- Autores: Seleção folk russa
- Gosto: quase sem ácido, querida
- Aroma: mel
- Peso do fruto, g: 30-50
- Tamanho da fruta: pequena
- Produção: moderado, 60-70 kg / madeira
- Termos de amadurecimento: início do verão
- Mantendo a qualidade: até 2-3 semanas
- Compromisso: universal
- Sinônimos de nomes: Medunichka, Skorospelka, Ranetka
Korobovka, também conhecido como Medunichka, Skorospelka ou Ranetka, é um convidado bastante raro nos jardins dos modernos residentes de verão. No entanto, esta variedade de maçã ainda pode ser encontrada em áreas antigas, e deve-se prestar mais atenção, pois seus frutos têm sabor de mel, embora tenham uma cor indefinida.
História de criação da variedade
Korobovka é uma antiga variedade da seleção nacional russa, criada por Isaev S.I., e a primeira menção da variedade data de 1855. Os sinônimos atribuídos à variedade falam por si próprios e são atribuídos à macieira por suas qualidades - sabor e espécie.
No território da Polónia, os ranetki estão incluídos na lista de culturas de valor pelas suas frutas suculentas, doces e excelentes características hereditárias. Essas árvores nunca foram cultivadas em escala industrial, embora fossem comuns nas terras da Bielo-Rússia, dos Estados Bálticos e da Ucrânia.
Descrição da variedade
Via de regra, trata-se de uma árvore com cerca de 2 a 5 metros de altura e uma copa em forma de vassoura. À medida que a árvore envelhece, sua copa ganha uma forma mais ampla. As folhas de Korobovka são de tamanho médio ou pequenas, elípticas arredondadas, ligeiramente curvas, mas densas. A folha da folha é coriácea, de cor verde escura, brilhante, ligeiramente enrugada e ligeiramente pubescente, o que confere à árvore um efeito decorativo especial. Brotos de tonalidade marrom-escura.
Recursos, prós e contras
As vantagens desta variedade são sua alta resistência à geada e, tão necessária para as regiões do norte da Rússia, altas temperaturas, o que a torna adequada para o cultivo nas latitudes meridionais. Entre as vantagens estão:
maturação precoce das maçãs, seu sabor excelente;
baixas exigências sobre a composição e qualidade do solo;
ramos frágeis de uma macieira.
Entre os contras estão:
autoinfertilidade;
entrada tardia no período de frutificação;
pequenez de frutas;
produtividade moderada;
derrota frequente pela mariposa.
Amadurecimento e frutificação
As árvores jovens entram no período de frutificação aos 8 anos de vida após o plantio (frutificação tardia) e frutificam anualmente, a cada período de frutificação a colheita aumenta, mas aos 20 anos o rendimento da macieira diminui, com o tempo ela desaparece.
Korobovka entre as macieiras pertence às variedades do início do verão, o que permite que você se delicie com frutas já no meio do verão, mas as maçãs não são armazenadas por muito tempo, mantendo a qualidade é de 2-3 semanas.
Regiões em crescimento
No território da região de Moscou, Korobovka é cultivada sem observar medidas agrotécnicas. Isso se deve ao fato de que a terra é bastante nutritiva e o clima é favorável.
Na Sibéria e nos Urais, a copa de uma macieira costuma congelar, mas isso não afeta a qualidade da colheita de forma alguma. Na região de Leningrado, com umidade elevada, Korobovka é cultivada sob controle vigilante, com o afrouxamento obrigatório das camadas superiores do solo, pois com o excesso de umidade aumenta o risco de infecção da árvore por doenças fúngicas e bacterianas. Apesar disso, a macieira cria raízes facilmente na área e cresce com bastante sucesso.
Produção
O rendimento de Korobovka é considerado moderado, 60-70 kg de maçãs podem ser colhidos de uma árvore. Os frutos estão bem presos aos ramos, o que lhes permite manter as suas qualidades.A colheita geralmente é feita à tarde, quando a umidade do ar é baixa.
Por exemplo, na região de Oryol, a colheita começa no início de agosto. Se as árvores forem plantadas no lado sul do local, as maçãs serão colhidas antes do tempo especificado, pois amadurecem rapidamente ao sol.
Frutas e seu sabor
O tamanho da maçã de Korobovka, como já mencionado, é pequeno, a forma da fruta é muitas vezes desigual, sem costelas proeminentes, achatada. A cor é verde sujo, às vezes amarelo, com listras vermelho-laranja opacas, intercaladas. A casca da fruta é fina, mas densa, macia e oleosa ao toque. A maçã tem gosto de mel, o gosto azedo não é sentido. A polpa do fruto é amarelada, densa, de dureza média. O aroma é mel. O peso de uma fruta oscila em torno de 30-50 g.
Recursos crescentes
As árvores jovens são plantadas em terreno aberto na primavera com a idade de 2 anos, botões dormentes são um pré-requisito. Recomenda-se que as plantas com 4 anos de idade sejam plantadas no outono, após a queda da folhagem.
A mistura de terra deve ser solta e nutritiva. Vale a pena adicionar húmus, sulfato e superfosfato ao substrato. O solo é cavado até a profundidade da baioneta da pá. Uma distância de 1,5 metros é observada entre as árvores e pelo menos 6 metros entre as linhas.
Polinização
Uma vez que a variedade é estéril, mais atenção deve ser dada à polinização. Se variedades como recheio branco, Antonovka, Canela ou Papirovka forem plantadas ao lado de Korobovka, a polinização não ocorrerá. O fato é que essas macieiras não se destinam ao crescimento e desenvolvimento próximo umas das outras devido às suas peculiaridades de polinização. Portanto, vale a pena adicionar variedades a Korobovka cujo período de maturação coincide com ela, ou seja, todas as de maturação precoce.
Top curativo
É necessário alimentar a planta todos os anos, a partir da primavera, quando se ativa o período de crescimento das raízes e brotos. E também os fertilizantes afetam o número de frutos, permitem que a árvore se adapte mais facilmente às mudanças de temperatura.
Os seguintes grupos são usados como fertilizantes:
mineral:
orgânico;
complexo.
A utilização de cada tipo de alimentação permite que a macieira se desenvolva plenamente. Os fertilizantes são aplicados no solo por meio de irrigação, e também são usados como pulverização, todas as substâncias podem ser absorvidas pela planta através das lâminas das folhas (absorção).
Resistência à geada
Korobovka tem alta resistência à geada. Capaz de sobreviver facilmente a geadas a -23 ° C sem abrigo. Porém, recomenda-se que as árvores jovens plantadas em terreno aberto sejam cobertas nos primeiros invernos.
Doenças e pragas
O korobovka é muito resistente ao ataque de insetos, mas com cuidados inadequados é afetado pela mariposa. E também a macieira é relativamente resistente à crosta. Aos primeiros sinais de infecção, é necessário remover as áreas danificadas e tratar as plantas com preparações especiais.
Korobovka não é apenas um fígado longo entre as variedades de macieiras, mas também é frequentemente usada como árvore-mãe para enxertia e criação de novos híbridos. Uma bela macieira, ideal para invernos russos e às vezes terras "pobres", merece atenção e um retorno aos jardins modernos.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.