- Gosto: doce, azedo presente
- Peso do fruto, g: 130-160
- Produção: na idade de colheita de 6 anos - 15-20 kg
- O início das variedades de frutificação: por 3-4 anos
- Termos de amadurecimento: final do inverno
- Maturidade removível: início de outubro
- Duração do período do consumidor: Outubro a março
- Compromisso: universal
- Regiões em crescimento: zona média da Rússia, oeste da Bielorrússia
- Sinônimos de nomes: Kastel, açúcar polonês
Para obter uma boa colheita de maçãs, as árvores precisam de cuidados adequados. Com um pouco de paciência e alguns anos após o plantio de uma macieira da variedade Kostelya, aparecem frutas deliciosas e de apresentação surpreendente.
História de criação da variedade
A história completa do melhoramento da variedade descrita é desconhecida. Pela primeira vez, a árvore foi escrita na crônica de Jan III Sobieski, que, por sua vez, era o rei polonês. Ele governou em meados do século 17, portanto, a variedade Kostel tem mais de 300 anos.
Você pode encontrar pequenas diferenças nos nomes se estudar diferentes fontes. O mais correto é o Kashtelskaya ou macieira polonesa.
Na Rússia, a variedade começou a ser cultivada ativamente no final do século XIX. Koshtel foi cultivada como uma variedade comercial até 1948. Agora não está zoneado, portanto não há informações no Cadastro Estadual.
Descrição da variedade
Esta não é uma árvore ornamental, a altura máxima é de 3 metros. A coroa é larga e espalhada. Esta é uma planta de tamanho médio.
Recursos, prós e contras
A variedade tem muitas vantagens:
tamanho pequeno;
cresce em qualquer condição;
árvore resistente ao inverno;
não é necessário regar e alimentar frequentemente com fertilizantes;
as maçãs são grandes, ricas em ácido ascórbico.
Se falarmos sobre as deficiências, então este é um período de frutificação tardia.
Amadurecimento e frutificação
A variedade tem maturação tardia no inverno, com maturação removível no início de outubro. A duração do período de consumo é de outubro a março.
A árvore começa a dar frutos apenas 3-4 anos após o plantio.
Regiões em crescimento
A macieira de Koshtel é cultivada na Rússia central e no oeste da Bielo-Rússia. A planta enraíza-se bem nas regiões de Bryansk e Ryazan, você pode encontrá-la em Moscou e na região de Moscou, bem como na região de Leningrado. A variedade também é encontrada no norte do Cáucaso, na Crimeia. Como você pode ver, a variedade possui uma geografia rica.
Produção
O rendimento deve ser avaliado quando a árvore já estiver madura. Essa maturação ocorre 6 anos após o plantio. De uma planta, você pode colher de 15 a 20 kg de frutas maduras e saborosas.
Frutas e seu sabor
As maçãs desta variedade são transportadas de forma excelente. Esta é uma planta de crescimento rápido para fins universais de frutas. As maçãs são verdes, mesmo quando maduras, apresentam formato arredondado. Cada um pesa de 130 a 160 gramas.
A casca da fruta é lisa, existem vários pontos claros sob a casca. No interior, esconde-se uma polpa verde e densa, moderadamente açucarada.
O sabor é bastante adocicado, com ligeiro azedume.
Recursos crescentes
As macieiras precisam de muito sol. Pelo menos 8 horas por dia.
Para o cultivo bem-sucedido da variedade, solo fértil é necessário.É melhor fazer um teste de solo antes de plantar para ter certeza de que as árvores são confortáveis e não precisam de nutrientes. Para macieiras, o pH deve estar entre 6,0 e 7,0. É aconselhável adicionar previamente composto e farinha de ossos ao solo.
Polinização
Sem polinizadores, o jardineiro não obterá maçãs saborosas, por isso é melhor plantar árvores perto de uma área onde haja muitas abelhas e borboletas.
Top curativo
A cobertura é uma dose concentrada de nutrientes. O gerenciamento de nutrientes é uma solução de longo prazo para garantir rendimentos consistentemente bons.
Se o solo for pobre em fósforo ou cálcio, polvilhe o solo ao redor com uma mistura de farinha de ossos e composto. Uma espessa camada de cobertura morta é colocada no topo. Palha ou lascas de madeira são adequadas. Ajuda a prevenir o crescimento de ervas daninhas ao redor das árvores e mantém a umidade no solo.
Resistência à geada
A variedade descrita possui alta resistência ao gelo, por isso é cultivada em várias regiões do nosso país.
Doenças e pragas
Entre os insetos que costumam infectar a macieira, estão as larvas da mariposa. Estes são pequenos vermes que se enterram nas maçãs. Uma borboleta adulta põe um ovo na fruta, um verme sai dela. Quando a maçã afetada cai, o inseto rasteja para fora dela, rasteja até a árvore e encontra um lugar isolado. Lá ele desenrola um casulo para se transformar em uma mariposa.
Na primavera, você pode encher o recipiente com isca e pendurá-lo em uma árvore:
uma parte de vinagre de maçã;
um terço de um copo de melaço;
1/8 colher de chá de amônia;
dois copos de água.
Outro problema são os pulgões. É melhor usar proteção biológica contra ele, a saber: atrair besouros que o comem. Se a árvore jovem estiver gravemente infestada, borrife uma mistura de óleo de hortelã-pimenta e alecrim.
Os inseticidas podem ser usados contra quaisquer insetos. Mas, este não é o único problema que um jardineiro tem que enfrentar. A podridão negra freqüentemente aparece nas árvores.
Como o nome sugere, esse fungo faz com que as maçãs fiquem pretas e apodreçam.Frutos e folhas caídos devem ser imediatamente removidos e queimados. Os rebentos infectados desenvolvem úlceras vermelhas nos ramos. Esses brotos não são colocados no composto, caso contrário, a propagação não pode ser evitada.
Esta variedade apresenta alta resistência à crosta.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.