- Autores: Seleção americana
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: luz
- Peso do fruto, g: 180-250
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: alto, na idade de 6 anos - 70 t / ha
- O início das variedades de frutificação: por 4 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: em meados de setembro
- Mantendo a qualidade: 6-7 meses
Dentre as variedades americanas de maçã, a Honeycrisp se destaca por sua impressionante capacidade de frutificação e excelente palatabilidade. Na Rússia, a variedade apareceu há relativamente pouco tempo, mas já conseguiu obter avaliações favoráveis quando usada na jardinagem comercial.
Descrição da variedade
As árvores maduras são de tamanho médio, atingem 3-3,5 metros de altura, a copa das mudas jovens é oval estreita, depois torna-se oval larga, compacta. A variedade demonstra um rápido aumento de altura, excitabilidade dos rins e a capacidade de brotar é média. A taxa de crescimento do tronco diminui a partir do 5º ano de vida da árvore, após o qual a forma da copa também muda.
Recursos, prós e contras
A variedade foi obtida em 1974 a partir de um cruzamento entre Macoun e Honeygold - variedades populares de maçã americanas. Das variedades de origem, ele tirou uma nota característica de mel no sabor e no aroma, em climas frios, os frutos adquirem um ligeiro azedume. As maçãs Honey Crisp são perfeitas para posterior processamento, preparação de frutos secos; frescos, contêm uma quantidade significativa de vitamina C e pectina. Os benefícios também incluem:
resistência à geada até -35 graus;
mantendo a qualidade de 6 a 7 meses;
tamanhos grandes de maçã;
facilidade de poda e manutenção;
polpa refrescante crocante;
a possibilidade de crescer em jardins de anões-treliça;
aptidão para cultivo comercial.
As desvantagens incluem o derramamento de frutas em alguns anos. Se as regras de armazenamento forem violadas, manchas subcutâneas podem aparecer nas maçãs.
Amadurecimento e frutificação
A macieira está crescendo rapidamente. A primeira colheita é colhida por 4 anos, em porta-enxerto anão por 2. A variedade pertence ao inverno, a maturação removível dos frutos é atingida em meados de setembro, eles ganham maturidade de consumo até a 1ª década de novembro. Misturado pelo tipo de frutificação.
Regiões em crescimento
A variedade é dividida em zonas para a Europa Ocidental e os EUA. Na Rússia, é cultivado com sucesso em regiões quentes, com longas horas de luz do dia.
Produção
Na horticultura comercial, a variedade demonstra um rendimento de pelo menos 70 t / ha quando colhida em árvores de seis anos. Os indicadores individuais conseguem 6-9 quilogramas de uma planta cultivada de sementes da mesma idade.
Frutas e seu sabor
Honey Crisp obtém uma pontuação de degustação muito alta - 4,6 pontos. As maçãs têm um aroma leve e discreto. A maciez densa e muito suculenta tem um sabor agridoce, uma tonalidade cremosa amarelada. Há um estalido característico, lascando-se ao morder. A casca dos frutos é de espessura média, com brilho, a cor principal é o verde-claro amarelado, há estrias e manchas, um blush borrado de tom laranja-avermelhado.
As maçãs são muito grandes. Os pesos médios atingíveis variam de 180 a 250 g.
Recursos crescentes
Honey Crisp cresce bem em solos argilosos e arenosos.Boa capacidade de umidade e permeabilidade ao ar do solo, sua fertilidade são importantes. Devido ao formato espalhado da copa, recomenda-se atenção especial para manter a distância entre as árvores. A distância ideal é considerada de 5 a 6 metros. A distância para edifícios e edifícios deve permanecer dentro de 3 m.
Na hora de escolher um local, você deve dar preferência a áreas bem iluminadas. Também é importante monitorar o lençol freático no local de pouso. É bom se a profundidade de sua ocorrência for superior a 2 m. As melhores mudas têm 1-2 anos, enraízam bem, com sistema radicular saudável.
Para o plantio da variedade Honey Crisp, optam pelo início do outono ou final da primavera, não devendo ocorrer fluxo de seiva nas mudas com sistema radicular aberto. Para árvores jovens com ZKS, em contêineres, qualquer momento conveniente é adequado para transportar para o solo. As covas são bastante grandes, com até 1 m de diâmetro e cerca de 50 cm de profundidade. É necessário prepará-los com antecedência, do outono à primavera ou do verão ao plantio em outubro, misturando solo de jardim com verbasco podre, cinza de madeira, superfosfato e sulfato de potássio.
As macieiras Honey Crisp precisam de poda formativa. Normalmente, a coroa é formada em um padrão em camadas. No ano seguinte após o plantio, o tronco principal na primavera, antes do início do fluxo de seiva, é encurtado. No futuro, 1/3 do comprimento dos ramos do esqueleto é removido anualmente. O resto dos ramos são cortados em anel para não criar competição múltipla com o condutor central.
E também anualmente, no outono ou na primavera, a copa é removida de seus elementos espessantes, rebentos secos e mortos. Quando cultivados em porta-enxertos anões, esse processo ocorre sem esforço significativo por parte do jardineiro. O espessamento da coroa deve ser evitado, pois é isso que impede a sua aeração, provoca infecção com doenças fúngicas. E também na primavera, é necessário caiar bem o tronco com uma solução de cal virgem para protegê-lo de pragas de insetos.
Polinização
Honey Crisp não pertence a variedades autoférteis, é polinizada por insetos. Para aumentar a produtividade, recomenda-se o plantio ao lado da Golden Delicious, Idared e outras macieiras que coincidem na época de floração - do final de abril a meados de maio, dependendo da zona climática. A distância entre as árvores de polinização cruzada não deve ser superior a 50 m.
Top curativo
Uma vez que, ao preparar os caroços, os fertilizantes são colocados com uma margem, sua nova porção precisará de uma árvore jovem apenas para 2 anos de cultivo de mel Crisp. Na primavera, os estimulantes são tradicionalmente usados para ganhar massa verde. Os fertilizantes orgânicos ricos em nitrogênio são adequados. Antes do início da floração, quando aparecem os rudimentos dos botões, e também depois, as plantas recebem alimentação complexa.
No final da colheita, é imprescindível a aplicação de fertilizantes à base de potássio e fósforo na raiz.Eles ajudarão a criar botões de flores para o próximo ano. E também Honey Crisp é muito sensível ao conteúdo de cálcio no solo. É importante adicionar giz ou cal a ele anualmente, adicionar cascas de ovo à cobertura morta. No período pré-inverno, a planta se beneficiará com a escavação do solo com a adição de húmus.
Doenças e pragas
A variedade foi inicialmente cultivada com boa resistência a doenças e pragas. Isso torna muito mais fácil cultivá-lo em condições climáticas difíceis. A resistência da macieira à crosta e ao oídio é alta, os riscos de infecção são improváveis.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Nos EUA e na Europa, a variedade de maçã Honey Crisp é muito conhecida, mas para a Rússia ainda é uma novidade. A experiência de cultivo de macieiras entre os residentes de verão russos é mínima. Apesar disso, as críticas sobre a variedade parecem muito positivas. Diz-se que muitos jardineiros conseguem obter as primeiras maçãs já 2 anos após o plantio das árvores, e o sabor dos frutos colhidos encanta crianças e adultos. É indicado que a variedade tolera bem o inverno nas condições russas, sem precisar de abrigo.
Entre as desvantagens das macieiras Honey Crisp, os proprietários apontam nas avaliações uma tendência a engrossar a copa, ela precisa ser desbastada, principalmente nos primeiros anos. Com uma abundância de maçãs nos galhos, é preciso ter cuidado com a colheita. Se você perder o momento, as frutas simplesmente cairão e começarão a se deteriorar durante o armazenamento. E também nem todo mundo está feliz com a densidade da polpa - ao mordê-la, é preciso fazer um esforço.