- Autores: Bielo-Rússia
- Gosto: doce
- Aroma: média
- Peso do fruto, g: 150
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: Alto
- O início das variedades de frutificação: por 3 anos
- Termos de amadurecimento: fim do verão
- Maturidade removível: na década 2-3 de agosto
- Mantendo a qualidade: 1-2 meses
A macieira Kovalenkovskoye é uma excelente variedade de tamanho médio, merecidamente popular entre os jardineiros da via do meio e dos Urais. Distingue-se pela sua despretensão, alto rendimento e excelente resistência ao gelo.
História de criação da variedade
A variedade Kovalenkovskoe foi criada por criadores bielorrussos da Academia Nacional de Ciências de Horticultura de Minsk. Ao criar uma variedade, eles usaram o método de polinização livre. Diversas variedades estavam envolvidas na criação, mas o Lafram ainda era a base. É ele quem pode ser considerado o progenitor da macieira Kovalenkovskoe. Outro nome para essa variedade é Red Sweet, que foi dado de acordo com o sabor e a cor da fruta.
Descrição da variedade
A macieira Kovalenkovskoe é uma variedade de tamanho médio com formato redondo ou piramidal reverso. O tronco é forte, os ramos principais são grossos, suportam perfeitamente o peso da fruta. A macieira não possui propriedades decorativas, mas apresenta alto rendimento e maturação precoce.
A árvore atinge a altura de 5,5 m. Os ramos são densos, finos e com estrutura esquelética. A casca varia de laranja a amarelo fosco. As folhas são pequenas, ovais regulares, de tonalidade verde rica. Suas bordas são irregulares, como todas as macieiras. Os rebentos são ligeiramente felpudos, de cor vermelha. As flores são brancas, muito perfumadas.
Os frutos da variedade de maçã Kovalenkovskoe correspondem totalmente ao segundo nome dessa variedade, ou seja, tinto. Eles se distinguem pela rica doçura e suculência. Eles são ótimos tanto para consumo in natura quanto para fazer suprimentos para o inverno.
Recursos, prós e contras
Uma característica da variedade é a autofertilidade, de modo que a macieira dá uma sensação ótima e dá frutos, mesmo que não haja outras macieiras nas proximidades ou haja um pequeno número de polinizadores na área. Mesmo assim, de acordo com jardineiros experientes, a frutificação aumenta significativamente se houver árvores frutíferas semelhantes nas proximidades e se houver insetos que carregam pólen em quantidade suficiente.
Outra característica distintiva é o amadurecimento desigual dos frutos. Mas se para alguns isso é uma vantagem, porque tal fator permite que você aproveite a colheita fresca por muito mais tempo, para outros, ao contrário, cria dificuldades, porque são necessárias muitas maçãs para preparar os brancos de uma vez.
Das principais vantagens da variedade, pode-se destacar o fato de que a macieira é uma opção universal de cultivo em praticamente todo o território da Rússia, com exceção do Ártico. A temperatura máxima que uma macieira pode sobreviver sem consequências é -35 graus.
Como desvantagem, alguns jardineiros distinguem a baixa resistência a uma doença como a crosta. E também é necessário tratar a macieira Kovalenkovskoe de pragas com mais cuidado do que as árvores de outras variedades, já que sua resistência aos insetos não é das maiores.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos da variedade Kovalenkovskoe amadurecem, via de regra, no final de agosto. Quanto mais ao norte o local onde as árvores crescem, mais tarde elas dão frutos. Na faixa do meio e no sul dos Urais, as maçãs podem ser colhidas a partir da terceira década de agosto, no sul - no início do último mês de verão, mas na Sibéria e no Extremo Oriente apenas no início de setembro .
A frutificação é irregular, prolongando-se no tempo por até três semanas.
Produção
A macieira Kovalenkovskoe começa a dar frutos no terceiro ano após o plantio.A cada ano, o número de frutos na árvore aumenta e atinge seu máximo em 6 a 8 anos.
Você pode estimar o rendimento da variedade como bastante alto - cerca de 50 kg de fruta podem ser removidos de uma árvore adulta de 7 anos por temporada. Mas, para atingir esses indicadores, é preciso escolher o solo certo para o plantio e levar em consideração a Rosa dos Ventos.
Frutas e seu sabor
As maçãs da variedade Kovalenkovskoe têm um sabor adocicado rico, têm um grão leve e são moderadamente duras. Não há acidez, mesmo em frutas verdes. À medida que as maçãs amadurecem, elas se tornam mais doces e saborosas. E como até os frutos maduros ficam perfeitamente retidos nos galhos e não caem, na época da colheita têm o sabor mais doce e às vezes até açucarado. Se as maçãs forem colhidas dos galhos um pouco verdes, seu sabor poderá ser apreciado completamente apenas cerca de uma semana após a colheita.
O peso médio do fruto é de 150 g, de cor amarelo pálido, com manchas vermelhas brilhantes nas laterais. Nos ramos mais altos e no lado ensolarado, os frutos são completamente vermelhos e têm o sabor mais intensamente adocicado.
Recursos crescentes
Para que a macieira Kovalenkovskoe crie raízes rapidamente e doa o menos possível, é necessário escolher um local para plantá-la com um lençol freático baixo. Caso contrário, ela está ameaçada de apodrecimento do sistema radicular, doenças por umidade excessiva e, como resultado, a morte. Você pode perceber o início deste processo com a secagem da coroa por cima.
Para que a árvore de fruto se sinta confortável no local, para dar o máximo rendimento, para o seu plantio é necessário optar por solos ligeiramente podzólicos, argilosos, sem risco de inundações. E também no inverno, a influência dos ventos do norte sobre a árvore deve ser excluída, pois isso afetará negativamente os ovários e, consequentemente, reduzirá o rendimento.
Top curativo
Para obter um alto rendimento de forma consistente, a macieira deve ser alimentada com fertilizantes minerais.
Isso é feito de acordo com um cronograma específico. No primeiro ano, você não precisa fazer nada, a árvore tem bastante fertilizante aplicado na hora do plantio no solo.
A partir do segundo ano de vida, a macieira é alimentada em várias etapas.
Após o derretimento da neve (geralmente em março), uma mistura de ureia e nitrato de amônio na proporção de 2: 3 é introduzida no círculo do tronco.
No período em que os botões começam a se formar, é necessário adicionar uma solução de superfosfato (50 g por 10 l de água).
Durante o assentamento dos frutos, você pode ajudar a árvore com nitroammofos.
E no inverno, cave o gramado sob a macieira com húmus.
Se o solo na área onde as macieiras crescem for muito ácido, é uma boa ideia adicionar farinha de dolomita a cada 5 anos.
Resistência à geada
A macieira Kovalenkovskoe é uma variedade resistente à geada. No entanto, quando cultivada no norte e na Sibéria, vale a pena cuidar do isolamento adicional. Serragem e folhas secas são perfeitas para isso. Em invernos especialmente gelados, cubra a base do tronco com neve até a coroa.
Qualquer abrigo especial para uma macieira crescendo na faixa do meio não é necessário para o inverno. Mas ainda é necessário preparar a planta frutífera para a geada. Para isso, o tronco é branqueado, o solo sob ele é solto até a profundidade de meio metro. Recomenda-se a cobertura morta usando serragem ou folhas caídas. Ao mesmo tempo, é importante garantir que as folhas sejam apenas de árvores saudáveis, caso contrário, há o risco de pragas e bactérias que causam doenças infecciosas se enterrarem na zona da raiz.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.