- Autores: N. G. Morozova, V. V. Kichin (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Gosto: doce, sobremesa
- Aroma: luz
- Peso do fruto, g: até 200
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: alto, 5 - 8 kg por árvore
- Frequência de frutificação: regular
- O início das variedades de frutificação: por 2 anos
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Maturidade removível: final de agosto - início de setembro
Variedades colunares de árvores frutíferas são comuns na Rússia e em países vizinhos. A variedade Medoc, que foi cultivada em 1987, é muito procurada. A macieira híbrida agrada com uma colheita saborosa e saudável, não é muito exigente para cuidar e desenvolve-se rapidamente. O Medoc surgiu graças ao cruzamento de duas fruteiras populares.
Descrição da variedade
As árvores atingem uma altura de até 2,5 M. A maçã colunar tem uma copa compacta e bem cuidada. Os jardineiros notam a alta decoratividade dessa variedade. A macieira de crescimento rápido será uma decoração encantadora para qualquer jardim. A variedade é de tamanho médio. Para manter a aparência e o formato da copa elegantes, é realizada uma poda regular.
Os ramos são cobertos por folhas maciças, a sua cor é o verde padrão. A forma é alongada, com uma ponta afiada. O Medoc começa a florescer cedo, especialmente quando comparado com outras variedades comuns. Este período começa no final de abril ou até meados de maio. A data exata depende do clima da região. As árvores maduras são cobertas por flores exuberantes em toda a copa, atraindo a atenção de outras pessoas.
Recursos, prós e contras
Quanto às características da variedade, vale destacar a resistência a doenças. Além disso, a macieira tolera bem o transplante no outono ou na primavera. As árvores não têm medo de insetos perigosos, mas é necessário fornecer-lhes proteção confiável contra pragas. Só assim é possível preservar as elevadas propriedades decorativas e a qualidade dos frutos.
O Medoc é escolhido devido às suas muitas qualidades positivas. Os residentes de verão, que cultivam esta variedade há vários anos, notam as seguintes características positivas.
- A fruticultura é de rápido crescimento, agrada-se com uma colheita estável.
- Devido à sua alta resistência à geada, a variedade pode ser cultivada até mesmo nas regiões do norte do país, sem medo pela segurança do jardim. Muitas pessoas chamam Medoc de padrão de despretensão e resistência. Outras variedades comuns não sobreviverão a essa temperatura fria.
- O sistema radicular é bem desenvolvido, mas compacto, de modo que as árvores podem ser cultivadas lado a lado. As árvores jovens podem ser cultivadas em recipientes.
- As maçãs são ricas em oligoelementos e vitaminas úteis. São recomendados como alimentação infantil e dietética. Altas qualidades gastronômicas são observadas separadamente.
- A forte imunidade protege as árvores de infecções, doenças e pragas.
Essa variedade também tem desvantagens. Definitivamente, você deve se familiarizar com eles antes de crescer:
- como muitas outras macieiras colunares, o Medoc só produzirá safras por 12 a 16 anos;
- a colheita não é armazenada por muito tempo, apenas por um mês, então leve isso em consideração ao coletar e usar as maçãs.
Amadurecimento e frutificação
Medoc é uma variedade do início do outono. Os primeiros frutos podem ser colhidos no segundo ano, observando-se a frutificação regular. As macieiras são removidas no final de agosto ou no início do outono. Todas as macieiras colunares são precoces e essa característica também é adotada pela variedade Medoc.
As primeiras flores podem ser vistas já no primeiro ano após o plantio.Recomenda-se que os botões sejam cortados para que as árvores não comecem a produzir colheitas muito cedo. Se você seguir este procedimento, a colheita será estável e seu sabor estará no seu melhor.
O pico de frutificação ocorre por volta do quinto ano de vida da árvore. Durante este período, de 8 a 10 quilos de frutos são colhidos de uma macieira.
Produção
O rendimento é considerado alto. A média é de 5 a 8 quilos.
Frutas e seu sabor
As maçãs Medoc são grandes e ganham peso de 150 a 200 gramas, mas algumas frutas podem ter mais de 250 gramas. O tamanho é influenciado pela adesão à tecnologia agrícola e pela idade da árvore. É importante organizar alimentação regular e irrigação moderada.
O fruto tem formato redondo. A cor é brilhante e uniforme, branco-amarelado. O cheiro é leve e quase imperceptível. A polpa branca como a neve está escondida sob a pele, sua estrutura é granular. A variedade recebeu esse nome devido ao pronunciado sabor de mel. Por causa de seu sabor doce e doce, as maçãs costumam ser consumidas frescas.
Recursos crescentes
Na maioria das vezes, esse tipo de colheita de frutas é cultivado no território da Rússia central. É costume plantar Antonovka e outros polinizadores comuns ao lado de árvores semi-anãs. O indicador de resistência à geada é de até -42 graus Celsius. Você pode plantar árvores na primavera ou no outono. Ao colocar um jardim entre filas ou árvores, deixe de 40 a 50 centímetros.
A variedade Medoc precisa de cuidados regulares e competentes. As macieiras são regadas pelo menos 2 vezes por semana. Além disso, não se deve esquecer a fertilização. As árvores são alimentadas desde o início do inchaço dos botões até a queda das folhas. Se o solo não for umedecido a tempo, a árvore começará a perder inflorescências e os frutos se tornarão menos doces.
Jardineiros experientes aconselham você a seguir o seguinte padrão:
- no outono ou na primavera, a irrigação é realizada 3-4 vezes;
- na estação quente, as árvores também são regadas 4 vezes, mas aumentam o volume de água, principalmente durante a seca;
- com a chegada do inverno, a irrigação é interrompida: somente com a chegada da primavera, quando o solo esquenta, a irrigação é retomada.
Para irrigação, recomenda-se o uso de água sedimentada, a água da chuva é ótima. É melhor recusar a água do rio, pois pode provocar várias doenças. É muito difícil quantificar a quantidade de patógenos em um líquido.
Top curativo
A fertilização é uma parte importante do cuidado com as variedades de frutas. Escolha compostos orgânicos e minerais. O curativo de cobertura se alterna, pois não podem ser aplicados ao mesmo tempo. Você também precisa fazer pausas entre as alimentações. O excesso de nutrientes é prejudicial à árvore. Os ramos começam a secar e o sistema radicular apodrece. A cobertura é de grande importância durante a floração, bem como durante o período de crescimento ativo da muda.
Fertilize o jardim de acordo com o seguinte esquema:
- os compostos orgânicos são aplicados 3-4 vezes ao ano, usando excrementos de pássaros, composto ou esterco;
- compostos de nitrogênio são necessários para o crescimento ativo do tronco e dos ramos;
- assim que os frutos começam a se formar, eles passam a ser fertilizados com potássio e fósforo.
A alimentação combinada não apenas fortalece o sistema imunológico da macieira, mas também a protege de doenças e fatores ambientais negativos. Antes de adicionar nutrientes, é necessário limpar a camada superior do solo das ervas daninhas e desenterrá-la. Os excrementos e o estrume das aves devem ser diluídos em água antes de serem utilizados. Uma alta concentração de substâncias ativas só prejudica a árvore.
Assim que a colheita começa a amadurecer e mudar de cor, a fertilização é interrompida. Para proteger o jardim no inverno, o solo ao redor do tronco é coberto com cobertura morta. Um material especial de cobertura ou palha serve. Para o inverno, as árvores não são alimentadas.
Resistência à geada
Apesar da alta resistência à geada, as árvores são isoladas adicionalmente em áreas com invernos rigorosos e longos. Os baús são embrulhados em estopa. Na Sibéria, as macieiras são completamente embrulhadas para que os ramos não congelem. Dentro dos limites das regiões quentes, não há necessidade de tomar medidas adicionais para preservar o jardim: a variedade Medoc suporta facilmente geadas de até -42 graus Celsius.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.