- Autores: VSTISP
- Gosto: doce e azedo, com predomínio de doçura, sobremesa
- Aroma: fraco
- Peso do fruto, g: 60-80
- Tamanho da fruta: pequeno e médio
- Produção: alto, até 13 kg
- O início das variedades de frutificação: por 2 anos
- Termos de amadurecimento: outono
- Maturidade removível: início - final de setembro
- Mantendo a qualidade: até novembro - janeiro
Nos últimos anos, a seleção de macieiras pertencentes às variedades colunares tem sido ativamente realizada. Um dos pioneiros nessa área é o cientista russo V.V. Kichina. O renomado criador esteve diretamente envolvido na criação de muitas variedades impressionantes de plantações de maçã. Recentemente, uma variedade relativamente fresca chamada Malyukha se tornou popular.
História de criação da variedade
Criado pelos especialistas do professor VSTISP V.V. Kichina, N.G. Morozova e L.F. Tulinova. Na criação, eles usaram Brusnichnoye e KB 103. Antes de serem incluídos no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia, os testes de variedades duraram 7 anos.
Descrição da variedade
Uma variedade colunar de crescimento rápido. A macieira cresce até 2,5 m. O crescimento anual não ultrapassa 15 cm. O bebê se distingue por uma copa pequena e compacta e boa folhagem. Em maio, a árvore fica coberta de lindas flores brancas como a neve. É uma variedade não auto-fértil, polinizada por Currency, Kitayka, Chervonets.
Recursos, prós e contras
A variedade de tamanho médio é considerada muito conveniente para a colheita de frutas. A forma da árvore não ocupa muito espaço. Acontece que quebra um pequeno pomar de maçãs em uma pequena área.
O aspecto da Malyukha é muito decorativo, o que permite não só fornecer maçãs aos proprietários, mas também decorar o território do local. Frutifica com maçãs grandes e cheias. Alta resistência à geada, altamente valorizada em áreas com climas frios.
A macieira colunar é inferior às variedades comuns apenas em uma - há mais frutas em uma macieira comum.
Amadurecimento e frutificação
Termos de amadurecimento no outono. O vencimento removível ocorre no início - final de setembro. O bebê começa a dar frutos no segundo ano e, a partir dos cinco anos, dá uma colheita anual.
Regiões em crescimento
Esta variedade colunar é um verdadeiro achado para os jardineiros da Rússia central.
A região de admissão é Central, representada pelas regiões Bryansk, Ivanovo, Vladimir, Moscou, Kaluga, Ryazan, Tula e Smolensk.
Os resultados obtidos durante os testes representam a possibilidade de cultivar Malyukha em um clima mais fresco, em particular, nos Urais. Mas o melhor desempenho é mostrado na região de Moscou.
Produção
A macieira desta variedade tem alto rendimento, até 13 kg.
Frutas e seu sabor
As maçãs arredondadas e cônicas são distribuídas uniformemente no tronco. O peso de cada fruta individual é de 60-80 g, sendo considerada de tamanho pequeno ou médio.
A cor da casca é amarelo claro. A pele é lisa, fina, mas densa, há uma leve camada de cera.
O sabor da fruta é doce e azedo, com uma doçura predominante - a sobremesa. A cor da polpa suculenta é mais próxima do creme, a densidade é média. As maçãs exalam um aroma sutil.
Recursos crescentes
A variedade Malyukha pode ser plantada na primavera (abril) ou no outono (setembro-outubro).
Antes de prosseguir com o pouso, é importante determinar corretamente o local de pouso. Certamente deve estar sem correntes de ar e sempre ensolarado.
O solo é preferencialmente fértil, com altas propriedades de drenagem. É importante lembrar que a proximidade com as águas subterrâneas é destrutiva para uma árvore. Portanto, é importante não plantar nas terras baixas.
Tendo decidido o local, você pode começar a organizar o fosso de pouso. Será correto prepará-lo 2 semanas antes de plantar a macieira. A largura deve ser de 50 cm e a profundidade é determinada pelo comprimento das raízes da muda.
Normalmente, as variedades colunares de macieiras são plantadas em uma fileira. A distância de plantio é mantida dentro de 0,4 m. Se várias linhas forem plantadas, uma distância de 130 cm deve ser mantida entre as linhas.
Sempre que possível, uma cama "quente" é usada durante o plantio.
Um buraco é cavado, no fundo do qual garrafas de plástico são colocadas, e composto é colocado em cima delas.
Em seguida, uma camada de resíduos de plantas de ervas daninhas, grama e folhagem, uma camada de serragem e terra são colocadas alternadamente ali. Uma muda de Malukha é plantada no "travesseiro" preparado.
No inverno, você precisa tentar proteger a árvore da geada. Com a chegada do tempo frio, o colo da raiz é coberto com cerca de 10 cm de altura. Depois que a macieira é plantada, ela é regada e coberta com cobertura morta.
Diferentes condições climáticas afetam o regime de irrigação. Para que a árvore seja confortável no primeiro ano de vida, é necessário controlar o solo para que fique úmido até uma profundidade de 4-5 cm. Em clima normal, a irrigação é necessária 2 vezes por semana.
Como todas as árvores frutíferas, Malukh precisa ser podada. A partir do segundo ano após o plantio, é necessário formar uma copa, livrar-se dos galhos desnecessários que crescem horizontalmente. O tiro vertical superior não pode ser cortado, só é permitido amarrá-lo.
Será conveniente para o bebê se cortar de acordo com um certo padrão.
No 2º ano de vida - os ramos laterais são cortados em 2 botões. Durante o período de verão, brotos frescos irão se desenvolver a partir deles.
Aos 3 anos, os rebentos anuais já estão a dar frutos e os rebentos jovens são cortados em 2 botões.
No 4º ano - retiram os galhos do ano anterior, os que já frutificaram, e com o restante dos brotos voltam a agir de acordo com o esquema.
Com esta opção de poda, obtém-se um caule que cresce lentamente, garantindo a frutificação anual. E, na ausência de poda, a macieira perderá sua forma colunar e a árvore envelhecerá rapidamente.
A remoção de ervas daninhas e o afrouxamento geralmente são combinados. Para facilitar o trabalho, os troncos são especialmente cobertos com cobertura morta para que as ervas daninhas não interfiram com a muda da árvore.
Top curativo
No primeiro ano após o plantio, recomenda-se adicionar nitroammophoska à taxa de 50 g de fundos por 1 muda.
A realimentação é necessária para a cultura em um mês. Desta vez, você pode usar a ureia dissolvendo 2 colheres de sopa. colheres de composição em 1 balde de água.
O terceiro top curativo, o último, é realizado um mês depois. Novamente, você pode usar ureia ou nitroammofos.
A cobertura é sempre aplicada em solo úmido. Primeiro, as mudas jovens devem ser regadas e só depois fertilizá-las.
Doenças e pragas
A resistência a doenças e pragas é alta. Uma resistência semelhante é observada a doenças fúngicas. Nesse sentido, não há grande necessidade de aplicação de compostos químicos medicinais à maçã.
Mas, na primavera, será útil tratar a muda com fungicidas especiais e agentes de controle de pragas.
Em volta do tronco não vai doer borrifar com "Thunder", que protege a árvore das formigas. A ausência de formigas garante que os pulgões não comecem nas folhas.
Os roedores podem cobiçar a casca da maçã no inverno. Seria sensato e prudente enrolar o tronco com uma rede.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
As frutas são destinadas ao consumo in natura.
Os jardineiros observam a alta qualidade dos frutos de maçã. Eles podem ser armazenados até janeiro sem perder suas qualidades.
Aqueles que cultivam a macieira Malukh há vários anos dizem que a produção só aumenta a cada ano.
Na primavera, a macieira agrada com uma floração maravilhosa e enche o jardim de aromas maravilhosos.
No verão, sua coluna apresenta uma linha vertical nítida de verde, e no outono dá frutos saborosos. No entanto, no inverno, a cultura do jardim não causa muitos problemas.
Sem dúvida, a macieira Malukha merece um lugar em qualquer jardim de um jardineiro doméstico.