- Autores: Seleção polonesa
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: há
- Peso do fruto, g: até 400
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: Alto
- Frequência de frutificação: periódico
- O início das variedades de frutificação: por 3 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: na 3ª década de setembro - 1ª década de outubro
Uma das novidades de maior sucesso de variedades híbridas de maçã pode ser chamada de Ligol, que tem uma série de vantagens e benefícios em comparação com outras variedades. Não é necessário esperar as estações quentes para saborear frutas frescas e suculentas - o Ligol proporcionará essa oportunidade quando houver nevasca e montes de neve do lado de fora da janela.
História de criação da variedade
Ligol é uma variedade de seleção polonesa de inverno. Esta variedade teve origem em Skierniewice no final do século XX no Instituto de Horticultura e Floricultura pelo cruzamento entre Linda e Golden Delicious. Ligol também é chamado de Ligol (Ligol).
Descrição da variedade
Na macieira Ligol, há tendência de engrossar a copa, sendo necessária a realização de podas periódicas, conferindo-lhe um formato fusiforme. Isso é necessário para que a árvore seja bem iluminada pelo sol, simplificando muito o seu cuidado. Normalmente a coroa tem formato cônico. As árvores que atingiram dez anos de idade têm cerca de 3,5 metros de altura. Esse tipo de crescimento é geralmente denominado de médio porte. A maioria das macieiras tem vida longa, podendo viver até 100 anos. A frutificação do ligol pode durar de 20 a 25 anos, o bom atendimento estende o tempo para 40 anos.
Recursos, prós e contras
Dentre as vantagens, vale destacar:
frutas grandes e saborosas;
resistência à geada, secura e doenças;
alta produtividade e maturidade precoce;
mantendo a qualidade dos frutos;
propósito universal.
Os contras incluem fatores como:
vulnerabilidade à queima de fogo;
dependência de polinizadores;
frutificação periódica.
Se as condições de armazenamento das maçãs forem violadas, o sabor torna-se amargo.
Assim, as vantagens dessa variedade são, em muitos aspectos, superiores às suas desvantagens - tanto em conteúdo quanto em quantidade. Muitos veranistas não prestam atenção à presença de desvantagens, pois podem ser completamente insignificantes.
Amadurecimento e frutificação
As datas de amadurecimento caem na 3ª década de setembro - 1ª década de outubro, dependendo das condições meteorológicas. O fim do crescimento dos brotos cai no final de julho - início de agosto, e a queda das folhas no final de outubro - início de novembro. No entanto, o vencimento do consumidor chega apenas em janeiro e segue até o final deste mês.
Com o armazenamento adequado, ou seja, em geladeira ou adega, os frutos são armazenados por até 6 meses, caso contrário, se o armazenamento não for em local escuro e fresco, por 4 meses. Ligol se distingue pela boa qualidade de conservação, resistência média ao calor e excelente resistência à seca e à geada, justamente devido a que as maçãs são armazenadas por mais tempo. Ideal para consumo fresco e enlatado. Para conferir boas características comerciais, os fruticultores recomendam o desbaste, ou seja, a remoção de defeitos e imperfeições na fase de formação dos frutos.
Regiões em crescimento
A macieira é cultivada principalmente no território da Polónia, Bielo-Rússia, Rússia e Ucrânia em grande escala, uma vez que a Ligol se distingue pela sua maturidade precoce e bom rendimento. Conseqüentemente, a comercialização da variedade está em um alto nível. Na Rússia, o plantio ocorre principalmente nas regiões do sul, ou seja, nas regiões de Lipetsk, Tambov, Oryol, Kursk, Belgorod e Voronezh.
Produção
Conforme já descrito acima, a árvore apresenta alto rendimento e maturação precoce: já no terceiro ano de frutificação de uma planta, são coletados cerca de 3 kg ou mais, ao atingir os 10 anos, as árvores podem produzir a partir de 15 t / ha de frutos. .
Frutas e seu sabor
Os frutos são muito grandes, com os devidos cuidados, seu peso pode chegar a 400 gramas. Além do tamanho, também se destacam entre outras variedades pelo sabor e aroma agridoces. Sua carne é cremosa, crocante, de grão grosso e extremamente suculenta. Externamente, as maçãs são de cor verde com um rubor vermelho vivo, têm formato cônico-arredondado, a casca é dura, densa, de espessura média e sem ferrugem.
Recursos crescentes
Para um bom atendimento, é necessário regar a árvore jovem com bastante frequência, até que ela seja capaz de extrair a umidade das profundezas do solo de forma independente. É comum regar uma árvore madura três vezes: na primavera, na época da formação do ovário e durante o período de amadurecimento. No entanto, é necessário ter muito cuidado aqui, pois a umidade excessiva pode prejudicar a colheita, a saber: contribuir para o aparecimento de rachaduras nas maçãs e prejudicar a manutenção da qualidade da fruta.
Polinização
A variedade não é autofértil, portanto os polinizadores devem ser colocados ao lado dela. Por exemplo, Spartan, Idared, Golden Delicious, Champion, Macintosh. As melhores opções são Lobo, Empire, Alva, Fuji e outras variedades.
Top curativo
O solo fértil é um dos fatores mais importantes ao plantar uma árvore jovem, então você precisa escolher o solo certo. Para Ligol, as melhores opções seriam tipos de solo como argila, argila arenosa e solo preto. E também adubo, fertilizantes minerais e húmus são adicionados ao solo, se necessário. Com relação aos fertilizantes, não é recomendável aplicá-los no primeiro ano. É necessário que a terceira safra comece a alimentar a macieira, a saber: na primavera com fertilizantes nitrogenados, e desde o início da floração - com fertilizantes contendo fósforo e potássio, observando-se um intervalo de 12-14 dias.
Resistência à geada
A macieira desta variedade é resistente ao inverno. Ele pode sobreviver a temperaturas tão baixas quanto –17 ° C, mas com um porta-enxerto forte, a vida da árvore pode continuar mesmo a –30 ° C. E também é necessário embrulhar o tronco com isolamento, bater no círculo do tronco e cobrir com cobertura morta.
Doenças e pragas
A macieira tem boa imunidade à sarna e oídio, além de ser resistente a doenças fúngicas. No entanto, também existem doenças que podem prejudicar gravemente a árvore. Por exemplo, uma queimadura bacteriana. Ela pode ser evitada apenas por prevenção oportuna. A presença de vários parasitas que levam a morte à árvore do jardim também não está excluída. Dentre esses parasitas, destacam-se os seguintes:
a mariposa codling, que se alimenta das sementes da fruta, rastejando dentro dos ovários;
o besouro da flor da macieira, que põe um ovo na flor, depois a larva choca e come a flor por dentro;
pulgão da vesícula.
De todos os parasitas acima, é possível salvar uma árvore após um ataque apenas de um pulgão, cortando folhas retorcidas e pontas danificadas de brotos jovens. Em outros casos, a morte inevitável aguarda a macieira. Para evitar que isso aconteça, é necessário realizar tratamentos preventivos com antecedência.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Muitos dos que plantaram Ligol em seu jardim ou na dacha ficaram satisfeitos. A maioria das resenhas elogia essa variedade por seu alto rendimento e frutas grandes e saborosas que permanecem densas e suculentas por muito tempo. Com os devidos cuidados, a macieira dá cada vez mais frutos a cada ano, até 50 kg, no inverno, o tronco da árvore pode ser amarrado com galhos de abeto, que protege não só da hipotermia, mas também dos ratos. Maçãs maduras aderem firmemente aos galhos, não se esfacelam, são armazenadas quase até fevereiro, têm um sabor doce e um azedume refrescante.