- Autores: seleção da estação de jardinagem experimental de Sverdlovsk, autor - L.A. Kotov
- Gosto: doce e azedo, bom
- Peso do fruto, g: de 100 a 180
- Tamanho da fruta: média e acima da média
- Produção: alto, 145-155 kg por árvore
- Frequência de frutificação: há uma tendência à periodicidade
- O início das variedades de frutificação: por 5-6 anos
- Termos de amadurecimento: fim do verão
- Maturidade removível: meados ao final de agosto - início a meados de setembro
- Mantendo a qualidade: em baixas temperaturas pode ser armazenado até março
Um vetor importante do cultivo da maçã nas últimas décadas tem sido o desenvolvimento de variedades adequadas para condições de cultivo particularmente adversas. Assim é exatamente a macieira de Nastenka. Tem várias vantagens, mas também tem alguns pontos fracos, por isso deve conhecer melhor a cultura.
História de criação da variedade
Nastenka foi treinado na Estação de Jardinagem Experimental de Sverdlovsk. O conhecido criador L.A. Kotov assumiu a gestão do projeto. Grau básico - Roxo-anis. Foi polinizado artificialmente com uma combinação de pólen das variedades Rainbow e Samotsvet. Os testes de classificação foram realizados em 1992. Apesar de um bom resultado geral, não foi possível concluí-los.
Descrição da variedade
A altura de Nastenka no pico de desenvolvimento é de 4,5-5 m, caracterizada por uma coroa em forma de pirâmide reversa com rarefação. Outras manifestações importantes:
as folhas de tamanho médio são verde-escuras;
as bordas da folhagem são recortadas;
um brilho fosco é notado em sua superfície;
os ramos são retos, partindo do tronco em um ângulo de pelo menos 40 e não mais que 65 graus;
pequenas estípulas em forma de sabre;
os ramos estão cobertos por uma casca castanha, que se descasca activamente;
os brotos são retos, moderadamente grossos, marrons, com pubescência perceptível.
Recursos, prós e contras
A coroa dessa variedade é esparsa. Sem procedimentos adicionais de modelagem, a planta pode facilmente crescer até 6-7 m. O sistema radicular de Nastenka é poderoso e vai fundo. Portanto, plantá-lo em locais com água subterrânea em pé não é a ideia mais válida.
As vantagens do Nastenka são o tamanho grande da fruta. Também se caracteriza por uma excelente produtividade. Vale a pena observar as características climáticas atrativas. No entanto, a planta não é resistente à sarna, especialmente durante as estações chuvosas. Além disso, a fruta terá uma aparência irregular.
Amadurecimento e frutificação
Nastenka é um representante proeminente das culturas do final do verão. A maturação removível das maçãs é alcançada de meados de agosto a meados de setembro. O período de consumo é até janeiro. Os primeiros frutos aparecerão com 5-6 anos de desenvolvimento. No entanto, a frequência pode confundir todas as cartas para jardineiros.
Regiões em crescimento
Esta macieira é realmente versátil em termos de locais de cultivo. Suas áreas habituais são os Urais e a Sibéria. Mas, na prática, descobriu-se que, além dos territórios oficialmente zoneados, a cultura pode ser cultivada com sucesso em:
Crimeia;
Região de Moscow;
Região do Volga;
Região de Leningrado;
Região Central da Terra Negra;
outras áreas da parte europeia da Rússia, mesmo localizadas bem distantes ao norte.
Produção
Não há números exatos de frutificação. A razão é simples - a própria irregularidade do cultivo. Outro problema sério é que a macieira de Nastenka é cultivada em várias regiões. E, portanto, seus resultados práticos podem variar muito mesmo no mesmo ano.
Frutas e seu sabor
Maçãs universais são unidimensionais. Pode variar de um arredondamento plano a um cone arredondado. A polpa esverdeada é moderadamente firme. A casca é lisa, tem uma flor cinza cerosa. Outras características da fruta:
peso do fruto - de 100 a 180 g;
sabor doce e azedo;
suculência agradável;
a proporção de substâncias solúveis secas até 15,2%;
a proporção de açúcares é de 10,7 a 12,2%;
teor de vitamina C de 18,9 a 25,4 mg por 100 g;
a capacidade de armazenar em baixas temperaturas até o início de março;
faixa de classificações de degustação de 4,65 a 4,69 pontos.
Recursos crescentes
A macieira Nastenka é parcialmente autofértil. Para uma colheita normal, é necessário plantar outras árvores próximas com o mesmo período de amadurecimento e floração. Nas baixadas, essa cultura cria raízes com grande dificuldade. Áreas sombreadas também não são adequadas para o cultivo. Também vale a pena certificar-se de que o solo não está acidificado; em alguns casos, a calagem ajuda, mas é muito mais fácil simplesmente escolher o local apropriado inicialmente.
A cova de plantio deve ter até 0,5 m de profundidade, o solo cavado é parcialmente misturado com fertilizantes orgânicos e devolvido. A areia é melhorada com a adição de argila contendo resíduos vegetais. O colo da raiz deve elevar-se cerca de 3 cm acima do solo, logo após o plantio a macieira é regada abundantemente com 30 litros de água por árvore.
Top curativo
É preferível alimentar Nastenka com substâncias naturais. Este trabalho é realizado duas vezes por ano - nos meses de outono e primavera. A cobertura é realizada a partir do segundo ano de plantio. Na primavera, misturas de nitrogênio são usadas, no outono, húmus é usado para cavar na seção próxima ao caule.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida.Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
A nota de avaliações:
facilidade de atendimento;
facilidade e duração de armazenamento de frutas;
a capacidade de processar maçãs em um delicioso suco ou geléia aromática;
sabor fresco agradável;
superioridade sobre muitas outras variedades.