- Autores: VSTISP, autor - V.V. Kichina
- Gosto: doce e azedo, sobremesa
- Aroma: média
- Peso do fruto, g: 100-180 ge até 250 g
- Tamanho da fruta: média e acima da média
- Produção: 35 t / ha, até 130 kg por árvore
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: 3-4 anos
- Termos de amadurecimento: outono
- Maturidade removível: Setembro (meados)
Sem as macieiras, não se forma um único jardim ou área suburbana, porque as maçãs são muito úteis e amadas por crianças e adultos. Ao escolher uma variedade de maçã para plantar, o jardineiro leva em consideração, em primeiro lugar, a abundância da colheita e o grau de complexidade do cuidado - quanto mais fácil, melhor. É por isso que a macieira Marat Busurin é popular entre os jardineiros e agricultores que cultivam frutas para fins comerciais.
História de criação da variedade
Este tipo de macieira surgiu como resultado do cruzamento do doador americano SR0523 com a cultivar Autumn Joy. O trabalho foi realizado pelos criadores da VSTISP, chefiados por Viktor Valerianovich Kichina. A variedade foi cultivada em 1982 e entrou no Registro Estadual em 2001. Apesar da pouca idade, a variedade Marat Busurin chegou ao gosto de muitos jardineiros e agricultores.
Descrição da variedade
A macieira Marat Busurin é uma árvore de porte médio, podendo atingir os 3 metros de altura, com copa larga, arredondada e moderadamente densa. De acordo com os biólogos, esta espécie é um semi-anão natural com uma energia média de desenvolvimento da copa. A árvore é caracterizada pela saída de ramos esqueléticos em um ângulo de 90 graus, de modo que a copa parece magnífica, apesar do espessamento médio das folhas.
Recursos, prós e contras
Esta variedade tem muitas características graças às quais a colheita de frutas ganhou popularidade e é amplamente cultivada em muitas terras agrícolas. Entre as vantagens, vale destacar a farta produção, excelente sabor dos frutos, cuidados despretensiosos, resistência a baixas temperaturas e múltiplas doenças, além da capacidade de suportar o transporte sem perdas.
Entre as desvantagens da cultura, apenas algumas das dificuldades de cuidado podem ser notadas - poda e modelagem da copa de uma árvore.
Amadurecimento e frutificação
O período de floração da árvore ocorre no final da primavera e dura de 10 a 15 dias. Nesta altura, fica coberto de grandes flores branco-rosadas e exala um aroma incrivelmente agradável. A maturidade precoce da variedade é alta. Os primeiros frutos podem ser degustados apenas por 3-4 anos de crescimento e desenvolvimento da árvore, mas a cada ano a qualidade da frutificação aumentará. Um ciclo de frutificação ativo ocorre no final de agosto e dura 2 a 3 semanas.
Regiões em crescimento
Inicialmente, esta espécie de maçã foi criada para plantio em massa na região de Moscou, no entanto, devido à sua alta resistência à geada e rápida adaptação a diferentes solos, mudas foram cultivadas nas regiões do norte. Hoje, a macieira Marat Busurin cresce com sucesso em diferentes zonas climáticas da Rússia e alguns países da CEI.
Produção
O rendimento da variedade de sobremesa é muito alto. Em média, cerca de 130 kg de maçãs podem ser colhidos por temporada de uma árvore adulta em condições favoráveis e cuidados adequados. A freqüência da árvore é anual, sem lacunas, e a qualidade das maçãs melhora com o passar dos anos.
Frutas e seu sabor
As maçãs para sobremesa Marat Busurin são muito saborosas, lembram um pouco a Antonovka, mas são mais intensas, doces e azedas. O formato do fruto é regular, redondo, com estrias pouco pronunciadas na base. A cor da fruta é verde-amarela com listras vermelho-púrpura borradas. Graças à pele densa, mas não rígida, as maçãs são transportáveis e mantêm sua apresentação por muito tempo. A polpa da fruta é branca e suculenta.O tamanho dos frutos é médio - 100-180 gramas, porém, há maçãs maiores que pesam até 250 g.
Recursos crescentes
Apesar da despretensão, o local para o plantio das mudas deve ser escolhido com cuidado. O solo deve ser fértil, respirável, bem hidratado e fertilizado. O local deve ser iluminado pelo sol e protegido de correntes de ar e ventos fortes. Antes de plantar uma muda, recomenda-se tirar o mato do solo, desenterrá-lo para que o solo se encha de oxigênio e só depois preparar os buracos para o plantio.
O plantio da macieira pode ser feito na primavera, após o bom aquecimento do solo, ou no outono, cerca de um mês antes da geada, para que o sistema radicular tenha tempo de se adaptar e se preparar para o inverno. Mudas saudáveis de um a dois anos de idade são adequadas para o plantio.
Polinização
A fruticultura é autopolinizada, ou seja, há inflorescências femininas e masculinas na árvore, portanto não necessita de árvores doadoras.
Top curativo
A fertilização de uma árvore é uma das atividades de cuidado abrangente da lavoura que não deve ser negligenciada. Árvores jovens por 2-3 anos após o plantio precisam de misturas minerais complexas. No outono, a zona próxima ao caule deve ser alimentada com turfa, além de composto, que também servirá como isolamento para o sistema radicular. A alimentação anual complexa de uma árvore adulta consiste em 4 estágios. A cobertura é importante durante o período de formação de botões e floração ativa.
Resistência à geada
A resistência de inverno da variedade é bastante alta, portanto, nenhuma medida adicional de aquecimento é necessária. O principal é que as mudas ou árvores fiquem protegidas das correntes de ar e da umidade excessiva do solo.
Doenças e pragas
A macieira raramente é exposta à crosta e ao oídio; no entanto, são recomendadas medidas preventivas. Via de regra, está pulverizando com agentes especiais. Na maioria das vezes, a macieira fica exposta à invasão de pulgões e mariposas, que pode ser controlada por tratamento com líquido bordalês ou inseticidas. Se a árvore é suscetível ao câncer de raiz, é necessário tratar os rizomas com uma solução de sulfato de cobre e, em seguida, enxaguar abundantemente com água.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Em suas avaliações, os jardineiros e agricultores observam o alto rendimento da variedade, a atratividade externa das maçãs e sua boa qualidade de conservação (75-100 dias). Além disso, uma árvore adulta não ocupa muito espaço no local, tem uma altura média, o que facilita o processo de poda e formação de copa, além de ser totalmente inadequada no seu cuidado - o que é especialmente importante para os novos veranistas. A estabilidade da frutificação e a resistência a muitas doenças merecem elogios especiais.