- Autores: Seleção popular, países Bálticos
- Gosto: doce e azedo, sobremesa
- Peso do fruto, g: de 80 a 130
- Tamanho da fruta: média ou acima da média
- Produção: até 50 kg por árvore
- Frequência de frutificação: em uma idade jovem eles dão frutos anualmente, adultos - muitas vezes periodicamente
- O início das variedades de frutificação: os primeiros frutos podem ser obtidos em 3 anos, o rendimento máximo ocorre em 6-8 anos
- Termos de amadurecimento: início do verão
- Maturidade removível: final de agosto - até 10 de setembro
- Mantendo a qualidade: após a remoção pode durar até duas semanas
A macieira Malinovka, ou Suislepskoe, é uma excelente variedade de sobremesa. Os jardineiros apreciam-na pela sua polpa delicada com ligeiro azedume e aspecto atraente da fruta, que os distingue favoravelmente no contexto de outras maçãs.
História de criação da variedade
Pela primeira vez, a variedade Malinovka foi descrita pelo pesquisador francês Andre Leroy em meados do século XIX. Ele descreveu esta macieira como uma variedade surpreendentemente resistente ao inverno, originária das margens do Mar Báltico. No entanto, em outras fontes, há descrições anteriores de Malinovka, datadas dos séculos 17 a 18, que falam da origem estoniana e até persa dessa variedade varietal.
Descrição da variedade
A macieira robin é uma árvore de tamanho médio. A altura varia de 3 a 5,5 M. A copa é espessa, redonda ou ligeiramente em forma de cunha, muitas vezes engrossa, periodicamente necessita de ser desbastada. Os ramos são finos, fortes, mate, ligeiramente ásperos, têm uma tonalidade amarelo pálido ou bege claro. Os brotos mais grossos sobem para cima, formando uma coroa arredondada.
As folhas da árvore têm o formato arredondado correto, ligeiramente grandes, com uma rica tonalidade verde. As bordas das folhas são serrilhadas, ligeiramente pubescentes, brilhantes e ligeiramente enrugadas.
Recursos, prós e contras
A principal vantagem da casta pode ser considerada o excelente sabor da fruta, que se denomina sobremesa. Nota-se também a atratividade das frutas - elas servem de decoração para qualquer mesa. Suas nervuras parecem muito atraentes contra o fundo de um leve rubor que, via de regra, aparece em um dos lados da maçã.
A desvantagem da variedade, segundo os jardineiros, é o rendimento insuficientemente alto. Para obter a quantidade ideal de frutos, deve-se fazer muito esforço ao cuidar da macieira e monitorar cuidadosamente para que não apareçam pragas nos galhos e não haja sinais de doenças infecciosas.
A desvantagem da variedade robin é a fraca transportabilidade das maçãs. Eles se enrugam facilmente, então geralmente são usados apenas no momento da colheita.
A baixa robustez de inverno também distingue, de forma desvantajosa, esta variedade de outras macieiras semelhantes. Portanto, ao escolher esta variedade para cultivo em seu local, você definitivamente deve levar em consideração a zona climática em que se encontra.
Amadurecimento e frutificação
Blooming Robins, como a maioria das outras variedades desta árvore frutífera, começa em maio. As flores são grandes, perfumadas, de um branco pálido. Em algumas subespécies, a floração pode ter uma leve tonalidade rosa. Durante este período, o Robin atrai um grande número de insetos polinizadores, o que tem um efeito benéfico na produtividade.
Os frutos do robin estão prontos para serem colhidos na segunda quinzena de agosto, desde que não sejam cultivados ao norte da faixa do meio. Nas regiões mais ao norte, existe o risco de não amadurecimento das maçãs e, no inverno, o risco de congelamento do sistema radicular aumenta muitas vezes.
Após o amadurecimento completo, é importante retirar os frutos da árvore a tempo, caso contrário, as maçãs morrerão. Os frutos colhidos do solo ficam muito menos armazenados, por isso é importante não perder a época da colheita.
Depois de retiradas do galho, as maçãs podem manter seu frescor por até 14 dias.
A queda espontânea de maçãs pode estar associada a vários motivos:
se os frutos não foram colhidos na hora certa e simplesmente maduros demais;
se a macieira não recebe umidade ou, ao contrário, cresce em área úmida ou pantanosa;
se o tempo ruim acontecesse e um vento forte soprasse os frutos da árvore;
se a macieira foi atacada por pragas ou doenças.
Regiões em crescimento
A macieira da variedade descrita cresce bem em regiões de clima temperado. Ao cultivá-lo, deve-se ter em mente que a tecnologia agrícola será diferente dependendo da latitude de crescimento. Quanto mais ao norte uma árvore da variedade Malinovka é cultivada, menor ela cresce na idade adulta.
Excelente Malinovka crescerá nas regiões de Ryazan, Tula, Penza, Tambov, Bryansk, bem como na Bashkiria e na região do Volga.
Produção
A variedade não apresenta alto rendimento. Os primeiros frutos podem ser obtidos de uma árvore que atingiu a idade de 3 anos. O maior rendimento é dado por árvores que crescem em um local a partir dos 8 anos de idade. Isso tem cerca de 50 kg. Depois de atingir essa idade, a cada ano subsequente, a macieira dá cada vez menos frutos, mas em raras épocas tem um bom rendimento.
Se ao lado da Robinovka nenhuma outra macieira cresce para polinização, então você não pode esperar pela colheita, de jeito nenhum. Esta variedade é completamente não fértil, por isso precisa de um grande número de polinizadores ou parentes próximos.
Frutas e seu sabor
A maçã Malinovka tem um tamanho médio ligeiramente maior, seu peso chega a 80-130 g, o formato é redondo, ligeiramente cônico, muitas vezes ligeiramente irregular. As costelas são bem visíveis na casca lisa, que apresenta um leve brilho quando madura. A cor da fruta varia do amarelo pálido ao esverdeado. As maçãs têm um caule longo ligeiramente achatado. O funil é raso, geralmente cor de laranja ou amarelo escuro.
O núcleo da semente é bastante grande, as câmaras estão abertas. As sementes são escuras, planas, bastante limpas. A polpa das maçãs apresenta um ligeiro azedume, que se combina agradavelmente com a doçura da fruta. O nível de açúcar chega a quase 9,5%, o que é um bom indicador para variedades de sobremesa. Um aumento no conteúdo de ácido ascórbico e pectina pode ser notado na composição da fruta.
Recursos crescentes
A macieira Malinovka crescerá bem apenas em solos férteis, por isso é necessário ter cuidado ao escolher um local para plantá-la, ou enriquecer um solo de qualidade insuficiente com nutrientes na véspera do plantio.
Deve-se notar que plantar uma macieira em uma área pantanosa ou próximo a corpos d'água não é a melhor ideia. O sistema radicular não tolera um nível alto de água subterrânea, portanto, se não for possível escolher outro local para o plantio, é preciso cuidar da drenagem da cova embaixo da macieira, sendo melhor plantar em uma Colina.
Como outras árvores frutíferas, o Robin gosta muito de áreas abertas e ensolaradas, onde a luz do sol incide sobre a copa ao longo do dia. Neste caso, os frutos serão especialmente doces e vermelhos. Mas, ao mesmo tempo, é importante garantir que a árvore esteja protegida de fortes rajadas de vento, caso contrário, todos os frutos coloridos e verdes podem simplesmente cair antes de amadurecer, e há o risco de perda total da colheita.
O pomar de maçã deve ser plantado de acordo com o esquema de 7 por 7 m em um padrão quadriculado. Nesse caso, as árvores não farão sombra umas às outras e terão umidade suficiente.
Covas para mudas são preparadas com antecedência, 2-3 semanas antes do plantio. Seu tamanho não deve ser inferior a 70 cm de profundidade e 100 cm de diâmetro. A drenagem é colocada no fundo, depois o húmus, que é preenchido com água. Nesse formulário, os furos são deixados por até 21 dias.
Plantar Robin é permitido tanto na primavera quanto no outono. Depende do tipo de sistema radicular da muda. Quando fechada, é recomendável pousar no outono, após a limpeza do local - por volta de outubro. Se o sistema radicular estiver aberto, a árvore criará raízes bem quando plantada em março-abril. O principal é ter tempo para fazer todo o trabalho de plantio antes que os botões comecem a florescer, caso contrário, a árvore jovem sofrerá dolorosamente o transplante.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.