- Autores: S.P. Kedrin, Estação Experimental de Samara para Horticultura
- Gosto: doce com acidez
- Peso do fruto, g: 140-180
- O início das variedades de frutificação: por 5-6 anos
- Maturidade removível: na segunda década de setembro
- Mantendo a qualidade: até 5 meses
- Compromisso: fresco, fazer compota de fruta, fazer compota
- Regiões em crescimento: Distritos de Povolzhsky, Uralsky e Volgo-Vyatsky
- Apareceu ao cruzar: Antonovka Saffron x Pepin London
- Transportabilidade: Sim
A macieira Kuibyshevskoe é considerada uma boa escolha para jardineiros experientes. A variedade parcialmente autopolinizada requer atenção, mas dá bons frutos que podem ser facilmente transportados. De uso universal, as maçãs são adequadas para enlatamento e processamento posterior.
História de criação da variedade
A macieira foi obtida por S.P.Kedrin por hibridização. No trabalho de criação, foram usados Antonovka Saffronnaya e Pepin Londonsky. O híbrido resultante foi registrado no Registro Estadual da Região do Médio Volga.
Descrição da variedade
A árvore é vigorosa, sem formação, cresce até 7 m de altura, com densidade média de copa, geralmente de formato largo piramidal. Os ramos são espessos, os rebentos são fortes, flácidos, com tom de casca castanho. As folhas são ovais regulares, afinando ligeiramente para o final da placa, de tamanho médio, ligeiramente curvadas na parte central.
Recursos, prós e contras
Kuibyshevskoe distingue-se pela boa qualidade de conservação dos frutos: são armazenados até 5 meses. Plantar várias outras macieiras com a mesma época de floração ajuda a alcançar uma frutificação abundante. As vantagens da variedade incluem:
- fácil adaptação a um novo local;
- alta capacidade de formação de rebentos;
- combinação harmoniosa de propriedades de sabor e aroma das frutas;
- tolerância à seca;
- proteção de raízes e botões das geadas recorrentes da primavera.
As desvantagens incluem a dificuldade em obter colheitas abundantes fora das áreas para as quais a variedade está adaptada. Além disso, a resistência da cultivar às principais doenças é baixa, exigindo maiores medidas de segurança durante o cultivo.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos atingem a maturidade na segunda década de setembro. A frutificação começa aos 5-6 anos. Kuibyshevskoe é uma das últimas variedades do final do outono. Em árvores maduras, a frutificação periódica pode ser observada.
Regiões em crescimento
A macieira é zoneada para cultivo nas regiões de Volgo-Vyatka, Ural e Volga da Federação Russa. Adequado para cultivo na região de Moscou. Ele se enraíza com sucesso nas regiões do sul.
Produção
As taxas médias de coleta são de 76 c / ha. A variedade é considerada frutífera. Dependendo da idade da árvore, a quantidade de frutos colhidos pode variar na faixa de 37-145 c / ha.
Frutas e seu sabor
Kuibyshevskoe é uma variedade de macieiras que dão frutos redondos achatados que pesam 140–180 g. A casca é de um verde profundo, até 1/3 da superfície pode ser vermelho-amarronzado. A polpa apresenta tonalidade cremosa, estrutura densa de grãos finos. A pele é densa, com uma flor esbranquiçada fraca, lisa, existem pontos subcutâneos mal expressos. O sabor é característico, doce, com acidez perceptível.
Recursos crescentes
Há experiência no cultivo bem-sucedido da variedade em porta-enxertos semianões. Este método é usado em áreas com ocorrência próxima de água subterrânea à superfície. Mas mesmo em sua própria cultura enraizada, Kuibyshevskoe demonstra um crescimento ativo. Crianças de dois anos já estão produzindo ramos que se estendem do tronco em um ângulo de 60–80 °.
O plantio de uma planta jovem é realizado no outono, em outubro, mas o mais tardar um mês antes do início da geada. Também é possível realizar este procedimento no início da primavera, até que os botões inchem e a seiva comece a escorrer. Ao escolher um local, é dada preferência a áreas ensolaradas e bem protegidas do vento. Com uma ocorrência próxima de água subterrânea, alta umidade do solo, a drenagem da cova de plantio é obrigatória. A distância entre as árvores do jardim é mantida na faixa de 5 m ou mais.
A preparação para o pouso deve ser preliminar. É cavado um buraco de até 1 m de diâmetro a uma profundidade de cerca de 0,8 m. O solo selecionado é misturado com 2 baldes de matéria orgânica (turfa ou húmus), adiciona-se 300 g de cinza de madeira. Além disso, 50 g de cloreto de potássio e 250 g de superfosfato são adicionados à mistura fértil. Você não deve adicionar cal, mas você pode diluir o solo argiloso com um balde de areia.
Ao plantar, o buraco é preenchido com 2/3 da mistura de solo preparada. Em seguida, uma estaca é cravada para uma liga. A muda é colocada no centro da cova, as raízes devem ser cuidadosamente esticadas, deixando o colo 5–6 cm acima das bordas da cova. Depois disso, o restante do solo é colocado, e são abundantes 20 litros de água regado. A superfície do círculo de plantio é coberta com uma camada de serragem ou turfa.
Árvores jovens definitivamente precisam de água. Eles são guiados pelo clima, mas a umidade deve ser aplicada pelo menos 2 a 5 vezes por mês. A liga feita para uma árvore jovem é gradualmente afrouxada.
A variedade é alta e, portanto, requer poda. No primeiro ano, na ausência de ramos laterais, o caule central é encurtado para 60–90 cm. Árvores bienais são formadas, removendo 1/3 de todo o comprimento da copa. Aos 5–7 anos, é realizada a poda principal. É considerada formativa, no futuro a altura da árvore será mantida a um nível não superior a 5 m - é mais conveniente para a colheita.
Doenças e pragas
A variedade exibe uma resistência à crosta abaixo da média. Frequentemente afetado pela podridão dos frutos.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
De acordo com os proprietários, Kuibyshevskoe demonstra excelente produtividade, tolera com sucesso até geadas severas. Observa-se que os primeiros frutos aparecem nos galhos da macieira já há 5 anos. Os moradores do verão notam especialmente o excelente sabor da fruta, assim como sua suculência. Ao processar, é possível obter não apenas atolamento ou atolamento. Os sucos funcionam muito bem também.
Os jardineiros recomendam armazenar os frutos colhidos em caixas de madeira, protegendo-os de altas temperaturas desnecessárias. Nesse caso, a colheita pode ser preservada até fevereiro.
Avaliações negativas estão principalmente associadas a uma violação de tecnologia agrícola recomendada para esta variedade. Com uma atitude descuidada, o morador de verão só terá que sonhar com colheitas abundantes. Os jardineiros mencionam que as variedades Kutuzovets e Zhigulevskoye são consideradas boas vizinhas polinizadoras de Kuibyshevsky. Nesse caso, praticamente não haverá flores estéreis nas macieiras.