- Autores: S. N. Artyukh, T. G. Prichko (Instituto de Horticultura e Viticultura do Cáucaso Norte)
- Gosto: agridoce
- Aroma: Forte
- Peso do fruto, g: 170-220
- Tamanho da fruta: grande e muito grande
- Produção: na idade de 5 anos colheita - 100-150 c / ha, 10-14 anos - 400-450 c / ha
- A frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 2 anos
- Termos de amadurecimento: início do verão
- Maturidade removível: final de junho - início de julho
Para um pequeno jardim ou quintal, recomenda-se escolher árvores frutíferas compactas que irão produzir rendimentos elevados e saborosos. Uma delas é a variedade colunar de maçã Luch, amplamente cultivada em escala industrial.
História de criação da variedade
A macieira precoce Luch foi criada em 2004, mas já conquistou o amor de muitos agricultores e agrônomos. Um grupo de criadores do Instituto de Pesquisa de Horticultura e Viticultura da Zona do Cáucaso Norte, Artyukh e Prichko, trabalhou na criação da variedade. O resultado foi uma variedade ao cruzar as seguintes espécies - Kuban spur, Melba e seleção mutacional. Esta espécie foi zoneada no território do norte do Cáucaso, mas é promissora para as regiões do sul da Rússia.
Descrição da variedade
A macieira Luch é uma árvore de porte médio do tipo esporão com copa colunar, moderadamente espessada com folhagem verde. O volume da copa não ultrapassa os 50 cm, a árvore atinge uma altura de cerca de 2 metros, pelo que não será difícil podar os ramos que crescem em ângulo agudo.
Recursos, prós e contras
A macieira Luch é uma variedade precoce e de crescimento rápido, com muitas vantagens, graças às quais a cultura frutífera é popular entre os residentes de verão e agrônomos. As principais vantagens desta variedade de maçã podem ser consideradas: a abundância da colheita, por se tratar de uma espécie colunar, alta palatabilidade dos frutos, atratividade externa das maçãs, que é importante se forem cultivadas comercialmente, robustez de inverno, boa proteção imunológica contra doenças fúngicas e infestações de pragas, e também maturidade precoce.
Praticamente não há desvantagens na colheita de frutas, com exceção da baixa qualidade de conservação (é possível armazenar os frutos por 2-3 semanas) e a necessidade de criar proteção contra a traça.
Amadurecimento e frutificação
A fase de floração ativa começa no início de maio. Nesse período, o arbusto fica coberto de lindas e perfumadas flores rosa claro. O período de frutificação começa bem cedo. As primeiras maçãs podem ser degustadas no final de junho - início de julho. A árvore dá frutos no segundo ano de crescimento. A frutificação é estável e anual.
Regiões em crescimento
O norte do Cáucaso é considerado a área ideal de cultivo, mas recentemente a variedade foi cultivada com sucesso em toda a região sul da Rússia. A árvore adora condições climáticas moderadamente quentes, sem mudanças bruscas de temperatura e frio prolongado.
Produção
Os indicadores de rendimento para a árvore de colunas são muito altos. Em média, colheitas abundantes podem ser contadas para 5-10 anos de desenvolvimento de safra de frutas. No 5º ano, as macieiras são capazes de produzir até 100-150 c / ha, e no 10-14º ano de crescimento - até 400-450 c / ha.
Frutas e seu sabor
As maçãs Luch caracterizam-se pelo tamanho grande (o peso do fruto chega a 170-220 g), formato redondo-achatado regular e superfície perfeitamente lisa. O sabor da fruta é brilhante, doce e azedo, sem adstringência, e a polpa é densa e suculenta. A fruta tem uma apresentação muito atraente devido não só ao seu formato regular e grande, mas também à sua cor invulgar - uma base verde claro com um blush framboesa, diluído com pontos subcutâneos pronunciados. O âmbito de aplicação não se limita à ingestão de frutas frescas, também podem ser enlatadas e secas.
Recursos crescentes
O plantio de mudas pode ser feito no início da primavera, quando o solo está quente o suficiente e os botões ainda não floridos, ou no outono, 3-4 semanas antes da primeira geada, pois o sistema radicular demora para se adaptar. Para o plantio, solo fértil e solto é ideal - argiloso ou arenoso.
Polinização
A espécie é auto-infértil, portanto há necessidade de polinização de árvores, cujo período de floração coincide com o aparecimento de flores nas macieiras. De acordo com agrônomos, as melhores árvores polinizadoras são Vadimovka, Mantet, Alenushkino, Branca de Neve.
Top curativo
A cobertura é aplicada gradualmente - na primavera e no outono. A árvore adora fertilizantes minerais e orgânicos. A quantidade de curativos é a metade daquela das macieiras convencionais.
Resistência à geada
A cultura tem alta resistência ao inverno, porém, é recomendado isolar mudas jovens para o período de geadas.
Doenças e pragas
A resistência à crosta e ao oídio é moderada. Portanto, medidas preventivas são necessárias. Além disso, a árvore precisa de proteção contra a mariposa.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
A macieira Luch é uma variedade popular, portanto, a opinião sobre a cultura da fruta é extremamente positiva. A espécie não é caprichosa no cuidado, rapidamente se enraíza no solo e se adapta às condições climáticas, dá alta produtividade, aliás, anual, os frutos são visualmente atraentes e incrivelmente saborosos.