- Autores: Polônia
- Compromisso: fresco
- Apareceu ao cruzar: Cardone x Arthur Turner
- Sinônimos de nomes: Ola
- Decorativo: Sim
- Altura: 5-6 m
- coroa: aberturas, forma arredondada, espalhando
- Escapes: os rebentos jovens são castanhos arroxeados, escurecem com a idade
- Flores: delicado, rosa escuro
- Tipo de crescimento : tamanho médio
Às vezes, as macieiras são cultivadas não apenas para a colheita, mas também como decoração para um jardim, beco, pátio, terreno particular, área de parque. Via de regra, são variedades decorativas que se adaptam rapidamente às características climáticas e do solo. Uma delas é a variedade de maçã Ola, que chegou até nós da Polônia.
História de criação da variedade
A macieira ornamental com o belo nome de Ola surgiu graças aos criadores polacos, cujo objetivo era criar uma fruticultura ornamental muito utilizada em paisagismo. Para criar a espécie, foram cruzadas duas variedades - Cardon e Arthur Turner.
Descrição da variedade
A macieira Ola é uma árvore decorativa de tamanho médio, atingindo uma altura de 5 a 6 metros, com uma copa arredondada a céu aberto. O espalhamento da copa de uma árvore adulta pode chegar a 5 metros. O crescimento anual dos brotos das árvores é de 25-35 cm. A peculiaridade da árvore são as folhas, que mudam de cor várias vezes durante a estação - do marrom claro ao verde suculento. Em termos de beleza e riqueza de aroma, a macieira Ola não é inferior à sakura japonesa.
Recursos, prós e contras
Esta espécie de fruta ornamental de maçã é caracterizada por algumas características, graças às quais é popular entre jardineiros, residentes de verão e designers: cuidado despretensioso, apelo visual, comestibilidade de frutas, resistência à geada. Além disso, a macieira Ola é um excelente polinizador, por isso só precisa ser plantada ao lado de árvores frutíferas para atrair insetos. As desvantagens desta espécie ainda não foram encontradas.
Amadurecimento e frutificação
As flores da macieira começam no final da primavera (final de maio) e duram várias semanas. Durante este período, a árvore fica coberta de flores exuberantes de um rosa profundo, formando um orifício. O aroma é incrivelmente brilhante, doce e persistente. A frutificação começa no final de agosto e dura até as primeiras geadas. Nesse momento, a árvore fica vermelha carmesim e continua a decorar o terreno ou jardim. A floração e a frutificação abundantes são observadas no segundo ano de crescimento da árvore.
Regiões em crescimento
Devido à sua resistência à geada e rápida adaptação às condições climáticas, uma macieira ornamental pode ser cultivada em quase qualquer região da Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia.
Produção
Os rendimentos são médios porque a cultura é decorativa.
Frutas e seu sabor
As maçãs da árvore são comestíveis. Eles são caracterizados pelo tamanho pequeno - até 3 cm de diâmetro, formato regular e sabor incomum. As maçãs têm cor vermelho-escura, pele dura, suculência moderada. Eles têm um sabor doce e azedo com uma adstringência pronunciada, que nem todos gostam. Apesar do efeito decorativo, as frutas podem ser consumidas frescas, e também utilizadas para fazer geleias, compotas, compotas.
Recursos crescentes
Para plantar uma safra de frutas ornamentais, você precisa preparar o solo - limpar as ervas daninhas, cavar, umedecer e saturar com fertilizantes. O local deve ser bem iluminado pelo sol ou parcialmente à sombra. A árvore é resistente aos ventos. Para o plantio, é adequado um solo fértil com acidez neutra, que respire bem e não contenha lençol freático. O plantio de árvores pode ser feito no início da primavera e no outono.
Polinização
Esta espécie de maçã é autofértil, portanto não é necessário plantar macieiras polinizadoras nas proximidades.
Top curativo
A cobertura da cultura deve ser realizada a partir do terceiro ano de crescimento da árvore. A aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos é necessária três vezes ao ano. No outono, a zona próxima ao caule é cuidadosamente desenterrada e substâncias de potássio e fósforo são introduzidas. A matéria orgânica é aplicada no início da primavera, antes de os botões florescerem.
Resistência à geada
A cultura tem boa resistência de inverno (-25 ... 29 graus). Recomenda-se isolar apenas uma árvore jovem. Isso requer serragem, turfa, palha ou agulhas de pinheiro. O tronco e o sistema radicular são isolados com estopa ou fibra agrícola.
Doenças e pragas
A macieira tem boa imunidade a doenças, infecções fúngicas e pragas, mas ocasionalmente a árvore fica exposta a crostas, oídio, ferrugem e lagostins pretos. Pulverizar com inseticidas ajudará a livrar-se de doenças.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
A macieira Ola decorativa costuma ser encontrada em becos, parques, chalés de verão e lotes residenciais. É regularmente utilizado na decoração de design do território, na construção de uma sebe. A maioria dos veranistas e jardineiros nota a absoluta despretensão da variedade, a incrível beleza durante a floração e a frutificação, bem como o sabor invulgar das frutas, que não são tão pequenas no fundo de outras maçãs decorativas.