- Autores: Estação Experimental Central em Ottawa (Canadá)
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: doce forte
- Peso do fruto, g: 120-150
- Tamanho da fruta: média ou acima da média
- Produção: rendimento médio - 93 centners por hectare
- Frequência de frutificação: tendência a frutificação intermitente
- O início das variedades de frutificação: por 4-5 anos
- Termos de amadurecimento: fim do verão
- Maturidade removível: na segunda quinzena de agosto
A mais antiga e deliciosa Melba é considerada uma das variedades de macieiras mais frutíferas e bem-sucedidas. Por quase 120 anos, ela tem sido cultivada por jardineiros de todo o mundo, novas variedades de macieiras que aparecem constantemente no mercado são incapazes de deslocar Melba dos jardins e corações dos jardineiros.
História de criação da variedade
A variedade, originária do Canadá, foi cultivada no final do século 19 por especialistas da Estação Experimental Central localizada em Ottawa. Para criá-lo, os criadores usaram sementes da macieira Mekintosh, obtida por polinização livre. É interessante que a variedade resultante recebeu o nome da famosa diva da ópera Nelly Melba, que conquistou o mundo com sua arte.
A variedade Melba foi zoneada pela primeira vez no Canadá, conquistou a Europa e somente na década de 40 do século XX foi testada na União Soviética. Até hoje, é uma das variedades favoritas dos jardineiros na Rússia, onde também é conhecida como Lazurnoe. Com base nisso, os criadores obtiveram muitos híbridos modernos e variedades de macieiras.
Descrição da variedade
A copa da macieira é de folha média, redonda, espalhada, começa a formar-se aos 3 anos de idade. Antes disso, os ramos jovens crescem para cima quase verticalmente. As folhas são de forma verde clara e lembram uma oval ligeiramente alongada, ligeiramente curvada. A cor da folha pode assumir uma tonalidade amarelada. A casca dos ramos é laranja-acastanhada, os rebentos jovens são de pubescência e espessura média, de cor cereja. Os botões são grandes, branco-rosados, quando se abrem, a cor esmaece.
Difere no amadurecimento precoce e versatilidade no uso da fruta. A árvore Melba tem fígado longo, não é incomum em árvores com mais de 50 anos. Os porta-enxertos anões e semianões reduzem o tempo de vida de uma macieira para 15-20 anos, mas trazem mais perto o início do recuo dos frutos.
Recursos, prós e contras
A árvore começa a dar frutos de 3 a 4 anos após o plantio. Melba é uma variedade parcialmente auto-fértil e precisa de variedades de polinização plantadas nas proximidades para obter um rendimento maior. Podem ser:
- Borovinka;
- Dobrando;
- Welsey;
- Quinty;
- Stark Erlist.
Entre as virtudes de Melba:
- alta comercialização e produtividade;
- a árvore fica curta: até 3,5, anões - até 2,5 m;
- Sabor fantástico;
- transportabilidade;
- os botões das flores são bastante resistentes à geada;
- a possibilidade de utilizar a casta como base para a criação de variedades de macieiras de verão com excelentes características.
Desvantagens:
- amadurecimento não simultâneo, frutos maduros caem;
- dano de crosta durante chuvas prolongadas;
- a necessidade de ter polinizadores no local;
- frutificação periódica.
O crescimento e a maturação precoce do Melba dependem do tipo de porta-enxerto. Os porta-enxertos semianões podem obter uma árvore de não mais de 3 m de altura com uma copa de até 2 m de diâmetro, entrando no período de frutificação para 3-4 anos de crescimento.
Amadurecimento e frutificação
As maçãs Melba amadurecem no final do verão, atingindo a maturidade removível na terceira década de agosto. As datas de colheita podem variar, em cada região são diferentes. A variedade está sujeita à frutificação periódica. Apenas as árvores jovens dão frutos regularmente.
A frutificação periférica é uma característica de Melba.A maior parte da cultura é formada por jovens rebentos anuais, argolinhas. O amadurecimento não é simultâneo e as frutas que não são colhidas a tempo geralmente caem.
Produção
Rendimentos médios - 93 c / ha. Até 80–90 kg de maçãs podem ser colhidos de uma planta adulta.
Frutas e seu sabor
O peso de uma maçã verde-claro é de 120-150 g. Uma cor tegumentar claramente visível na forma de um blush vermelho listrado cobre cerca de metade da fruta. A maçã é arredondada-cónica, ligeiramente achatada, o diâmetro aumenta na base. A pele é macia e brilhante com uma cobertura cerosa. O pedúnculo é médio, curvo. Pequenos pontos subcutâneos brancos aparecem apenas no barril de maçã colorido.
O sabor da polpa branca e suculenta é doce, com um azedume pronunciado, há um intenso aroma a rebuçado. Os provadores avaliaram o sabor do Melba em 4,7–5 pontos.
Para armazenar maçãs, é melhor removê-los ligeiramente verdes. Os sinais de amadurecimento são descoloração da fruta, suculência e sabor melhorado.
Na hora da colheita, procuram não danificar os frutos, não apagar a película de cera. Você pode armazená-lo na geladeira ou adega por 2–2,5 meses. Melba produz excelentes sucos, geléias, frutas secas.
Recursos crescentes
Ao plantar mudas de melba, é preciso levar em consideração que a copa da árvore ocupa uma grande área. A distância entre as mudas ou outras árvores frutíferas deve ser de pelo menos 5, e de preferência 7 m. É permitido plantar mudas no outono e na primavera, jardineiros experientes preferem plantar no outono: acredita-se que no outono a árvore enraíza-se melhor antes do a coroa começa a crescer. Numerosos viveiros que se dedicam ao cultivo e comercialização de mudas de Melba também se destinam ao plantio de outono. Não será difícil adquiri-los.
O plantio de outono ocorre em setembro-outubro, antes do início de uma onda de frio estável. Na primavera, você precisa de tempo para plantar uma muda antes do surgimento do botão. Os tempos de plantio variam de acordo com as condições climáticas da região.
No trabalho de outono, pelo menos 2 semanas antes do plantio de árvores jovens, os poços são preparados com uma profundidade de cerca de 60–70 cm, a largura deve ser de 0,9–1 m. O fundo dos poços é cavado até a profundidade de uma pá de baioneta. No outono, você pode preparar covas para o plantio na primavera.
O sistema radicular de Melba não tolera chuva estagnada ou água subterrânea. Portanto, para o plantio de macieiras, eles escolhem o local mais alto do local ou organizam a drenagem do solo para retirar o excesso de umidade. A qualidade do solo desempenha um papel importante no crescimento e na produção - argila solta é o ideal. Tendo os solos pobres no local, antes de plantar a macieira, você terá que tomar medidas para melhorá-los, acrescentando aos canteiros em quantidades iguais:
- turfa;
- areia;
- composto maduro.
Importante! Estrume fresco não deve ser adicionado como fertilizante.
Na presença de solos pesados e argilosos, será necessária uma camada de drenagem de pedra triturada ou argila expandida com 10-15 cm de espessura. Se o solo for arenoso, a água sai muito rapidamente, você pode colocar uma camada de argila de pelo menos 10 cm no fundo do poço.
Top curativo
Um ano após o plantio, o jovem Melba precisa da alimentação na primavera. Cinzas, húmus e fertilizantes minerais complexos são introduzidos nos círculos do tronco e cuidadosamente desenterrados. No verão, você pode adicionar uréia, derramar o solo ao redor da macieira com excrementos de galinha diluídos. Cobertura do círculo do tronco com composto maduro ou estrume podre no outono servirá como nutrição e isolamento, e reterá a umidade.
Resistência à geada
Melba não é altamente resistente a geadas severas e pode ser danificado no inverno. Isso é especialmente verdadeiro para as macieiras jovens. No final do outono, com o início de temperaturas estáveis de congelamento, os caules de Melba devem ser isolados. Para esses fins, papelão grosso, feltro para telhados e até mesmo meias-calças velhas são adequados. Além do isolamento, eles protegerão o tronco contra danos de ratos ou lebres.
Doenças e pragas
Em anos chuvosos, as folhas e frutos de Melba costumam ser afetados pela crosta. Você pode proteger as árvores de doenças removendo e destruindo as folhas caídas. Os tratamentos com fungicidas no início da primavera resolverão o problema.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.