável ao oxigênio, de composição arenosa e argilosa.
Uma atenção particular deve ser dada à coroa, ou melhor, à sua formação. A formação começa desde os primeiros anos de plantio de uma muda no solo para que a planta não engrosse.
A circuncisão ocorre em várias etapas: na primavera, verão e outono. No outono, é aconselhável cortar mais galhos, deixando apenas os esqueléticos.
Como o sistema radicular é grande, vale a pena retirar um buraco 1,5 a 2 vezes maior que o rizoma. Isso terá um efeito benéfico no crescimento e na formação da raiz.
Polinização
As flores da macieira Orlovim são estéreis, embora a polinização ainda ocorra, mas a colheita neste caso não será grande. Para que a macieira seja bem polinizada, são plantadas variedades de maçã próximas a ela a uma distância de 2 m, em que as datas de floração coincidam, por exemplo, açafrão Wesley ou Pepin.
Top curativo
A cobertura também deve ser realizada em várias etapas. Normalmente, trata-se de fases divididas por temporada. A alimentação na primavera é realizada quando toda a neve derreteu e a terra secou ligeiramente. Durante este período, o solo deve ser equipado com nitrogênio e minerais benéficos para o crescimento, uma vez que após o inverno a cultura ainda é fraca.Durante a época de floração e crescimento, você pode fertilizar a macieira com fertilizante orgânico natural e fazer a pulverização. No outono, a macieira está preparada para o inverno, por isso é necessário realizar todo um complexo de componentes minerais. Claro, você pode comprar curativos especiais na loja marcada "outono", eles devem conter potássio e fósforo.
Resistência à geada
A macieira Orlovim tem excelente robustez no inverno, até -30 graus. Os jardineiros observam que este é realmente o caso, e não vale a pena abrigar cultura adicional.
Só é necessário cobrir mudas jovens nos primeiros 2-3 anos, até que o tronco esteja suficientemente forte e o sistema radicular não esteja totalmente desenvolvido. Você pode cobri-lo com agrofibra ou material de cobertura. Isso protegerá a casca do congelamento.
E também após a colheita o tronco da árvore é caiado de branco. Esta é uma proteção adicional da casca da penetração de pragas tanto no inverno quanto nas estações subseqüentes.
Doenças e pragas
Os jardineiros observam que esta macieira não apresenta pragas propriamente ditas, mas ainda assim vale a pena realizar um trabalho preventivo.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.