- Autores: Universidade Estadual de Moscou M. V. Lomonosov, S. I. Isaev
- Gosto: doce e azedo com leve especiarias
- Aroma: fraco
- Peso do fruto, g: 165
- Tamanho da fruta: acima da média
- Produção: até 160 kg por árvore
- Frequência de frutificação: regular
- O início das variedades de frutificação: por 6-7 anos
- Termos de amadurecimento: final do inverno
- Maturidade removível: no final de setembro
No Jardim Michurinsky da Academia Timiryazev, foram realizados testes de variedades de maçã, em cuja reprodução trabalharam os criadores russos. Ao longo de vários anos, eles foram avaliados de acordo com vários critérios: sabor, resistência ao gelo, peso, resistência a doenças e pragas e rendimento. Como resultado da pesquisa, o segundo lugar ficou com a variedade Moskovskoe Pozdney.
História de criação da variedade
Esta variedade híbrida foi cultivada na década de 60 do século XX por criadores de frutas da Lomonosov Moscow State University. O autor da variedade é considerado Isaev S.I. 40 anos após o cultivo da variedade Moskovskoye, posteriormente foi feito o zoneamento oficial.
Descrição da variedade
A macieira pertence às variedades do final do inverno. A árvore é vigorosa, após 5-6 anos a altura da árvore pode chegar a 6 metros. Isso complica o cuidado da copa da macieira. A copa de uma árvore jovem tem uma ampla forma piramidal. Com o passar dos anos, a coroa muda para um oval largo.
O tronco e os ramos principais são de cor verde acinzentada. Os ramos do esqueleto são obliquamente verticais ao tronco. Os rebentos jovens castanho-acastanhados são rectos, bem pubescentes, com internódios curtos. Eles são arredondados na seção transversal.
Folhas grandes ovóides e elípticas com uma ponta bem pontiaguda. As bordas das folhas são serrilhadas. A cobertura foliar da macieira pode ser caracterizada como média. A cor das folhas é verde brilhante com um ligeiro brilho visível ao sol.
Recursos, prós e contras
Uma árvore de frutos médios tem qualidades principalmente positivas. Esses incluem:
alta produtividade;
longa vida de prateleira de frutas;
alta resistência à geada;
excelentes qualidades de consumo;
boa resistência a doenças.
Apenas uma coroa muito densa pode ser atribuída a qualidades negativas.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos amadurecem no final de setembro, período durante o qual ocorre a colheita principal.
Os jardineiros obtêm sua primeira colheita em 6 a 7 anos após o plantio de uma muda. Além disso, a árvore dá frutos regulares todos os anos.
O período de consumo vai do final de setembro a maio. Quase todo o ano, os compradores se deliciam com maçãs maravilhosas.
Regiões em crescimento
A variedade ganhou popularidade especial na região central da Rússia; você pode encontrá-la com frequência nas regiões vizinhas. Moradores da Ucrânia e da Bielo-Rússia também cultivam Moskovskoe Pozd em seus jardins.
Produção
O bom cuidado agrícola agrada aos jardineiros com a produtividade das macieiras. Até 160 kg de frutas deliciosas podem ser colhidas de uma árvore.
Frutas e seu sabor
As maçãs são arredondadas e cônicas, sem bordas. O aroma é fraco, não muito pronunciado. O tamanho dos frutos é acima da média, o peso de um fruto pode chegar a 165 G. A casca lisa apresenta pontos subcutâneos pouco visíveis. A cor da casca da fruta madura é amarelo-esverdeado ou amarelo-ouro, as laterais da maçã são decoradas com um delicado blush rosa.
A polpa branca de grão fino é firme e muito suculenta.
As maçãs têm um sabor doce e azedo, com um leve sabor residual.
Pontuação de degustação - 4,5 pontos.
Os frutos desta variedade contêm:
ácidos tituláveis - 0,94% (0,70-0,97%);
açúcares - 9,29% (8,5-11,3%);
ácido ascórbico - 8,8 mg / 100g (7,1-10,5 mg / 100g);
taninos - 55 mg / 100g (41-67 mg / 100g);
substâncias de pectina - 8,7% (6,5-11,3%);
Substâncias ativas P - 0,15 mg / 100g (0,12-0,25 mg / 100g).
Frutas de uso universal. São bem utilizados frescos, adequados para enlatados.
Recursos crescentes
Árvores da variedade Moskovskoye, mais tarde, não exigem cuidados pessoais. Na hora de escolher uma muda, é preciso estar atento ao estado do tronco. É desejável que não seja curvo. Antes de plantar no sistema radicular, você precisa cortar todas as raízes danificadas ou danificadas. Desinfete os locais de corte com verniz de jardim.
Para o plantio, é feito um buraco com 80 cm de profundidade e 90 cm de largura. O fundo da cova de plantio é fertilizado com húmus ou composto, em seguida, uma camada de terra é coberta para que as raízes não entrem em contato com o fertilizante. O tronco é amarrado a uma estaca, que é cravada ao lado dele após o plantio. A muda é regada com 2-3 baldes de água morna. A rega é muito importante para árvores desta variedade. Em regiões áridas e na época da floração, a árvore precisa de irrigação constante.
No segundo ano após o plantio, é necessário iniciar a formação da copa, para isso é necessário realizar a poda correta dos brotos.
Polinização
A variedade precisa de polinização. Polinizadores adicionais podem ser as variedades Vityaz, Zhigulevskoe, Bogatyr e outras.
Top curativo
O solo precisa ser fertilizado duas vezes por temporada. Estrume podre e grama cortada são excelentes remédios para isso. Além disso, na primavera, é necessário alimentar as árvores. Para isso, os jardineiros usam salitre, cinzas e uréia.
Resistência à geada
A alta resistência à geada possibilita o cultivo de macieiras em regiões com clima frio. A variedade resiste a geadas de até -27 ° С.
Doenças e pragas
A variedade também está bem adaptada à doença. É caracterizada por alta resistência a vários tipos de crostas.
Para a prevenção de doenças, a árvore precisa ser pulverizada na primavera.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças.É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.