- Autores: S.P. Kedrin, Estação Experimental de Samara para Horticultura
- Gosto: doce e azedo, com especiarias
- Aroma: leve mas pronunciado
- Peso do fruto, g: 120-130
- Tamanho da fruta: média
- Produção: alto, 113 c / ha
- Frequência de frutificação: regular
- O início das variedades de frutificação: por 5-7 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: no final de setembro
A macieira é considerada um dos tipos de árvores frutíferas mais populares que se cultivam em terrenos privados e à escala industrial. Todo verão, o residente procura plantar uma planta despretensiosa que dê colheitas abundantes com manutenção mínima. Este tipo inclui a macieira Kutuzovets. Depois de plantada no seu sítio, há muitos anos pode proporcionar-se uma grande quantidade de frutos, de excelente sabor e conseguir manter a sua apresentação até à próxima colheita.
Descrição da variedade
A variedade Kutuzovets é uma das mais brilhantes representantes das verdadeiras safras de frutas de inverno. Criado em 1935 na Estação de Jardinagem Experimental de Samara pelo notável jardineiro-criador S.P. Kedrin, ao cruzar as variedades Skryzhapel comum e Renet Simirenko.
A planta é semi-anã, atinge altura de 2,5 a 3,5 m, com copa redonda achatada de média densidade. Com a idade, a copa fica mais espalhada, mas não requer grandes custos com poda e manutenção.
As folhas são de cor verde escuro, tamanho médio, ligeiramente brilhantes. Sua forma é oval-oblonga ou oval-alongada, com bordas serrilhadas um-duplo-serrilhadas. A ponta é enrolada, com bordas. O rebaixamento do fundo é bastante forte.
Os ramos esqueléticos do tronco formam um grande ângulo. Os galhos são presos com bastante firmeza. Galhos perenes e casca de tonalidade marrom-esverdeada.
Os rebentos são direitos, de espessura média, de cor castanho-acinzentada, pubescentes, os superiores ramificam-se em ângulos rectos.
Recursos, prós e contras
Entre outras variedades de uso universal, Kutuzovets está classificado em primeiro lugar. E a razão para isso foram as vantagens significativas:
- alta resistência à seca;
- longa vida de prateleira de frutas;
- durante o transporte não perdem a apresentação;
- bom gosto e comercialização de maçãs;
- excelentes habilidades gerativas da planta;
- alta resistência à geada;
- frutificação regular.
Dentre as desvantagens, pode-se destacar que a frutificação ocorre no 5º ao 7º ano de cultivo, portanto a variedade é considerada de média frutificação. No entanto, essa desvantagem pode ser facilmente superada com alimentação, rega e poda em tempo hábil.
Amadurecimento e frutificação
A floração ocorre em meados de maio. O amadurecimento técnico da fruta ocorre no final de setembro. Maçãs maduras podem ficar penduradas na árvore por muito tempo e não cair até o início da primeira geada.
As maçãs da variedade Kutuzovets são muito boas, a duração do período de consumo é de seis meses. De novembro a maio, as frutas não perdem o sabor.
Produção
Variedade de alto rendimento. De um espécime por temporada, você pode coletar até 50-60 kg de frutas ou 113 c / ha.
Frutas e seu sabor
Os frutos são de tamanho médio, uma maçã pode pesar 120-130 g, têm forma plana e redonda, ligeiramente achatada, com nervuras largas fracamente expressas. A principal característica da fruta é a unidimensionalidade. Quando totalmente maduro, a cor torna-se amarela com um leve rubor. Pele densa e lisa de espessura média, com manchas escuras subcutâneas.
A polpa é esverdeada ou branco-creme, suculenta, densa, de grão fino. Sabor clássico - doce e azedo com um sabor picante agradável. Possui um leve aroma frutado.Em uma escala de degustação de 5 pontos, 4 pontos são atribuídos devido à presença de acidez no sabor.
O propósito da fruta é universal. Fazem deliciosas geléias, geléias, compotas, frutas secas. As maçãs são especialmente úteis quando frescas.
Recursos crescentes
O híbrido pode ser plantado na primavera e no outono. Na primavera, o plantio é feito até os botões incharem. No outono - antes do início da geada. Antes de iniciar o trabalho de plantio, é necessário escolher cuidadosamente o local.
O local é escolhido bem santificado, mas protegido dos ventos frios. A água subterrânea, que pode estar próxima ao sistema radicular, afeta negativamente o desenvolvimento da cultura. Eles devem estar localizados a pelo menos 2 metros da superfície do solo.
Ao plantar várias mudas, a distância entre elas deve ser de pelo menos 3-4 m. A cova de plantio é preparada com antecedência. Seu tamanho depende do sistema raiz. O volume é de aproximadamente 50 cm de profundidade, até 1 m de largura, preenchido em camadas. 1/3 do buraco é coberto com solo fértil, misturado com húmus e fertilizantes minerais. O próximo 1/3 é apenas solo fértil sem quaisquer aditivos.
Uma muda é colocada, as raízes são suavemente esticadas e cobertas com terra. O solo é bem compactado para que não permaneçam vazios de ar. O colo da raiz é deixado 2-3 cm acima do solo, depois disso a planta é regada abundantemente e o solo é coberto com cobertura morta.
A macieira precisa de rega moderada. A irrigação é realizada em etapas:
- antes de brotar;
- após a floração, mas não antes de um mês depois;
- algumas semanas antes da colheita;
- no outono, antes do início das primeiras geadas, desde que o solo esteja seco.
A rega depende das condições meteorológicas. Se o tempo estiver seco e a quantidade de precipitação for insignificante, a irrigação deve ser mais abundante. Deve-se observar que quanto mais velha for a árvore, mais água precisará para seu desenvolvimento normal. As mudas jovens precisam de cerca de 30 litros de líquido. Para árvores de 3 a 5 anos - 60 litros, para espécimes mais velhos - 90 litros por rega.
A variedade realmente dispensa poda e modelagem devido ao seu espessamento médio. Basicamente, realizam o rejuvenescimento das copas e a poda sanitária. Galhos quebrados, secos e danificados são podados. As áreas antigas da casca também são removidas.
Polinização
O híbrido é polinizado por insetos. Para melhorar a frutificação, outras variedades de maçã de uma variedade diferente devem ser plantadas perto da colheita.
Top curativo
Alimentos adicionais começam a ser introduzidos vários anos após o plantio. Na primavera, fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados para melhorar o crescimento ativo da parte verde. Durante o período de floração, os Kutuzovts precisam de uréia, potássio e fósforo. Na fase de formação do fruto ativo, a alimentação orgânica é introduzida na forma de verbasco ou húmus podre. A nutrição pré-inverno consiste na introdução de uma mistura complexa, constituída principalmente por matéria orgânica.
Resistência à geada
A robustez de uma planta no inverno depende muito das condições climáticas. Em clima temperado, o indicador será bom, mas para a Sibéria e os Urais é médio ou baixo. O híbrido é capaz de resistir a geadas de curto prazo de até 35 graus. Após as geadas noturnas recorrentes da primavera, os brotos e botões podem congelar ligeiramente. Mas a cultura está se recuperando muito rapidamente.
Doenças e pragas
A macieira Kutuzovets distingue-se pela imunidade persistente. A resistência a muitas doenças fúngicas - sarna, oídio e podridão das frutas, é uma das mais altas. O tratamento da madeira contra insetos e doenças prejudiciais é mínimo. Para a profilaxia da primavera, é feita a pulverização, o tronco e os ramos do esqueleto também são clareados para evitar queimaduras solares.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.