- Autores: All-Russian Research Institute of Breeding of Fruit Crops, E. N. Sedov, Z. M. Serova, V. V. Zhdanov, Yu. I. Khabarov.
- Gosto: doce e azedo, com uma combinação harmoniosa de açúcar e ácido
- Aroma: sim, legal
- Peso do fruto, g: 150 – 190
- Tamanho da fruta: média
- Produção: alto, para o 4º ano o rendimento é de 90 c / ha, para o 5º ano -167 c / ha
- Frequência de frutificação: regular
- O início das variedades de frutificação: por 3-4 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: em meados de setembro
Jardineiros e residentes de verão cultivam variedades de maçãs em seus terrenos, que proporcionam uma boa colheita e não requerem cuidados muito cuidadosos. Estas são as variedades comprovadas chamadas Imrus, com uma longa história de cultivo e desenvolvimento.
História de criação da variedade
A variedade doméstica de maçã foi cultivada pelo método de hibridização pelos criadores russos Khabarov, Sedov, Zhdanov e Serova há mais de 40 anos, mas foi introduzida no Registro do Estado apenas em 1996. A variedade foi obtida devido ao cruzamento bem-sucedido de espécies comuns e híbridas de Antonovka OR18T13 de maturação tardia.
Descrição da variedade
A macieira Imrus é uma árvore de porte médio, podendo atingir 4 a 6 metros de altura, com copa arredondada moderadamente densa. Como os galhos da árvore divergem do tronco em um ângulo agudo, em direção ao sol, a macieira não ocupa muito espaço e pode crescer em uma pequena área de jardim.
Recursos, prós e contras
Imrus é uma variedade de inverno de crescimento rápido, caracterizada por altas taxas de produção, robustez no inverno e cuidado despretensioso. Junto com as características padrão, a variedade de maçã possui características próprias: resistência e resistência à crosta e ao oídio, proporcionada por um gene VF especialmente incorporado, rápida adaptação a diferentes tipos de solo, além de alto sabor. Dentre as deficiências, pode-se destacar a excessiva magreza da casca, a tendência dos frutos a se desprenderem, bem como a má autopolinização.
Amadurecimento e frutificação
A floração ativa da árvore começa bem cedo (primeira quinzena de maio) e é caracterizada pelo aparecimento de pequenas flores rosa pálido, que cobrem quase toda a copa. A frutificação começa no terceiro ano de crescimento da árvore, mas o nível de produção mais alto é observado em 7-8 anos. O período de consumo vai até o início de março. O período de floração e frutificação pode ser alterado sob a influência de desastres climáticos. Para esta variedade, a frutificação de um tipo combinado é característica, quando uma macieira frutifica em cachos complexos e simples.
Não se esqueça que a primeira colheita será muito modesta, mas todas as subsequentes certamente agradarão.
Regiões em crescimento
Devido à sua excelente resistência à geada, seca e calor, a macieira cria raízes facilmente em quaisquer condições climáticas. Hoje, a variedade é plantada na zona central do país, assim como na Bielo-Rússia e na Ucrânia, mas isso não significa que a macieira não seja recomendada para cultivo nas regiões do norte.
Produção
O indicador de rendimento da variedade é bastante alto. Os primeiros frutos podem ser degustados a partir de meados de setembro. Em média, sob condições climáticas favoráveis e cuidados adequados, são colhidos até 20 kg de maçãs. De uma árvore adulta, você pode obter até 90-100 kg de frutas.
Frutas e seu sabor
Maçãs de tamanho médio (pesando até 190 gramas) são caracterizadas por um formato de nabo regular, cor esverdeada com inserções amarelas e pele fina com acabamento brilhante. A fruta apresenta sabor agridoce harmonioso, com aroma pronunciado. O sabor das maçãs torna-se mais pronunciado após a maturação completa.As vantagens das maçãs são sua alta suculência e carnosidade, devido às quais as frutas não são apenas consumidas frescas, mas também transformadas em sucos, geleias, purês e conservas.
Recursos crescentes
O local ideal para o cultivo da variedade é em solo fértil com umidade moderada - argiloso ou arenoso. Antes de plantar, você precisa preparar o solo limpando as ervas daninhas e cavando-o bem para que o solo possa respirar. Na área onde a macieira Imrus cresce, deve haver muito sol e luz, mas áreas com correntes de ar e lençóis freáticos próximos devem ser evitadas.
A estação ideal para o plantio de mudas é no início do outono (final de setembro - meados de outubro) para que o sistema radicular se adapte à geada. Ao escolher um local, não se esqueça que você precisa plantar uma macieira longe de outras árvores (as únicas exceções são outras variedades de maçã). Sujeito às regras elementares da tecnologia agrícola, até mesmo um iniciante pode lidar com o plantio e o cultivo dessa variedade.
Polinização
O pólen da variedade é dotado de um nível médio de viabilidade e, como resultado da polinização livre, até 20% dos frutos ficam amarrados. Ainda não há dados exatos sobre as variedades de polinização, mas os biólogos estão estudando essa questão.
Top curativo
A cobertura é um dos componentes importantes do cuidado complexo de uma árvore frutífera. Os mais aceitáveis são os fertilizantes orgânicos, que são aplicados de acordo com o cronograma estabelecido. Além disso, a cinza de madeira é considerada uma opção segura. Além da alimentação, não se esqueça de regar e podar ramos danificados e velhos.
Resistência à geada
Esta variedade é muito resistente. Tolera perfeitamente temperaturas de até -40 graus no inverno, o que não afeta de forma alguma os indicadores de rendimento futuro. Antes do inverno, a cobertura morta é realizada ao redor do tronco, o que protegerá a árvore em geadas severas.
Doenças e pragas
A variedade tem imunidade absoluta contra sarna e oídio, mas medidas preventivas devem ser tomadas. Via de regra, trata-se de processar o tronco e pulverizar a árvore com soluções especiais. Às vezes, por culpa do jardineiro, ainda ocorrem algumas doenças na macieira Imrus - trata-se de um câncer negro e uma queimadura bacteriana, que exigirá a remoção de galhos ou seções doentes da casca.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Tanto os veranistas como os agricultores que perseguem objetivos comerciais gostam de cultivar a variedade de maçã Imrus, uma vez que a espécie não é nada caprichosa no cuidado, adapta-se rapidamente a diferentes solos, com exceção da argila pesada, e também dá frutos incrivelmente saborosos.
A maioria dos jardineiros amadores nota o alto rendimento, a beleza da árvore durante a abundante floração em maio e, claro, o sabor agridoce inesquecível das maçãs. Os agricultores apontam para a longa vida útil das maçãs, bem como seu fácil transporte, mesmo em longas distâncias.