- Gosto: sobremesa doce
- Aroma: fraco
- Peso do fruto, g: 150-170
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: alto, até 6 - 10 kg por árvore
- O início das variedades de frutificação: por 2 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: Setembro Outubro
- Mantendo a qualidade: até janeiro, na geladeira até março
- Compromisso: universal
As macieiras colunares raramente são encontradas hoje nos terrenos e nos jardins dos cidadãos russos, embora ocupem muito menos espaço do que as macieiras tradicionais e seu rendimento seja bastante alto. No entanto, existem tais espécimes, e um deles é a variedade de maçã do Colar de Moscou.
História de criação da variedade
Criador doméstico, bem como o cientista M.V. Kachalkin tentou criar sua própria variedade de maçã colunar. O resultado de seus experimentos foi a variedade de maçã de inverno do Colar de Moscou.
Descrição da variedade
A cultura pode ser classificada como semi-anã e até anã. A coroa em miniatura permite o uso mais econômico do espaço no jardim. Como convém a esta variedade, a árvore parece bastante interessante: em forma de coluna onde crescem lindas maçãs. A altura da macieira colunar é pequena: cresce até 2-3 metros.
O sistema radicular da árvore é bastante forte, estável, o que possibilita o transplante. A copa é densa, tem muitas folhas, tem rebentos laterais, mas são poucos e curtos. O tronco é liso. As folhas são coloridas de verde escuro, assemelham-se a uma elipse, com pontas curtas e pontudas. A floração ocorre com flores brancas com tonalidade rosa, são redondas e de tamanho médio.
Recursos, prós e contras
O Moskovskoe Ozherelye tem uma boa reputação entre os jardineiros devido às suas características únicas.
Entre as muitas vantagens, estão as seguintes:
- bastante alta resistência à geada;
- imunidade à sarna;
- alta produtividade;
- excelente sabor de frutas;
- decoratividade da própria árvore.
Havia algumas desvantagens, que você também precisa saber:
- as mudas são bastante caras quando compradas;
- o ciclo de vida da árvore é muito curto;
- período não muito longo destinado à frutificação e limitado a 15 anos.
Amadurecimento e frutificação
O Colar de Moscou é conhecido como safra de inverno. Os frutos da macieira amadurecem tarde: no final de setembro ou início de outubro.
A fruticultura está crescendo rapidamente. Após o plantio da muda na primavera, a primeira colheita aparecerá este ano, embora essa abordagem não seja aprovada por especialistas. Se o plantio for no outono, a safra só aparecerá no segundo ano. Um fato interessante: para esta variedade, a primeira colheita será de apenas 6 maçãs por árvore. Mas a cada ano esse número aumenta, e o rendimento máximo cai no 7º ano.
Regiões em crescimento
A variedade de maçã em questão é recomendada para ser plantada em muitas regiões da Federação Russa. Mas essa macieira adquiriu a maior distribuição entre os jardineiros siberianos, e a faixa do meio não está ficando para trás. Isso tudo se deve à alta resistência à geada da cultura.
Produção
A macieira dá frutos regularmente, sem interrupção. Até 10 kg de frutos podem ser retirados de cada árvore em um ano produtivo. Este é um bom indicador para variedades colunares.
Frutas e seu sabor
As maçãs do Colar de Moscou são grandes e esféricas. O tamanho de cada fruto varia de 150 a 170 G. A polpa apresenta uma estrutura densa, de grão fino e cremoso. Muito suculenta: se a maçã cair, vai rachar. A casca das maçãs é lisa, densa, brilhante, de cor vermelha escura.
A composição tem muitas substâncias úteis:
- ácidos tituláveis - 0,8%;
- ácidos orgânicos - 0,8-1%;
- fibra dietética - 1,8%;
- pectinas - até 5%;
- açúcar - 10%;
- matéria seca - 25%;
- vitamina C - 3,6 mg / 100 g.
As maçãs são universais: são saborosas e saudáveis se forem consumidas frescas, do ramo, e também são perfeitas para secar e colher.
O colar de Moscou pertence às variedades de maçãs de sobremesa. A fruta tem um sabor adocicado muito agradável. O aroma é fraco. De acordo com especialistas, a variedade Moskovskoe Ozherelye tem uma das maçãs mais deliciosas entre as variedades de inverno.
Recursos crescentes
Para plantar essa macieira, você precisa escolher um local com boa iluminação, solo argiloso ou arenoso, solo preto. O buraco é cavado bem fundo: o sistema radicular da muda deve estar livre. Drenagem, composto e húmus são colocados no fundo do buraco.
Moskovskoe Ozherelye é uma macieira compacta de tamanho pequeno, por isso muitas plantas são plantadas em uma área. Ao plantar várias árvores da variedade ao mesmo tempo, é necessário manter uma distância entre os exemplares de 1 metro.
Para enraizar bem uma árvore plantada, ela deve ser regada com água morna por um mês após o plantio.
Polinização
O colar de Moscou é uma variedade de maçã não fértil. Para que os frutos se solidifiquem, será necessário plantar variedades polinizadoras nas proximidades. Devem ser macieiras colunares com período de floração semelhante. Ao mesmo tempo, as macieiras como Vasyugan e President são adequadas para a melhor polinização.
E para atrair também insetos polinizadores, jardineiros experientes borrifam flores com xarope de açúcar durante o florescimento das macieiras.
Resistência à geada
A macieira da variedade em questão distingue-se por uma resistência ao gelo bastante elevada. A fruticultura tolera temperaturas muito baixas, de até -45 graus Celsius, e isso é muito necessário para o cultivo da variedade nas regiões do norte da Rússia.
Doenças e pragas
A variedade colunar Moskovskoe Ozherelye raramente é afetada por doenças, pois tem excelente imunidade. Portanto, a árvore não é tratada com produtos químicos à base de química.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.