- Autores: Estação de jardinagem experimental de Sverdlovsk, L.A. Kotov
- Gosto: doce e azedo
- Peso do fruto, g: 90-110
- Tamanho da fruta: abaixo da média
- Produção: Alto
- Frequência de frutificação: regular
- O início das variedades de frutificação: por 4-8 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Mantendo a qualidade: até 20 dias
- Compromisso: universal
As macieiras estão no jardim de quase todas as pessoas que possuem um terreno. A escolha da variedade depende do clima, tipo de solo, tempo de maturação, oportunidades para realizar medidas agrotécnicas. A variedade Gornist foi cultivada por criadores de Sverdlovsk por meio da hibridização das variedades Urais e Canela listrada. Apesar de o Hornist ter sido criado especificamente para a região dos Urais, ele pode ser encontrado em quase todas as regiões do país.
Descrição da variedade
Esta variedade foi registrada no Registro Estadual em 2002. Após uma reprodução bem-sucedida no oblast de Sredneuralskaya, o Hornist começou a se espalhar amplamente entre os jardineiros de diferentes regiões. Uma macieira desta espécie cresce ativamente, até cerca de 9 m de altura, a copa é larga, como uma pirâmide. Os galhos são vermelhos, direcionados para cima, na idade adulta se espalham.
A casca dos ramos é escamosa. Os frutos são pequenos brotos-cachos, os novos brotos são acastanhados, escuros e púberes. A folhagem também é pubescente, verde, a superfície é mate. A forma da folha é quase oval ou lembra um ovo. A floração é espetacular, no início formam-se botões rosados, depois tornam-se leitosos e cremosos e, quando se abrem, revelam-se brancos como a neve.
A variedade é classificada como infértil, por ser híbrida. Assim, a polinização independente da variedade não ocorre, para 50 flores o ovário é formado apenas por 2. Mas esta variedade é perfeitamente polinizada por outras variedades, o Hornist cresce por muito tempo, até 50 anos.
Recursos, prós e contras
Essa variedade tem muitas qualidades positivas. Entre as principais vantagens, os especialistas distinguem o seguinte:
excelente nível de produtividade;
amadurecimento precoce;
a maior resistência ao frio, o que possibilita o cultivo de Hornist no norte;
a frutificação é regular, não há quebras, após o início desse processo a colheita é retirada anualmente;
como a base é uma variedade híbrida, o sistema imunológico está bem desenvolvido, lida bem com muitas doenças típicas da macieira.
Apesar de a variedade ter muitas vantagens óbvias, é importante considerar as desvantagens antes de decidir plantar uma árvore no local.
Os frutos não são armazenados por muito tempo, o prazo de validade é de menos de um mês. Portanto, é muito importante consumir ou processar as maçãs quase imediatamente após a colheita.
A alta imunidade a doenças não cancela as invasões de roedores e insetos. Seus ataques podem danificar a planta, devido aos ferimentos, ela começa a doer ou morre. É importante organizar medidas preventivas competentes.
No que diz respeito ao valor do produto em termos de composição, Hornist também perde um pouco aqui. Por exemplo, ele contém um pouco mais de 10 mg de vitamina C por 100 gramas.
Amadurecimento e frutificação
Este tipo de macieira pertence ao período de verão em termos de maturação. A colheita é estável, anual durante todo o crescimento e vida da planta. Não há quebras na frutificação, independentemente da tecnologia agrícola.
Produção
Devido ao alto rendimento e à falta de periodicidade no processo de frutificação, a variedade é muito apreciada. Uma árvore adulta é capaz de produzir cerca de 90 kg de frutos por temporada. Em termos de por hectare, isso é cerca de 100 centners.
Frutas e seu sabor
As maçãs desta variedade não são muito grandes, em média, seu peso é de cerca de 90 g, mas também existem exemplares maiores - até 100 e até 110 g. O tamanho médio é compensado pela uniformidade, precisão, todos os frutos têm cerca de mesmo tamanho. Os frutos desta variedade apresentam as seguintes características visuais e de qualidade:
a pele é vermelha com um subtom laranja, tipo liso, às vezes há inclusões de veias de cor creme ou um desabrochar de uma tonalidade azulada;
a forma das maçãs é ligeiramente alongada, quase ovóide;
a polpa é de cor cremosa;
os frutos são muito suculentos, a estrutura da polpa é áspera, de grão grosso;
o teor de açúcar é alto - cerca de 14%, há poucos ácidos;
o sabor é doce, tem apenas um ligeiro azedume;
o aroma é pronunciado, maçã.
Esta variedade é excelente para consumo natural e para uma variedade de processamentos. Graças à sua suculência, é ideal para a produção de sucos.
Recursos crescentes
As macieiras desta variedade são plantadas principalmente no outono, cerca de um mês antes do início do frio. Você não pode plantar uma macieira pouco antes da geada, pois ela não terá tempo para se adaptar. Isso afetará a qualidade do crescimento da primavera, que, com plantio adequado, é incrivelmente alta. É na primavera que ocorre o crescimento mais abundante das plantas.
Recomenda-se plantar o corneteiro a não mais de 5 metros de outras plantas. Esta ordem evita o escurecimento, ocultando a luz solar necessária ao crescimento. Além disso, as medidas agrotécnicas são simplificadas com esse esquema de plantio.
Os métodos de plantio para o Hornist são diferentes, você pode usar o método de mudas ou enxertia em outras variedades. A árvore é enxertada por brotamento, e qualquer estoque é adequado - a variedade de maçã não desempenha um papel aqui. Se você usar o método padrão, a altura da árvore diminui, e significativamente - até 3 m. Se você escolheu o método de plantio de mudas, certifique-se de prepará-las antes do procedimento. A parte da raiz é cuidadosamente limpa e embebida. Soluções de fitohormônios ligeiramente diluídas em água são adequadas.
Para o plantio, é selecionado um local com boa luz solar, de preferência solo não muito ácido. O nível do lençol freático deve ser verificado, ele deve ser localizado baixo. Quanto à distância entre as mudas, deve-se manter no mínimo 4 m, já as demais macieiras não devem ficar a menos de 5 m. Antes de plantar uma muda dessa variedade, é preciso fertilizar o solo da cova com húmus.
A tecnologia agrícola desta variedade de macieiras não é muito complicada. Para que a colheita esteja em um bom nível, uma série de procedimentos obrigatórios devem ser seguidos.
Hidratante. Só é necessário regar abundantemente a variedade se o verão for seco e a seca persistir por muito tempo. O corneteiro não gosta de solos muito úmidos, muita umidade destrói seu sistema radicular e aumenta a probabilidade de infecções fúngicas.
Fertilizantes. A cobertura é realizada apenas no período de plantio, quando são utilizados compostos orgânicos e minerais. Quando a planta atinge os três anos de idade, é importante aplicar fertilizantes regularmente: nitrato de amônia, excrementos de pássaros, verbasco. E você também precisa cobrir a área ao redor da planta com húmus.
Afrouxamento. O espaço próximo ao tronco deve ser mantido constantemente em bom estado: soltar o solo em 7-8 cm, ervas daninhas de ervas daninhas, cobertura morta com uma composição de areia e húmus.
Poda e modelagem da copa. Uma vez que uma planta adulta assume um tipo de propagação, ela deve ser constantemente podada. Rebentos danificados são cortados de uma planta jovem; os fracos também devem ser removidos. Também é importante cortar os brotos que crescem em um declive claro em relação ao tronco.
Polinização.Uma vez que a variedade é estéril, requer polinização cruzada com outras variedades varietais.
Resistência à geada
A macieira desta variedade é resistente à geada até -33 graus. Mas, ao mesmo tempo, é preciso cuidar bem da planta, principalmente se o inverno for rigoroso e as geadas não durarem de 1 a 2 dias. Se o risco de geadas severas na região for alto, é preciso cuidar da macieira, cobrir a área ao redor do tronco com húmus. A planta é coberta com estopa.
Doenças e pragas
A imunidade desta variedade é bastante elevada, nenhuma espécie de crosta típica de macieira tem medo dela, mesmo que o nível de umidade seja aumentado. Mas como os insetos ou roedores costumam atacar a macieira, é necessário tomar medidas preventivas regulares. Perto dali, o plantio de plantas aromáticas é relevante - calêndula, menta, coentro e o tronco é branqueado duas vezes ao ano.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.