- Autores: Instituto de Pesquisa Científica para Melhoramento de Culturas Frutíferas de toda a Rússia, autores - E.N.Sedov, Z.M. Serova, N.G. Krasova
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: picante, expressivo
- Peso do fruto, g: de 100 a 210
- Tamanho da fruta: médio a grande
- Produção: alto, 30 kg por árvore
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 3-4 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Maturidade removível: meados de agosto
A variedade Orlinka pertence a espécies altas de verão de crescimento precoce. Difere no alto inverno robustez, cuidado despretensioso, tem boa imunidade a uma série de doenças. Os frutos são bastante grandes, doces, de aroma brilhante, o rendimento é elevado.
História de criação da variedade
Ele apareceu em 1978 no Instituto de Pesquisa Russo para Melhoramento de Culturas de Frutas em Oryol ao cruzar as macieiras Stark Erlest Preko e a Primeira Saudação. As primeiras tentativas de criação de cultura datam da década de 60 do século XX. A autoria pertence a um grupo de criadores domésticos: E. N Sedov, Z. M. Serova, N. G. Krasova.
Descrição da variedade
As macieiras são fortes, crescem até 6 metros, o formato da copa é redondo, podendo atingir 3 metros de diâmetro. Os ramos são retos, localizados no tronco em ângulo agudo, de forma compacta, nas árvores jovens estão direcionados para cima. Nas árvores frutíferas, os galhos tendem para o solo.
A superfície da casca do tronco e ramos é cinza escuro. Os botões são comprimidos, grandes, alongados e cônicos. As folhas são grandes, verde-escuras, ovais arredondadas, com pontas pontiagudas e retorcidas. A superfície da folha é fosca com veios claros, curvados para baixo. A lâmina foliar é pubescente por cima - ligeiramente, na parte inferior - significativamente. Na borda, as folhas apresentam ondulações e grandes entalhes.
O sistema radicular da árvore é poderoso e ramificado, é formado em função das condições de cultivo e das características das estacas nas quais a Orlinka é enxertada.
Recursos, prós e contras
Entre as vantagens estão alta maturidade precoce e excelentes indicadores de rendimento, excelente aparência e sabor. Bem adaptado a invernos rigorosos, mas, segundo os especialistas, a variedade não apresenta a maior resistência às geadas. A planta não requer cuidados especiais. A colheita se desintegra pouco, mesmo após o amadurecimento completo. As frutas são consideradas uma das melhores quanto ao conteúdo de vitaminas e microelementos.
Entre as desvantagens: o alto crescimento das árvores frutíferas, a freqüência de produção - uma mudança nas estações de descanso e frutificação abundante, um período de amadurecimento prolongado para maçãs, às vezes até meados de setembro. E também a curta vida útil das maçãs - cerca de um mês, pouca transportabilidade.
Amadurecimento e frutificação
A variedade tem crescimento rápido, começa a frutificar de 4 a 5 anos após o plantio. Em termos de maturação, meio cedo, a colheita começa a ser retirada a partir de meados de agosto, nos Yablochny Spas. Há um longo período de amadurecimento dos frutos - eles podem amadurecer nos galhos até meados de setembro. Por causa desse recurso, é recomendável fotografar seletivamente. Maçãs maduras demais têm sabor e consistência deteriorados. A variedade é considerada autopolinizada, mas os jardineiros recomendam plantar ao lado de outras macieiras que florescem ao mesmo tempo que a Orlinka.
Regiões em crescimento
Recomendado para cultivo na região Central da Terra Negra da Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia. Para a Federação Russa, são as regiões de Oryol, Lipetsk, Tambov, Kursk, Belgorod e Voronezh. Há desembarques nas regiões de Vladimir, Perm, Kaliningrado e Moscou. Acredita-se que, com muito cuidado, é bem possível crescer no sul dos Urais.
Produção
Uma árvore adulta na idade de 12 anos pode dar até 120 kg de rendimento, árvores jovens de até 12 anos - menos de 30-45 kg. Os períodos de frutificação se alternam com os períodos de descanso - alguns ovários se formam nos galhos. A Orlinka dá frutos há 30 anos.
Frutas e seu sabor
As maçãs são grandes, com peso médio de cerca de 160 g. Podem ser maiores. Arredondado, muitas vezes achatado. Amarelo-esverdeado ou amarelo, a superfície é coberta por listras vermelhas. A pigmentação é mais intensa no lado ensolarado. A pele é lisa, seca e brilhante. Os caules são curtos, as sementes são pequenas, arredondadas, castanho-escuras. A aparência do feto é estimada em 3 pontos em 5 possíveis.
A polpa é cremosa, granular doce e azeda. As maçãs contêm por 100 g: açúcar - 9,5%, ácidos - 0,8%, vitamina C - 6,6 mg, vitamina P - 314 mg, pectina - 9,1-12 g.
O sabor é agradável. A polpa é firme, crocante, suculenta e aromática. Refere-se a variedades de sobremesa. Após a retirada dos galhos, a fruta é armazenada por cerca de 2 semanas, maçãs ligeiramente verdes podem ficar em local fresco por um pouco mais de um mês. Durante o transporte, a pele fina é facilmente ferida.
Recursos crescentes
A variedade Orlinka é frequentemente enxertada em porta-enxertos de baixo crescimento, de forma que a árvore se torna mais compacta, começa a frutificar no terceiro ano. Em tamanho, as maçãs em espécies anãs tornam-se ligeiramente menores - até 150 g, nas semianãs - até 170 g.
O local de pouso é escolhido claro e aberto. Solos frouxos, leves, franco-argilosos e arenosos são os preferidos. Em zonas de terra preta, é recomendável adicionar areia ao solo. A drenagem é necessária em áreas úmidas.
Deixam-se 3 a 4 m entre as mudas, 5 m entre as linhas As árvores plantadas são amarradas a um suporte, que é deixado até a planta ficar mais forte. Recomendado para ser plantado na primavera em abril, e no outono - na primeira década de setembro.
No tempo seco, as plantas precisam de rega regular, basal, em pequenas porções, após o pôr do sol - 5-10 litros, dependendo do tamanho da árvore. Depois disso, o solo é solto e coberto com cinzas e húmus. Com excesso de umidade no solo, as maçãs apodrecem rapidamente. A árvore precisa de poda regular e inteligente para a formação da copa, remoção de galhos doentes, desbaste e rejuvenescimento da copa.
Polinização
A floração começa na primeira ou segunda década de maio. As flores são grandes, em forma de pires, rosa claro. As pétalas são arredondadas ou alongadas, os pistilos estão localizados no mesmo nível dos estames ou ligeiramente abaixo.Não precisa de polinizadores adicionais, pode se tornar um polinizador para as macieiras vizinhas. Para aumentar a produtividade, a Orlinka é plantada com uma variedade diferente.
Top curativo
Os fertilizantes são aplicados três vezes por estação: na primavera, durante a abertura dos botões - fertilizantes minerais complexos, no verão - uma mistura de substâncias orgânicas e minerais, no outono - apenas fertilizantes orgânicos.
Resistência à geada
Nas condições da zona média, a robustez do inverno é bastante elevada, as plantas toleram temperaturas até -35 graus Celsius. As árvores jovens devem ser protegidas da geada. Os troncos são isolados com ramos de abeto, palha, material de cobertura.
Doenças e pragas
Alto grau de resistência a doenças com todos os 5 tipos de crosta. Orlinka é propensa a ser afetada pela podridão de frutas, as medidas preventivas são a limpeza oportuna de frutas caídas e doentes. Tratamento profilático recomendado contra pragas - "Karbofos" ou clorofos, de doenças - oídio com drogas "Topázio" ou "Skor".
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Os jardineiros gostam muito de uma boa frutificação, mas às vezes precisam esperar até 5 anos para a primeira colheita. É irritante que as maçãs, maduras demais, se tornem aguadas e sem gosto. Muitos deles são removidos com um amarelo ligeiramente sólido, inclusive para venda. A árvore de alguém de 10 anos dá frutos a cada dois anos, mas é abundante: compotas são feitas de maçãs, sucos - é impossível comer a safra inteira. Uma macieira despretensiosa, não causa problemas, problemas, em geral, não acontecem com ela, - assim falam os donos de chalés de verão sobre a variedade.