- Autores: Japão, Fujisaki
- Gosto: doce
- Peso do fruto, g: 200-250
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: alto, na idade de 10 anos - 14 t / ha
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: Outubro
- Mantendo a qualidade: até 120-150 dias na adega, na geladeira - 210-240 dias
- Compromisso: universal
- Apareceu ao cruzar: Rolls Janet x Red Delicious
A macieira Fuji é uma variedade de inverno, que se destaca pelo sabor, nível de rendimento, mantendo qualidade e versatilidade de uso. Cultivado com confiança nas regiões do sul e centro da Rússia. As condições de cultivo são típicas.
História de criação da variedade
Fuji é merecidamente classificado como fígado longo, já que a atividade de criação da variedade começou por volta de 1920. A obra da estação Tohoku, que fica na cidade de Morioka, foi coroada de sucesso apenas em 1939, mas a cultura começou a ser cultivada em 1962. Durante o trabalho, foram utilizados os famosos americanos - Red Delicious e Rolls Janet. A maioria dos especialistas acredita que a variedade leva o nome do Monte Fuji, venerado pelos japoneses, embora existam outras versões.
A macieira Fuji foi muito apreciada nos países do sudeste, é cultivada intensamente nos EUA, Austrália, regiões do sul da Europa e Rússia, e agora está desenvolvendo com sucesso a zona média do país. Regiões com verão curto não são adequadas para a variedade - os frutos não têm tempo de amadurecimento completo.
Descrição da variedade
A árvore é vigorosa, atingindo altura de 6 metros ou mais (na ausência de formação), a altura padrão é de até 3,5 metros A planta é fácil de moldar. No decorrer do crescimento em porta-enxertos anões ou semianões, a altura é de 2 a 4 m. A cultura cresce mais intensamente em estado jovem, com a entrada na fase de maturação, seu crescimento diminui um pouco.
A coroa da cultura é espessa, espalhando, configuração piramidal ampla ou plana oval. Galhos ligeiramente inclinados. Quando moldada, a planta adquire facilmente a forma desejada. A taxa de crescimento anual é de cerca de 0,6 m de altura e 0,6 m de largura. Sem a formação adequada, a coroa torna-se grande e sem forma.
A casca da árvore é enrugada, de cor marrom claro, com uma flor acinzentada. Rebentos jovens de tons mais brilhantes, com casca lisa e brilhante. Existem poucas lentilhas. As folhas são arredondadas, com ponta pontiaguda ou oval-lanceolada. A pubescência é perceptível nas folhas frescas.
Quando a fruta amadurece, o processo de crescimento fica mais lento. Os tiros são comuns, de tamanho médio. Os botões acastanhados são ligeiramente pressionados contra o corpo do rebento. As folhas são pequenas e ovóides. A base das placas é arredondada, as pontas são alongadas, tonalidades verdes claras, com superfície ligeiramente enrugada pubescente e nervura média. O prato é ligeiramente curvo, dobrado como um barco. As bordas das folhas são finamente serrilhadas, ligeiramente onduladas. As estacas são pouco espessas, de comprimento curto, verde claro com base bordeaux e pubescência média. As flores têm o formato de pires leves, o tamanho é normal. O pedúnculo é médio pubescente, de cor marrom-avermelhada.
Recursos, prós e contras
Das principais características da variedade, indicamos:
para o amadurecimento completo e de alta qualidade dos frutos, são necessárias cerca de 3.200 horas de luz solar por ano;
no início da frutificação, os primeiros 2 anos de crescimento não são indicativos - as propriedades gustativas dos frutos são medíocres (atípico para o Fuji), apenas por 3 anos recebem um aroma requintado e um sabor excelente;
quanto mais rica a cor vermelha da fruta, mais doce ela é.
Prós:
um bom nível de robustez no inverno (até -25 graus) e resistência à seca, proporcionando um alto grau de sobrevivência da cultura em áreas de clima temperado;
os frutos têm valor comercial devido à sua qualidade média de conservação;
excelentes propriedades gustativas de frutas;
adequação para dieta alimentar;
o processo de floração ocorre tardiamente, por isso a variedade não teme geadas recorrentes;
os frutos são mantidos com firmeza e não se desintegram - podem permanecer nos galhos até a geada;
excelente portabilidade;
boa vida útil - em recipientes de porão até 120-150 dias, em unidades de refrigeração até 210-240 dias (sem perda de condição comercial);
frutas são versáteis no uso.
Desvantagens:
baixa resistência a crostas, oídio e queimaduras;
instabilidade de frutificação;
vulnerabilidade a geadas prolongadas e flutuações significativas de temperatura;
a necessidade de diluir os ovários quando eles são excessivamente significativos;
durante o armazenamento, as maçãs podem ser afetadas por manchas amargas.
Amadurecimento e frutificação
O crescimento jovem se desenvolve intensamente, criando um forte sistema radicular quando plantado em solos ricos em húmus. Em solos magros, geralmente adiciona-se uma mistura de turfa e estrume ou adiciona-se matéria orgânica podre. As mudas são plantadas no outono (em outubro) ou na primavera (em abril-maio).
A variedade é de crescimento rápido (depende da qualidade do porta-enxerto). Nos porta-enxertos anões, a frutificação inicia-se a partir de 2 anos de crescimento, os porta-enxertos de médio porte permitem receber frutos por 3-4 anos de crescimento. Os estoques de mudas fornecem o início da frutificação em 5-6 anos.
Para evitar estresse desnecessário nos jovens, recomendamos a remoção de parte dos ovários. Como resultado, as propriedades aromatizantes das maçãs são aumentadas e as próprias frutas ficam maiores.
Com a observância cuidadosa e sistemática das regras padrão de cuidado agrícola, a variedade Fuji pode dar frutos por mais de 40 anos. As árvores da variedade, cultivadas em porta-enxertos semianões ou anões, frutificam um pouco menos - até 30 anos.
Normalmente, o tempo de frutificação começa aos 4 anos de crescimento e, no início, o número de frutos não será grande. O maior nível de produção é observado no 10º ano de crescimento, mas as árvores em porta-enxertos anões darão a primeira colheita já 2 anos após o plantio.
Produção
O rendimento da variedade é bom - uma macieira de 9-12 anos de um porta-enxerto de tamanho médio rende 14-21 toneladas de frutos por 1 hectare. Ao mesmo tempo, a variedade é caracterizada por um rendimento irregular de ano para ano - a frequência de frutificação. Em alguns casos, os especialistas conseguem estabilizar o nível de rendimento, para o qual é realizado o processo de desbaste dos ovários. Como na variedade de inverno, a colheita dos frutos geralmente começa na segunda década de outubro. Árvores de dez anos permitem a colheita de até 20 t / ha.
Frutas e seu sabor
Fuji tem excelentes características de frutas:
frutas grandes - até 250 g;
configuração oval lisa;
cor brilhante e original com blush amarelo-rosa ou escarlate;
a consistência é extremamente aromática, cremosa, suculenta, com um rico sabor agridoce ou doce que pouco muda durante o armazenamento.
Após cerca de um mês de armazenamento, a maturação da fruta para o consumidor começa e a acidez excessiva é sentida um pouco menos. As propriedades gustativas dos frutos pequenos da primeira colheita são fracas, mas melhoram em 2 anos. Externamente, eles parecem apetitosos, configuração cilíndrica redonda com alguma assimetria. A capa seca é fina, mas densa e elástica. O brilho não é muito pronunciado. Os pontos subcutâneos são leves, pronunciados. Existe uma ligeira camada de cera. A cor dominante é o amarelado claro ou esverdeado, sendo na sua parte tegumentar rosado ou avermelhado com um rubor ligeiramente borrado.
A consistência é suculenta, crocante e densa. 100 g contém 9-11% de açúcares (calorias - 71 kcal). A degustação pontua até 4,8 pontos. As cavidades das sementes são pequenas, abertas ou parcialmente fechadas.
O sabor das frutas Fuji pode ser chamado de cheiroso de mel, o que as distingue favoravelmente de muitas variedades.
Recursos crescentes
Como procedimentos obrigatórios e sistemáticos, indicamos:
limpeza de poda;
curativo superior;
rega, enquanto nos primeiros meses de crescimento após o plantio da primavera, as mudas devem ser regadas 2 a 3 vezes em 7 dias, com um volume mínimo de 10 litros de água por cada rega.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.