- Autores: Universidade Estadual de Moscou M.V. Lomonosov, S.I. Isaev
- Gosto: muito bom, doce de mel
- Aroma: pronunciado específico
- Peso do fruto, g: 90-100
- Tamanho da fruta: ampla
- Frequência de frutificação: primeiros 10 anos - anual, a frutificação posterior é periódica
- O início das variedades de frutificação: por 5 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Maturidade removível: meados de agosto
- Mantendo a qualidade: até outubro
Uma variedade de variedades de macieiras de jardim torna possível escolher para qualquer região, clima, sabor de fruta. Mas é muito fácil para um iniciante se confundir com toda essa variedade. A variedade Medunitsa foi testada por jardineiros em diferentes regiões ao longo dos anos. Esta variedade não é tão extravagante para cuidar, ela dá frutos muito saborosos.
História de criação da variedade
A variedade Medunitsa foi cultivada por criadores domésticos, os primeiros desenvolvimentos foram realizados no período pré-guerra. Os jardineiros são obrigados a cruzar esta variedade com o cientista S.I. Isaev. Seu objetivo era estudar muitas variedades resistentes ao inverno e desenvolver uma macieira com excelente imunidade e resistência à geada. Oficialmente, a espécie surgiu pela combinação das variedades listradas de Wesley e Canela.
Apesar do agradável aroma adocicado e das notas de mel no paladar, o nome da casta foi dado por um motivo completamente diferente. O criador apresentou sua obra com um nome sonoro em homenagem a sua esposa, a quem assim chamou - Medunitsa.
Descrição da variedade
O pulmão cresce bastante ativamente, a taxa de crescimento é rápida, os brotos se formam muito bem. As características visuais são as seguintes:
- uma árvore pode crescer até 5 ou até 7 m de altura;
- a coroa não é muito densa, antes de tipo esparso, de forma piramidal com topo;
- os galhos são marrons, caindo;
- as folhas são claras, estreitas, alongadas, ligeiramente curvas;
- as inflorescências são grandes, uma flor cresce até 5 cm de diâmetro;
- a flor é branca com um tom rosa.
Recursos, prós e contras
Uma das características mais básicas da variedade que a torna tão popular é sua excelente robustez de inverno. Enquanto a maioria das variedades do verão parece azeda, esta variedade é bastante doce. Entre as vantagens da variedade também se destacam:
- resistência a doenças e pragas que afetam a macieira;
- boa taxa de sobrevivência de mudas;
- a tecnologia agrícola é padrão, descomplicada;
- frutifica cedo e abundantemente;
- as maçãs não caem devido ao pedúnculo forte.
Existem também desvantagens a serem consideradas:
- a vida útil das maçãs é curta;
- com armazenamento prolongado, os frutos perdem o aroma, o sabor;
- é necessária poda regular.
Amadurecimento e frutificação
O início da frutificação depende de quais porta-enxertos a muda se encontra. A safra de sementes produz após 5-6 anos de vida. A macieira dá frutos por 50 anos ou um pouco mais, se a árvore tiver tudo de que precisa.
A colheita dos frutos no tempo pode variar dependendo da região de crescimento. Estamos em meados de agosto e início do outono. Amadurecer não é totalmente amigável, depende do clima. Mas os frutos praticamente não caem, mesmo quando maduros.
Produção
Esta variedade é considerada excelente em termos de produtividade, podendo colher cerca de 80 kg de maçãs de uma só árvore. Na idade adulta, o rendimento aumenta em mais 18 kg. Produtividade de uma árvore de tipo estável, mas apenas durante um período de vida de 10 a 20 anos. Depois disso, pode haver intervalos que requeiram o racionamento do ovário. Lungwort também é cultivada em escala industrial.
Frutas e seu sabor
A variedade é do verão, o tamanho dos frutos não é marcante, o peso varia de 90 a 100 g.A forma das maçãs é achatada e arredondada, por vezes formam-se frutos semelhantes a um cone. A cor dos frutos tecnicamente maduros é verde-amarelado, com estrias de tonalidade vermelha ou avermelhada. Os frutos totalmente maduros tornam-se avermelhados ou na maré baixa com estrias bem visíveis.
O sabor das maçãs é mais doce, não se sente o azedume. A polpa é densa, mas muito suculenta, o aroma é pronunciado, há notas de mel no sabor e no cheiro.
Recursos crescentes
Em primeiro lugar, deve-se cuidar da escolha da muda, do local e do correto plantio da árvore. O desenvolvimento e a frutificação da macieira dependem muito disso. A árvore cria raízes bem na primavera e no outono; o momento é mais bem correlacionado com as características da região de cultivo. Na faixa do meio é outono, na Sibéria e nos Urais - primavera. Se o inverno na região não é muito nevado, mas frio, o ideal é plantar a planta na primavera.
Na primavera, uma temperatura positiva deve ser estabelecida, a neve deve derreter completamente e a terra deve se aquecer. No outono, antes do frio, deve demorar pelo menos 3 semanas, mas a Medunitsa não é plantada muito cedo, ela pode crescer e congelar. Prepare um local de pouso seis meses antes do procedimento.
Algoritmo de desembarque:
- é criado um buraco maior do que o diâmetro do torrão e das raízes;
- o solo é misturado com fertilizantes e aplicado no fundo do poço;
- um suporte é instalado;
- a muda é colocada no centro, as raízes são esticadas;
- a muda é borrifada com mistura de solo, umedecida, a terra é compactada, mas não muito ativamente;
- a árvore está amarrada.
No primeiro ano após o plantio, nenhum cuidado especial é oferecido, exceto para regar. Quanto às medidas agrotécnicas no futuro, as seguintes são obrigatórias.
- Hidratante. No primeiro mês, Medunitsa é regada ativamente - para que uma crosta seca não se forme. Depois disso, basta regar uma vez por semana.
- Poda. O primeiro procedimento é realizado já no segundo ano, entre as camadas deve haver pelo menos 30 cm na formação de uma coroa piramidal. Se você cortar a macieira no formato de uma tigela, um galho será cortado no centro e vários brotos laterais permanecerão. A época ideal para a poda estética é o outono. A higiene pode ser feita no outono e na primavera, os ramos danificados e secos são removidos. No verão, é o suficiente para beliscar os tufos jovens. Para que a macieira não interrompa o período de frutificação, é importante normalizar os ovários a cada primavera.
- Top dress. Fertilize esta variedade na primavera e no outono. Os molhos de primavera incluem compostos nitrogenados, do outono - potássio-fósforo. É muito importante seguir as instruções e as taxas de dosagem.
- Fim da temporada. Outra atividade importante que inclui a coleta de folhagem, remoção de ervas daninhas, cavar o solo. As árvores jovens não são branqueadas, mas envoltas em ramos de abeto para se protegerem da geada. Uma vez que a variedade é resistente à geada, abrigo para o período de frio é necessário apenas em uma idade jovem. Uma árvore madura é caiada duas vezes por ano - no outono e na primavera.
Polinização
Como a variedade é autofértil, teoricamente não precisa de polinizadores. Mas a experiência dos jardineiros mostrou que o plantio adicional de árvores polinizadoras tem um efeito benéfico na frutificação de Medunitsa. As variedades são selecionadas com base na época de floração. Vale a pena prestar atenção nas listras de canela, Pobeda, Anis Sverdlovsky, Kitayka Kerr.
Doenças e pragas
Ao desenvolver esta variedade, o objetivo principal foi resistir a várias infecções típicas da macieira. O problema foi resolvido por completo, mas a variedade não recebeu imunidade absoluta. Se a árvore não sofre de infecções antigas, muitas outras novas podem prejudicá-la. Portanto, é muito importante não se esquecer da prevenção e tomar as medidas cabíveis regularmente. Na primavera, vale a pena borrifar com uma solução de sulfato de cobre - isso ajudará a repelir os ataques de insetos e aumentar a resistência a doenças.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.