- Autores: França
- Gosto: doce de fresco
- Aroma: pronunciado, como um melão
- Peso do fruto, g: 110-140
- Tamanho da fruta: média
- Produção: 60-70 kg / árvore
- O início das variedades de frutificação: por 2 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: final de setembro - início de outubro
- Mantendo a qualidade: até junho (na geladeira), até março (na adega)
A macieira Florina é um hóspede raro, mas bem-vindo, nos jardins russos, também encontrados sob o nome de Malus domestica Florina. Seus frutos se distinguem pela excelente comercialização, transferem com sucesso o transporte e o armazenamento. As maçãs podem ser guardadas na adega até março, quando colocadas na geladeira, esses períodos se estendem ainda mais, até o verão.
História de criação da variedade
Variedade francesa, obtida a partir de um cruzamento complexo. Registrado em 1977. No cruzamento, foram utilizadas macieiras das variedades Malus floribunda 821, Rum Beauty, Golden Delicious, Starking e Jonathan. Florin foi adicionado ao Registro Estadual da Federação Russa em 2000.
Descrição da variedade
As macieiras são de tamanho médio, a altura da copa e do tronco chega a 3 m. Os ramos esqueléticos são formados em um ângulo de 45-80 graus. Eles são fortes, fortes, ativamente ramificados. A coroa é larga e arredondada, com tendência a engrossar. É fácil mantê-lo em ordem, dando a forma de uma bola, para usar como elemento de paisagismo. As folhas dos ramos são de um verde profundo, de forma oval, com um ligeiro acento felpudo no dorso.
Recursos, prós e contras
Florina é uma variedade de maçã europeia popular que se enraíza bem em jardins domésticos. É bem adequado para o cultivo comercial, revelando totalmente o sabor e o aroma da fruta depois de removida dos galhos. As vantagens óbvias da variedade incluem:
bela forma de fruta;
armazenamento muito longo;
propriedades de sabor equilibradas;
facilidade de colheita;
alto nível de proteção imunológica.
As desvantagens de Florina incluem a necessidade de um conjunto de maturidade do consumidor. Não chega até janeiro, até essa época as maçãs são armazenadas em condições adequadas na adega. Árvores maduras podem apresentar frutificação intermitente, sem regularidade. Normalmente, o resto cai na 3ª temporada, mas o problema é resolvido bem racionando o ovário.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence ao inverno, a colheita dos frutos começa no final de setembro ou início de outubro. Neste ponto, as maçãs atingiram a maturidade removível. A frutificação começa por 2 anos.
Regiões em crescimento
Na França, a variedade é cultivada em todos os lugares. Na Rússia, ele se manifesta com sucesso em zonas climáticas moderadamente quentes. Há uma experiência bem-sucedida de cultivo de Florina na região de Moscou e regiões vizinhas. Zoneado para o norte do Cáucaso, estepe e territórios de estepe florestal da Ucrânia.
Produção
A macieira dá até 60-70 kg de fruta por árvore.
Frutas e seu sabor
As maçãs Florina não se confundem com outras pelo seu aroma invulgar com ligeiras notas de melão. Os frutos são de tamanho médio, pesando 110-140 g, com uma superfície nervurada e uma forma cilíndrica de corte geral. A cor da pele é amarelo claro, coberta por um blush listrado-borrado, espalhando-se por toda a superfície. Ela mesma é densa, não muito grossa, com uma flor levemente esbranquiçada, seca, há inúmeros pontos subcutâneos. A polpa é suculenta, amarelo claro, doce de fresco.
Recursos crescentes
Florina cresce bem em solos férteis, abundantemente fertilizados com folhas caídas e húmus, cinzas e esterco. Os poços são necessários espaçosos, uma vez que o sistema radicular da árvore cresce fortemente. O cultivo é possível em porta-enxertos anões e médios. Nos primeiros anos, a frutificação é moderada, normalizando-se quando as plantas atingem os 10 anos. A variedade não tem medo de períodos de seca, tolera bem a baixa umidade do solo.
Para o plantio, recomenda-se selecionar árvores de dois anos de até 1,5 m de altura. É importante que a casca e as raízes não tenham danos pronunciados, e vários brotos saiam do tronco principal de uma vez. Crescimentos, manchas, quaisquer outros defeitos são inaceitáveis. Na hora de escolher um local, vale a pena dar preferência a locais bem iluminados e sem sombreamento forte - esse fator afeta a cor da fruta e o rendimento geral. Em solo com alto nível de água subterrânea, a drenagem deve ser organizada.
Recomenda-se o plantio na primavera, as covas são preparadas no outono. Após a transferência para o solo, 1/3 do comprimento total dos galhos é cortado da árvore. Ao longo da safra, é preciso verificar o estado do solo, não permitir que ele seque durante o enraizamento da muda em um novo local.
Florina é enviada para armazenamento de outono com criação preliminar de uma reserva de umidade. Após a coleta de todos os frutos, 4 a 6 baldes de água são despejados sob a raiz, a quantidade deve ser normalizada levando em consideração a idade da árvore. Na 1ª década de novembro, o caule e ramos inferiores são envolvidos por uma camada isolante de material de cobertura e uma película, evitando possíveis danos à casca por roedores.
Com o início da primavera, o tronco é solto. Em seguida, as árvores com idade inferior a 4 anos precisam realizar a poda de copa formativa. Nos anos subsequentes, apenas os topos, galhos velhos e danificados são removidos.
Polinização
Florina não é fértil. Polinizadores de plantas nas proximidades. Melhor do que outras, as variedades Priam e Gloucester são adequadas para esses fins. A árvore floresce no início da primavera por 10-14 dias. Durante este período, quaisquer impactos, incluindo tratamentos inseticidas, devem ser excluídos.
Top curativo
Os fertilizantes são aplicados pela primeira vez 3 anos após o plantio. Até o momento, a macieira receberá nutrição dessas reservas que foram colocadas na cova. Certifique-se de escolher um período de alimentação quando a terra estiver bem umedecida. Você pode regar com antecedência ou esperar pela chuva.
Na primavera, até o florescimento dos botões, a fertilização com nitrogênio é aplicada sob as macieiras. Você pode fazer com opções prontas, ou diluir estrume, excrementos de frango e, em seguida, despeje sob a raiz. Essa nutrição é necessária para que uma planta ganhe massa verde.Antes da floração é imprescindível saturar o solo com potássio e fósforo para criar condições favoráveis à formação dos ovários. Então chega a hora de adicionar fertilizantes minerais complexos.
As plantas são preparadas para o inverno após a colheita dos frutos. Neste momento, a fertilização com nitrogênio está completamente excluída. O fósforo e o potássio são introduzidos no solo, depois são soltos e o círculo do tronco é coberto com cobertura morta. É necessário repetir o ciclo de alimentação anualmente.
Resistência à geada
Esta variedade está bem adaptada ao cultivo em climas frios sem abrigo. É resistente à geada, mas requer abrigo em invernos frios.
Doenças e pragas
Florina é resistente à queimadura monilial, imune à crosta. A avaliação geral da proteção das macieiras contra doenças e pragas é elevada. A variedade também é resistente a uma doença comum nas árvores de jardim, como o oídio. A ferrugem é afetada apenas com uma deficiência de potássio e fósforo. Mudas jovens também são suscetíveis a ataques de pragas - rolos de folha, besouro da flor da maçã.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
De acordo com os jardineiros, Florina pode ser considerada um verdadeiro achado para o clima russo. A frutificação tardia permite estocar deliciosas maçãs para todo o inverno, as frutas são boas tanto no processamento como frescas, adequadas para fazer frutas secas. É verdade que muitos obtêm a primeira colheita não por 2 anos, conforme declarado, mas por 3-4 anos após o plantio. De resto, os jardineiros ficam satisfeitos com a quantidade e sabor dos frutos, bem como com o facto de as árvores não serem muito exigentes para cuidar, suportam bem o inverno.