- Autores: Canadá
- Gosto: doce e azedo, gosto apimentado viscoso
- Tamanho da fruta: pequena
- Regiões em crescimento: regiões com invernos rigorosos e falta de sol
- Decorativo: Sim
- Altura: 3-4 m
- coroa: denso, redondo, espalhando
- Escapes: de cor roxa, depois torna-se marrom
- Flores: roxo, simples
- Coloração: Vermelho
Variedades decorativas de macieiras estão apenas começando a ganhar popularidade na Rússia entre os residentes de verão, embora sejam usadas há muito tempo em parques e praças de cidades. A macieira Helena trazida do Canadá rapidamente atraiu os jardineiros, conquistando-os não só pela sua beleza, mas também pela sua resistência.
Descrição da variedade
Muitos jardineiros preferem plantar não apenas várias árvores frutíferas, mas também árvores decorativas em seu terreno pessoal. A macieira Helena pode ser uma bela decoração do jardim.
A cultura possui características decorativas únicas. Ela parece ótima o ano todo. O período de floração de primavera longo e abundante agrada com inflorescências rosa. A árvore então muda a cor das folhas para um roxo incrível, mantendo-a até o final do outono. No inverno, a casca de tom avermelhado funciona como um ornamento. Contra o pano de fundo de neve branca, a macieira parece incrível.
Atinge 3-4 m de altura, com copa densa, arredondada e extensa. Devido a este crescimento, a planta parece poderosa. As folhas são ovais, até 7 cm, lustrosas, profundamente lobadas, vermelho-escuras na floração, depois aparece uma cor verde escura.
Ele cresce lentamente, mantendo-se compacto por muito tempo. A árvore atinge seu crescimento máximo em 10 anos.
Recursos, prós e contras
A macieira de Helena pode ser a verdadeira decoração de qualquer jardim, criando um ambiente maravilhoso. A variedade é usada com sucesso no projeto paisagístico de parques e vielas da cidade. Esta árvore decorativa é muito utilizada tanto na criação de composições como em plantio único.
Entre as virtudes da cultura estão:
alta resistência a condições ambientais desfavoráveis, poeira e poluição por gás de megalópoles;
excelentes indicadores de robustez do inverno e resistência à seca;
forma compacta e bela aparência;
cuidado despretensioso.
As desvantagens incluem:
frutas não comestíveis;
requer o tratamento obrigatório de cascas, brotos e folhas com preparações especiais para doenças e pragas;
tem certos requisitos para a composição do solo.
Amadurecimento e frutificação
Rende os primeiros frutos por 2-3 anos de crescimento. Inicialmente, o número de ovários é pequeno; a cada ano subsequente, seu número aumenta. Espécimes com 5 anos de idade já dão frutos abundantes.
A macieira começa a florescer abundantemente no final de abril - início de maio. No entanto, os termos vegetativos dependem muito das condições climáticas. Quando o tempo está frio, a floração pode durar até 1 mês.
Produção
A variedade não é plantada para colheita. No entanto, em média, até 10 kg de maçãs pequenas podem ser colhidas de uma árvore.
Frutas e seu sabor
As maçãs são pequenas, o tamanho é ligeiramente maior que as cerejas maduras, cerca de 40 mm. Sua cor é vermelha brilhante, com forma ligeiramente alongada e polpa densa. Os frutos são totalmente impróprios para consumo, tanto frescos como processados. Embora tenham um sabor agridoce incomum, com um sabor picante viscoso.
Devido aos caules longos e ao tamanho pequeno, as maçãs podem ficar penduradas na árvore por muito tempo e não se desintegrarem.
Recursos crescentes
Antes de começar a plantar uma planta, primeiro selecione um local. Ensolarado, com solo fértil com uma reação ligeiramente ácida ou neutra é o mais adequado.
Se o solo for pobre, uma grande cova de plantio deve ser preparada com antecedência. Seu volume depende do sistema radicular. Primeiro, o buraco é preenchido com uma mistura fértil composta de húmus, composto, turfa, areia e fertilizantes minerais.
Possui sistema radicular bem desenvolvido, que deve ser totalmente endireitado no momento do plantio. Não há necessidade de aplicar fertilizantes adicionais por vários anos. Para o desenvolvimento normal das raízes, o que foi introduzido durante o plantio será suficiente.
Após o plantio, a muda deve ser amarrada a um suporte. É aconselhável não remover as estacas até a cultura atingir 5 anos de idade.
Por sua vez, a rega deve ser abundante. Então a muda se adapta mais rápido. Oportunamente, é necessário realizar o afrouxamento da terra, a remoção de ervas daninhas e cobertura morta.
Você pode plantar uma planta na primavera (antes do início do botão) ou no outono (um mês antes do início do tempo frio). O tempo de pouso depende muito das características regionais.
Polinização
Espécies autopolinizadas. Na maioria das vezes plantadas para criar polinização cruzada com outras árvores frutíferas. É considerada uma excelente planta de mel.
Resistência à geada
As variedades canadenses são resistentes a temperaturas extremamente baixas. Helena tolera facilmente geadas de -30 ... 35 graus, mesmo quando podem durar um mês ou mais. Apenas as mudas jovens precisam ser protegidas para o inverno, sua imunidade não está totalmente formada e eles podem obter brotos danificados.
Doenças e pragas
A resistência a muitas doenças é alta. No entanto, a cultura é suscetível às mesmas infecções que as macieiras comuns. Para evitar isso, o tratamento preventivo de doenças deve ser realizado anualmente. Assim, a aparência decorativa não será estragada.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.