- Autores: Anna Maria Smith (Austrália)
- Gosto: azedo
- Aroma: maçã rica
- Peso do fruto, g: 190
- Produção: na idade de 5 anos colheita - 20 kg
- O início das variedades de frutificação: por 4-5 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: última década de setembro
- Compromisso: universal
- Transportabilidade: Sim
A variedade de maçã Granny Smith é famosa por sua bela cor de fruta esmeralda e muitas outras qualidades positivas. É altamente considerado por jardineiros em várias regiões.
História de criação
O autor desta variedade é Anna Maria Smith, que deu o seu nome. Eles conseguiram isso graças à polinização de uma macieira da Austrália por uma árvore selvagem francesa em 1868.
Descrição da variedade
Para saber se vale a pena plantar macieiras no seu terreno, você precisa se familiarizar com as qualidades positivas e negativas da variedade, bem como com suas características.
Recursos, prós e contras
Granny Smith tem uma série de vantagens, entre as quais:
aparência atraente de frutas;
as árvores são capazes de se adaptar facilmente a uma ampla variedade de condições climáticas (exceto para geadas severas);
frutas têm alta qualidade de transporte e podem ser armazenadas por muito tempo;
características de alta qualidade e sabor;
maturidade precoce.
Dentre os pontos negativos da variedade, pode-se destacar a baixa tolerância às baixas temperaturas, que permite o plantio de macieiras apenas em regiões quentes ou de clima temperado.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é invernal. A colheita pode ser feita na última década de setembro. Em algumas regiões, a fruta pode ser retirada em outubro. A frutificação começa 4-5 anos após o plantio no solo.
As macieiras dão uma colheita anual, no final da vida os indicadores podem diminuir, mas não muito. Aumente a produtividade com fertilizantes.
As frutas podem estar ausentes se a árvore não tiver nutrição e iluminação, pois essa variedade precisa de condições confortáveis.
Regiões em crescimento
As macieiras são cultivadas em praticamente todo o território da Federação Russa, com exceção das regiões do norte. A variedade mais popular é considerada nas seguintes regiões:
Central;
regiões do sul;
Região do Volga;
Terra Negra Central.
A cultura não é cultivada em áreas onde não há luz solar suficiente no verão, pois nessas condições os frutos não amadurecem e carecem de açúcar. Nesse caso, a fruta não ficará muito saborosa e só poderá ser utilizada como matéria-prima para cozinhar.
Produção
Granny Smith é uma variedade bastante produtiva, mais frequentemente referida como de rendimento médio. Com a idade de 5 anos, cerca de 20 kg de maçãs podem ser colhidos de uma árvore. Tais indicadores surgem devido à presença de uma copa compacta, sobre a qual a árvore não consegue produzir um grande número de frutos. As macieiras dão uma colheita de forma consistente e anual, os indicadores não mudam por 20-25 anos.
Frutas e seu sabor
Maçãs grandes de cor verde escuro (esmeralda). Em condições favoráveis, uma fruta pesa em média cerca de 190 g, sendo na maioria das vezes arredondada, por vezes achatada. O fruto tem casca densa e firme, com brilho, não havendo cobertura cerosa ou oleosa. Os pontos subcutâneos são claros, numerosos e fáceis de ver. A polpa é bastante suculenta, com sabor azedo e rico aroma a maçã, crocante e espinhosa.
As frutas são transportáveis e têm longa vida útil, portanto, são cultivadas tanto para uso pessoal quanto para venda em lojas.
Recursos crescentes
A cultura deve ser plantada na primavera e no outono em solo leve, úmido e fértil. Escolha um local com luz moderada e calor calmo.
Polinização
Granny Smith é uma macieira parcialmente fértil. Se os polinizadores não forem plantados ao lado deles, os jardineiros receberão uma colheita, mas será escassa e não abundante (cerca de 15-20% do possível). Com este fato em mente, os jardineiros usam outras variedades para polinizar Granny Smith, como:
Ligol;
Eliza;
Pink Lady.
E também os apiários costumam estar localizados próximos à lavoura, ou seja, as árvores são borrifadas com uma solução com adição de mel para atrair insetos.
Top curativo
Para que as árvores se desenvolvam ativamente e cresçam bem, para dar uma colheita abundante e de alta qualidade, elas devem ser alimentadas com vários fertilizantes em tempo hábil. Isso é feito 4 vezes por temporada:
durante a estação de crescimento;
durante a floração;
durante a frutificação;
antes do inverno.
Durante a estação de crescimento, é necessário usar fertilizantes de nitrogênio, então fertilizantes de potássio e fósforo são colocados no solo.
Antes da chegada das geadas, não é recomendável colocar fertilizantes no solo, que contenham nitrogênio, por ser um estimulador do crescimento de rebentos. Antes do início do inverno, é necessário escolher o acabamento que ajudará a preparar a planta para as condições climáticas frias.
Resistência à geada
A variedade é capaz de suportar geadas de até -30 graus. Esta não é uma estabilidade muito boa. As árvores não gostam de mudanças bruscas de temperatura (geada com degelo), por isso são bastante difíceis de cultivar. A este respeito, Granny Smith é recomendado para plantar em áreas com invernos amenos e curtos, seguidos de longos períodos quentes. Se a geada for mais forte do que -30 graus, a planta pode morrer ou se recuperar de danos por um longo tempo.
Doenças e pragas
A resistência a vários tipos de doenças e insetos é média, a variedade é resistente diretamente à crosta. As árvores podem ser infectadas com oídio e podridão de frutas. Os inimigos mais sérios das macieiras são a moniliose, a ferrugem e o oídio.
Para salvar a cultura de problemas, para prevenir a possibilidade de infecção, é recomendável não se esquecer das medidas preventivas. A zona das raízes deve ser limpa em tempo hábil e as macieiras devem ser pulverizadas com fungicidas industriais.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Os jardineiros notam a boa tolerância de transporte em distâncias curtas e por muito tempo. E você também pode ver críticas positivas sobre o armazenamento de frutas que podem ficar na casa por muito tempo sem condições especiais de armazenamento, sem perder sua aparência atraente e sabor rico e brilhante.