- Autores: Canadá
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: significativo
- Peso do fruto, g: 160-180
- Tamanho da fruta: médio e grande
- Produção: 102-120 kg por árvore
- Frequência de frutificação: regular
- O início das variedades de frutificação: por 2 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Mantendo a qualidade: até 10 dias
Maçãs de amadurecimento precoce no verão são freqüentemente caracterizadas por uma acidez pronunciada. A variedade de criadores canadenses Quinti revelou-se doce e aromática.
História de criação da variedade
Quinty é criado no sul de Ontário. Nesta parte da província canadense de Ontário estão a capital do país Ottawa e a Estação Experimental Central, criada no século XIX. Quinty surgiu em 1964 como resultado do cruzamento de Red Melba com a antiga variedade Crimson Beauty.
No final dos anos 80, Quinti foi inscrito no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução aprovado para uso na Federação Russa e começou a se espalhar na Rússia.
Descrição da variedade
A variedade precoce de maturação precoce Quinti distingue-se por uma colheita regular e de elevada qualidade de frutos grandes, bonitos, aromáticos e saborosos de cor vermelho-laranja. As maçãs podem ser transportadas, mas são mal armazenadas.
A planta é moderadamente suscetível a infecções, mas costuma ser afetada por crostas. Resistência baixa no inverno, mas a variedade tolera facilmente períodos de seca e calor.
Recursos, prós e contras
A árvore é de tamanho médio, com uma copa esparsa de ramos lisos e curvos e folhagem verde escura.
Traços e características positivas:
floração precoce generosa e rápido amadurecimento das maçãs;
boa produtividade;
ótimo sabor e aparência atraente da fruta;
alta resistência à seca e ao calor;
imunidade ao oídio;
de fácil cuidado.
Desvantagens da variedade:
resistência à geada baixa e média;
baixa imunidade à crosta;
perda de apresentação e sabor durante o armazenamento por mais de 10 dias.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação dessa variedade de maturação precoce é no verão - precoce e super precoce, ocorre em diferentes décadas de julho, dependendo da região. No Baixo Volga, as maçãs de Quinti são colhidas em meados de julho. O recheio branco, comum em jardins russos, frutifica 4-5 dias depois.
Regiões em crescimento
O clima continental úmido do sul de Ontário difere significativamente das condições do resto do Canadá. Quinti, desenvolvido para o território mais quente deste estado, se espalhou em muitos países do mundo com clima temperado. Surpreendentemente, tornou-se uma variedade comercial de sucesso na Noruega.
De acordo com o Registro Estadual da Federação Russa, as regiões oficiais de admissão à criação de Quinti são nomeadas: o Norte do Cáucaso, a região do Baixo Volga e o centro da região de Chernozem. É bastante cultivado no Território de Krasnodar, Astrakhan, Volgogrado e Regiões de Rostov, Kabardino-Balkaria e Ossétia do Norte. A variedade é agradável nas regiões de Kursk, Lipetsk e Voronezh.
Produção
A Quinti tem rendimentos médios a altos que aumentam com a idade da árvore. As árvores começam a frutificar regularmente a partir dos 2 anos (às vezes a partir dos 3 anos). Uma macieira adulta em época favorável e com boa tecnologia agrícola dá 102-120 kg de frutos. Cerca de 86 por cento são colhidos por hectare.
Recomenda-se comer Quinti fresco e processá-lo rapidamente, o prazo de validade não ultrapassa 10 dias (os frutos deterioram-se e ficam macios, algodoados). As maçãs podem ser secas, usadas para assar, fazer sucos, compotas, conservas.
Frutas e seu sabor
Os frutos na colheita são praticamente uniformes no formato (redondo e alongado-cônico) e no tamanho (grande e médio). O peso médio de uma maçã é de 160-180 g, mas com a regulação da floração pode atingir os 200-220 g, estrias e costuras laterais praticamente ausentes.A cor do fruto amarelo-esverdeado adquire um blush vermelho-alaranjado brilhante com um tom de framboesa à medida que amadurece.
A pele é de espessura média, lisa e brilhante, podendo apresentar uma leve camada de cera. A polpa aromática granulada tem cor esverdeada a cremosa, muito sumarenta, densa, com sabor a sobremesa.
100 g de polpa contém cerca de 8,4 g de vitamina C e cerca de 11% da composição é a soma dos açúcares. Avaliação dos provadores: 4,6 em 5 valores.
Recursos crescentes
A variedade não é muito caprichosa, mas é melhor escolher um local plano e ensolarado, e o solo é leve (argila solta). O plantio é feito no outono, em um buraco de 60-80 cm de profundidade e até 100 cm de diâmetro, o círculo do tronco é coberto com cobertura morta, preparações de fósforo-potássio são utilizadas a partir de fertilizantes.
A poda dos ramos é realizada periodicamente para evitar o espessamento da copa. Não devemos nos esquecer do tratamento preventivo para insetos.
Polinização
Do início a meados de maio, flores brancas grandes e perfumadas desabrocham abundantemente em toda a árvore. Quinti é uma variedade auto-infértil que requer a vizinhança (5 m) de polinizadores cruzados adequados para períodos de floração, são as variedades: Gala, Idared, Everest, Vista Bella e outras.
Resistência à geada
Em territórios do sul com invernos amenos, a variedade é agradável, mas as geadas na faixa do meio e na região da Terra Negra exigem medidas para cobrir o tronco e os rizomas. As temperaturas limite são –20… 22 ° C.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida.Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.