- Autores: William Leslie Kerr (Canadá)
- Gosto: doce, com acidez e adstringência
- Peso do fruto, g: de 20-30 a 45
- Tamanho da fruta: pequena
- Produção: Alto
- Frequência de frutificação: primeiro anual, depois as colheitas abundantes alternam com as moderadas
- O início das variedades de frutificação: por 3-4 anos
- Termos de amadurecimento: Final de Outono
- Maturidade removível: em setembro
- Mantendo a qualidade: até dezembro-janeiro
Tradicionalmente, a macieira é considerada, se não uma planta do sul, então uma planta associada a um clima temperado. Mas a variedade canadense Kitayka Kerr desafia essa sabedoria convencional. E, portanto, você precisa conhecê-lo completamente.
História de criação da variedade
O autor do trabalho de criação foi o especialista canadense William Leslie Kerr. Seus méritos se refletem no nome da fábrica. As macieiras Dolgo e Kharalson foram tomadas como base para o desenvolvimento da cultura. Embora a variedade tenha sido apresentada ao mundo em 1952, ela mantém sua relevância. Esta macieira não está listada no registro oficial de safras agrícolas da Rússia.
Descrição da variedade
Deve-se notar que no exterior ele tem um nome alternativo - Malus prunifolia Kerr. A árvore se destaca por sua beleza expressiva. É especialmente elegante no momento da floração e da floração. A coroa é perfeita. A propagação é inerente a ele, mas apenas em pequena extensão. Os rebentos são castanhos esverdeados por predefinição.
As folhas são externamente iguais às da ameixa. Pode até ser fácil confundi-los. Kitayka Kerr também tem subespécies, diferindo principalmente na altura das árvores maduras. Quanto mais alta for a variante específica, mais tempo ela viverá e mais longo será o período de frutificação ativa. Importante: é indesejável transplantar tais macieiras, isso é feito apenas em casos extremos.
Recursos, prós e contras
Uma vantagem importante são as excelentes qualidades decorativas da cultura. A altura da variante mais comum é de 5 m. Nenhum aspecto negativo foi encontrado na longa história de Kitayka Kerr. Mas uma série de pontos positivos foram confirmados:
maturidade precoce;
a capacidade de resistir a invernos rigorosos;
resistência aos períodos de seca;
requisitos mínimos para a qualidade da terra;
imunidade sólida;
excelentes qualidades gastronômicas.
Amadurecimento e frutificação
Kerr chinesa é uma típica macieira do final do outono. Você pode remover os frutos dos galhos em setembro. Os primeiros frutos aparecem aos 3 ou 4 anos. Em climas quentes, você pode se deliciar com as frutas já na segunda quinzena de agosto. A cultura florescerá em abril-maio.
Regiões em crescimento
O sistema radicular raso e altamente ramificado de Kitayka Kerr se manifesta firmemente até mesmo no Extremo Oriente e na Sibéria. A resistência à seca permite que a planta seja plantada nas regiões de estepe. Em climas temperados, é ainda mais fácil usar a cultura. O plantio de outono é permitido em áreas quentes. O clima frio nos obriga a nos limitarmos ao plantio de primavera.
Produção
Os rendimentos são estáveis no início. Gradualmente, uma coleção grande se alternará com uma moderada ao longo dos anos. Não há dados exatos sobre a quantidade de frutas. No entanto, as avaliações mostram que a planta dá quase sempre uma coleção completa. Alguns agricultores afirmam que é possível retirar até 120 kg por safra.
Frutas e seu sabor
As maçãs de Kitayka Kerr são universais. Eles são tipicamente de cor vermelha escura. Os próprios frutos são ligeiramente alongados. Seu sabor é doce, com inclusão de notas ácidas e ácidas. Maçãs pequenas pesam de 20 a 45 g, sua polpa é suculenta, e você pode manter a colheita até dezembro-janeiro.
Recursos crescentes
Para Kitayka Kerr, áreas férteis com solo não ácido são necessárias. A escolha entre uma área ensolarada e áreas sombreadas fica ao critério dos jardineiros. Existem outras nuances importantes:
é melhor evitar locais com alto nível de lençol freático;
a rega completa deve ser organizada no primeiro ano;
a cova de plantio deve ficar pronta em 1 mês;
no momento do plantio é necessário depositar 30 kg de húmus, 0,3 kg de cinza de madeira, 0,1 kg de superfosfato e 0,12 kg de sulfato de potássio;
antes do plantio, recomenda-se mergulhar as raízes em água morna e, quando imersas no solo, mergulhe-as em uma caixa de barro.
Polinização
A variedade não precisa de polinizadores. Além disso, literalmente se torna um "ímã" para as abelhas. Portanto, essa planta pode ser cultivada em qualquer local sem medo.
Resistência à geada
Resiste ao frio Kitayka Kerr é bastante eficaz. Mas, mesmo assim, é necessário abrigo para o inverno (embrulhar os baús). As mudas jovens são protegidas pelo método da tenda. As árvores adultas são protegidas com um abrigo:
agrofibra;
serapilheira;
material de cobertura.
Doenças e pragas
Roedores e insetos-praga representam uma ameaça para esta macieira. A habitual caiação dos troncos é capaz de detê-los. Para prevenir a infecção de parasitas, é realizada pulverização proativa regular com misturas de fábrica. Periodicamente, você tem que lidar com pulgões, besouros das folhas e mariposas da maçã. A planta é resistente à crosta, a suscetibilidade a outras infecções depende das condições de cultivo.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida.Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Os jardineiros notam que, apesar de seu tamanho pequeno, os frutos de Kitayanka Kerr são excepcionalmente saborosos. Esta variedade permite colheitas bastante grandes. Não há grandes dificuldades em cuidar dele. O sabor é realmente incomum. O armazenamento é bastante conveniente, vai ainda melhor do que o da famosa Antonovka.