- Autores: Consórcio Italiano de Viveiros de Frutas "CIV"
- Gosto: muito doce sobremesa
- Peso do fruto, g: 160–200
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: alto, até 50 kg por árvore
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 3-4 anos
- Termos de amadurecimento: final do inverno
- Maturidade removível: início de outubro
- Mantendo a qualidade: até maio (quando armazenado na geladeira)
O projeto Modi foi lançado em 2007, reunindo muitos especialistas estrangeiros envolvidos na produção e comercialização de maçãs. O objetivo perseguido era inicialmente específico - promover uma marca de alta qualidade com foco na saúde do consumidor. A variedade Modi, que atende plenamente todos os requisitos do projeto, tornou-se uma marca de sucesso. A iniciativa estimulou significativamente a aquisição e distribuição da variedade na Rússia.
História de criação da variedade
Modi é o resultado do esforço do consórcio italiano de criadores Italiano Vivasiti (CIV). O objetivo da pesquisa científica dos italianos foi obter uma variedade com frutas vermelhas, suculenta, moderadamente doce, com longa vida útil, boa transportabilidade e alto desempenho ambiental. Em 1982, esse resultado foi alcançado pelo cruzamento de duas espécies - Liberty e Gala. A variedade desenvolvida foi batizada de Modi (MODI, CIVG198), em homenagem ao famoso artista italiano Amedeo Modigliani. Aliás, o italiano costumava usar as cores vermelhas em sua arte, que corresponde à cor da capa do Modi. Na Rússia, o recém-chegado passou por um longo caminho de testes, se espalhou apenas a partir de 2014. Modi ainda não foi incluído no Registro do Estado, não foi oficialmente zoneado. No entanto, é cultivado em muitos de nossos jardins.
Descrição da variedade
O tipo de árvore é de tamanho médio, atingindo uma altura de 3,5-4 m, mas os jardineiros geralmente se limitam a 3 metros para facilitar a coleta e manutenção dos frutos. É mais lógico chamar Modi de semianão natural. A parte superior da cultura forma uma pronunciada configuração piramidal ou em forma de cone com uma base larga, o que facilita muito a formação de uma forma oval larga no futuro. Os rebentos da planta são fortes, finos e alongados. As folhas são grandes, densamente formadas, ligeiramente alongadas, lustrosas, com brilho e inervação apurada, pubescentes no dorso. Em forma, eles são pontiagudos, crenados, nas bordas são dobrados como um barco. A cor pode ser verde profundo, verde escuro ou verde esmeralda. O sistema radicular localiza-se no topo do solo, bem ramificado, com ou sem núcleo central, dependendo do porta-enxerto.
Recursos, prós e contras
A variedade é promissora, adequada ao cultivo industrial e à jardinagem amadora, pois se diferencia em uma série de características positivas:
maturidade precoce e alta produtividade;
fertilidade própria;
resistência ao gelo (até –27 °);
frutificação anual;
compacidade;
excelente fruta comerciável;
sabor maravilhoso;
boa transportabilidade;
longo período de armazenamento;
imunidade resistente a fungos (sarna), ataques de pragas, pulgões, permitindo o cultivo de frutas ecologicamente corretas.
Nenhuma deficiência significativa foi encontrada na variedade.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é de crescimento precoce - os botões aparecem já no primeiro ano de vida. No entanto, é recomendável não eliminá-los imediatamente, mas esperar até 2-3 anos antes de permitir a frutificação.Mesmo o crescimento jovem dá rendimentos impressionantes e, para troncos pequenos, podem ser muito significativos, o que exigirá suportes e ligas para os galhos carregados de frutas.
A época de floração começa na segunda década de maio. Os botões se abrem amigavelmente, abundantemente - a árvore se transforma em um buquê perfumado e lindo. As flores são grandes, de aroma espesso, com matizes branco-rosados, agrupadas em densas inflorescências de 6-8 peças. O período de floração dura de 12 a 14 dias, o que permite que as abelhas lidem plenamente com seu trabalho.
Existem várias opiniões diferentes sobre a frutificação (talvez elas sejam determinadas por diferenças na qualidade do cuidado agrícola, nas condições de crescimento e nas qualidades do porta-enxerto). Alguns argumentam que as árvores crescem extremamente rápido, atingindo sua altura mais alta em 5 a 6 anos. Outros afirmam que as árvores crescem de 8 a 10 cm em uma safra, portanto, ao comprar mudas, é necessário obter um certificado de especialista. A situação é semelhante no que diz respeito ao crescimento do nível de frutificação.
É possível colher frutas e mandar para armazenamento no final de setembro, mas você pode adiar esse procedimento para os primeiros dias de outubro. Os frutos estão firmemente presos aos galhos e não são propensos a cair. Eles devem ser armazenados em porões ou em geladeiras, onde podem permanecer comerciáveis até quase a próxima colheita.
Produção
A variedade pertence à espécie de alto rendimento, o que é surpreendente para uma planta tão compacta. Um caule produz de 65 a 80 kg de frutas deliciosas e lindas por temporada. Com pequenas áreas ocupadas de um hectare de tal pomar, você pode coletar até 200-220 centners de maçãs.
Frutas e seu sabor
Os frutos Modi são grandes, com um peso médio na faixa de 160-200 g.O maior peso dos frutos chega a 300 g.Têm formato regular, arredondado ou redondo-cônico, simétrico, com nervuras implícitas. O funil é de tamanho médio. A pele é lisa, brilhante, lustrosa, densamente formada, não muito espessa, a superfície é ligeiramente oleosa. A cor principal é esverdeada, mas no processo de crescimento muda para um amarelo implícito, quase imperceptível, escondendo-se atrás de um blush tegumentar. Rubor de caráter uniforme, tons vermelhos profundos, ocupando até 95-98% da área da fruta durante o período de maturação da frutificação. As manchas subcutâneas são claras, verde-acinzentadas, pequenas, múltiplas, pronunciadas.
Composição química:
Substâncias P-ativas (catequinas) - 320 mg;
ácido ascórbico - 14,3 mg;
açúcares (frutose) - 12,1%;
pectinas - 9,6%;
ácidos tituláveis - 0,47%.
A polpa é compactada, granulosa, crocante e ligeiramente espinhosa, mas mais tenra, suculenta, com uma textura apetitosa. Tem um aroma característico perfumado, o sabor é doce, equilibrado, doce e azedo, mas em maior medida exala doçura. Na escala de degustação, as frutas do Modi ganham 4,8 pontos.
Recursos crescentes
O plantio é feito na primavera e no outono (nas regiões norte apenas na primavera). Devido à compactação da planta, não requer espaços significativos, mas sim locais ensolarados e bem ventilados. A estagnação do ar nas copas das plantas está repleta de várias doenças. Solos férteis são preferíveis para a variedade, mas margas fertilizadas também funcionam. O fator decisivo é a ausência de acidificação do solo.
As distâncias são deixadas entre as árvores que não estimulam conflitos entre elas. O porta-enxerto influencia muito aqui. Para espécimes de anões, 2-3 m é suficiente, e para espécimes de sementes - 5-6 m. Antes do plantio, estacas ou dispositivos de suporte são cravados nas ranhuras para amarrar as plantas.
Não há necessidade de preparar os poços com antecedência, você pode organizá-los imediatamente com um tamanho de 60x80 cm e cerca de 1 m de diâmetro.No fundo das covas é colocado o solo, misturado com uma pequena quantidade de húmus e fertilizantes minerais, é feito um monte de terra, sobre o qual é colocada uma muda. De cima, a árvore é borrifada com terra, levemente compactada, então regada (35-50 litros de água) e coberta com cobertura morta.
Remoção regular de ervas daninhas de zonas de raízes, o crescimento das raízes é a principal preocupação dos jardineiros que cultivam Modi. A escavação do círculo tronco é realizada no máximo 2 vezes por ano, o que é suficiente para a aeração. As árvores são regadas apenas durante os períodos de clima quente e seco. A regra básica é que, se não chover por 2 semanas, é hora de regar. Simultaneamente à água, é conveniente fertilizar e alimentar as macieiras, potencializando seu crescimento e frutificação.
A poda é realizada principalmente para a formação de coroas, já que o Modi não tem tendência a engrossar. Mas a poda sanitária em seu desenho tradicional é necessária.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.