- Gosto: doce e azedo, sobremesa
- Aroma: fino, açafrão
- Peso do fruto, g: até 180
- Tamanho da fruta: média
- Produção: médio, até 5 - 6 kg
- O início das variedades de frutificação: por 2 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Maturidade removível: final de agosto - início de setembro
- Mantendo a qualidade: mais de 2 meses
- Compromisso: fresco, fazer compota de fruta, fazer compota
As macieiras colunares estão gradualmente saindo do status marginal e competem cada vez com mais confiança com as espécies tradicionais. Uma das opções atraentes é a macieira Iksha. Definitivamente vale a pena descrever seu cultivo e características vegetativas básicas.
História de criação da variedade
A macieira de verão Iksha é conhecida desde os anos 1980. A cultura foi desenvolvida pelo famoso Kichina (cruzando materiais russos e britânicos). Com o passar do tempo, as principais características da planta já foram bem estudadas. Portanto, a cultura pode ser caracterizada em detalhes. O trabalho foi realizado no famoso VSTISP, e o resultado foi apresentado já em 1985.
Descrição da variedade
A altura, como outras variedades colunares, atinge no máximo 1,5-2 m. A copa é de tamanho médio, mas densa. As folhas verdes claras são distinguidas por pecíolos grossos. Mas os ramos, ao contrário, não podem se orgulhar de espessura especial. O sistema radicular é muito profundo, o que, dependendo do nível do lençol freático, pode ser positivo ou negativo.
Outras características:
nível médio de folhagem;
grande folhagem verde de forma oblonga;
cortes de folhas sem pintura;
tendência a dar rebentos laterais muito cedo nos crescimentos anuais;
a colheita é formada nas argolinhas.
Recursos, prós e contras
Essa cultura não possui aspectos negativos expressivos. Mas ela:
tolera baixas temperaturas com muita firmeza;
dá uma colheita sólida (pelos padrões das macieiras colunares);
permite que você alcance essa colheita já nos estágios iniciais de desenvolvimento;
resiste firmemente à parte principal das infecções fúngicas que freqüentemente perseguem os produtores de maçã;
possui várias outras propriedades valiosas.
Amadurecimento e frutificação
Iksha é uma típica macieira de verão. Você pode retirar os frutos dela no final de agosto ou no início de setembro. Os primeiros frutos aparecerão no 2º ano de desenvolvimento. Esse resultado é alcançado no plantio de mudas anuais. Mas a produtividade real será alcançada na terceira temporada de desenvolvimento.
Produção
Em termos de fertilidade, essa cultura está em um nível médio. Você pode colher 5-6 kg de frutas por ano. No entanto, pelos padrões das variedades colunares, este é um indicador muito bom. Com uma agricultura sensata, a arrecadação pode ser duplicada. Ao crescer as plantações industriais, será de 80 a 100 toneladas por 1 hectare.
Frutas e seu sabor
Você também pode comer maçãs Iksha frescas. Eles também são usados para fazer compotas e conservas. A superfície é dominada por uma cor amarela misturada com um blush vermelho. Formato da fruta - arredondado; pode pesar até 180 G. Caracteriza-se por uma casca fina, mas muito densa.
Outras características importantes:
sabor doce e azedo de "sobremesa";
densidade e ao mesmo tempo suculência da polpa;
cheiro agradável de açafrão (discreto);
manter a qualidade é garantida aproximadamente por 60 dias.
Recursos crescentes
Iksha é uma planta semi-anã. Portanto, não será capaz de se esticar a uma grande altura. Você precisa plantar uma macieira estritamente em áreas ensolaradas. A distância entre as mudas deve ser de 1 a 1,5 m. Ao selecionar as mudas, é imprescindível avaliar visualmente o seu grau de sanidade.
Um bom exemplar é um anual, com uma única guia central. Também é necessário avaliar as raízes para que não apresentem sinais de decomposição. Os fertilizantes orgânicos são colocados na cova de plantio. Acima deles deve haver uma camada de solo e um pouco de areia. Ao preencher com uma camada de solo, a imersão do colo da raiz deve ser excluída.
Os ventos penetrantes podem até ser benéficos para Iksha. No entanto, eles causam sérios danos no inverno. A alta acidez do solo é tão inaceitável quanto para qualquer outra árvore. Nos casos mais difíceis, é necessário resolver este problema antecipadamente com a ajuda da cal. Devido ao poderoso complexo de raízes, o plantio próximo a quaisquer corpos d'água e poços é inaceitável.
A profundidade do furo deve ser de no mínimo 70 cm e seu diâmetro mínimo de 80 cm As macieiras plantadas são imediatamente regadas com bastante água. Plantio preferido em um dia seco e claro em março-abril ou setembro-outubro. No entanto, em qualquer caso, você terá que levar em consideração o clima atual, que pode fazer ajustes significativos.
De Iksha, você pode fazer uma árvore rasteira. Normalmente, sobram dois brotos e, no outono, apenas o mais ativo deste par é retido. Para formar a estrofe, a macieira terá de ser abaixada. Essa abordagem é justificada no Extremo Oriente e em outras regiões com clima adverso. Para aumentar a polinização, as variedades são adequadas:
Vazhak;
Jonathan;
Chervonets;
Gala;
Gin;
Ostankino;
Korobovka;
Triunfo;
Borovinka.
Top curativo
Na primavera, Iksha é derramado com solução de ureia. Quando exatamente 2 semanas se passaram, use a solução de verbasco. Após as próximas 2 semanas, o círculo de troncos é alimentado com cinzas. Na maioria das vezes, essas manipulações são suficientes para cultivar uma árvore frutífera saudável. Às vezes, no outono, as substâncias orgânicas são colocadas na seção próxima ao caule.
Resistência à geada
A robustez invernal desta cultura está totalmente confirmada. Mas ainda assim, o abrigo do porta-malas pode ser muito útil. Afirma-se que a variedade pode suportar resfriamento de ar até -40 graus; nem mesmo Antonovka é capaz disso. E, apesar disso, as mudanças de temperatura, especialmente com alta umidade, podem ser muito destrutivas. No frio mais severo e no início da primavera, é necessária proteção.
Doenças e pragas
A proteção contra insetos e roedores nocivos é construída tradicionalmente. A probabilidade de seus ataques do formato incomum do tronco não diminui. Os tratamentos preventivos geralmente são suficientes para combater as infecções. Mesmo assim, na primavera você terá que inspecionar a planta, vale a pena repetir o mesmo procedimento no final do outono. Verificações adicionais são realizadas se condições muito favoráveis para pragas e parasitas forem criadas.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.