- Autores: Instituto de Pesquisa Científica de Horticultura da Sibéria em homenagem M. A. Lisavenko, autores - M. A. Lisavenko, L. Yu. Zhebrovskaya, I. P. Kalinina, N. V. Ermakova
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: sobremesa
- Peso do fruto, g: 72-134
- Tamanho da fruta: média ou abaixo da média
- Produção: de 43 kg / árvore, até 23 t / ha
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 4-5 anos
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: na primeira quinzena de setembro
Muitos jardineiros gostam de cultivar maçãs verdes agridoces. Phoenix Altai ganhou grande popularidade entre os residentes de verão das regiões do norte. É ideal para climas adversos.
História de criação da variedade
Phoenix Altai foi desenvolvido e criado no Instituto de Pesquisa Científica de Horticultura da Sibéria em homenagem a V.I. M. A. Lisavenko. O autor da variedade colaborou com criadores como L. Yu, Zhebrovskaya, I. P. Kalinina e N. V. Ermakova. O material para a criação de uma nova espécie foi selecionado a partir de mudas de polinização livre da variedade Bellefleur-Phoenix. Na década de 1950, o Phoenix Altai foi enviado para teste e, em 1974, foi inscrito no Registro do Estado, sendo recomendado para cultivo nas regiões da Sibéria e dos Urais.
Descrição da variedade
Phoenix Altai é uma árvore bastante alta, sem poda pode chegar a 8 metros. A coroa é geralmente esférica, mas às vezes são encontrados espécimes amplamente ovais. A densidade é fraca. Os ramos do esqueleto crescem em ângulos retos, mas não são muitos. Os ramos são cobertos com casca castanha, podendo cair quando a árvore começa a envelhecer. Os rebentos distinguem-se pela boa espessura e pubescência. A casca deles é marrom escura. Quanto ao sistema radicular, ele se ramifica fortemente, mas não penetra profundamente. Para um certo tipo de porta-enxerto, um núcleo central pode estar presente.
As folhas têm formato parecido com o de um ovo, a ponta é pequena e fina. As bordas da folhagem são rosa e crenadas, um barco característico pode ser visto ao longo da nervura central. O tamanho das folhas é médio, havendo frequentemente uma ligeira pubescência. A cor é verde, com brilho fosco.
Recursos, prós e contras
Phoenix Altai tem muitas vantagens que há muito são apreciadas pelos jardineiros. Entre eles:
alto rendimento;
finalidade universal de frutas;
alto sabor de maçãs;
de fácil cuidado;
robustez aumentada no inverno.
Aqui estão algumas das desvantagens:
a macieira está sujeita a doenças como a sarna;
a variedade é freqüentemente afetada pela mariposa codling;
as maçãs podem desmoronar, não segure com muita força;
a variedade precisa de polinizadores.
Amadurecimento e frutificação
Phoenix Altai é uma variedade de inverno. Na primeira quinzena de setembro, começa o vencimento removível e o período de consumo vai até fevereiro. O jardineiro esperará pelos primeiros frutos por 4-5 anos após o plantio. Assim que começar a dar frutos, a macieira o fará anualmente.
Regiões em crescimento
Phoenix Altai pode ser encontrada em quase todas as regiões da Rússia. No entanto, na maioria das vezes, esta macieira é cultivada por jardineiros de:
Região de Moscow;
Ural;
Sibéria;
Altai.
Produção
Phoenix Altai agrada aos jardineiros com sua produção. Até 43 quilos de frutos são removidos da árvore anualmente. Você pode colher 23 toneladas de maçãs por hectare.
Frutas e seu sabor
As maçãs de uso universal são de cor amarela clara. Do lado voltado para o sol, é visível um blush borrado de delicada tonalidade vermelha clara. Os frutos são caracterizados por uma forma arredondada achatada, às vezes há uma grande nervura desfocada.
O tamanho está na média ou mesmo abaixo da média. O peso da fruta é de 72-134 gramas. A pele é lisa, oleosa e densa.Os pontos subcutâneos são claros e pouco visíveis, mas são numerosos. A polpa suculenta de grão fino tem uma tonalidade branca. O sabor é doce e azedo, e o aroma foi classificado como sobremesa. Pontuação do gosto - 4,3 pontos. Os frutos coletados têm até 120 dias de idade.
Recursos crescentes
Para Phoenix Altai, é recomendado escolher solos que absorvem umidade e com boa permeabilidade ao ar. Solos franco-argilosos férteis e franco-arenosos são adequados. O lençol freático deve ser o mais profundo possível, pois a variedade está sujeita ao apodrecimento. Vale a pena colocar as mudas em uma área ensolarada, protegida dos ventos.
Importante: se a muda ainda não completou dois anos, deve ser plantada no início da primavera. As mudas com mais de 2 anos são plantadas no outono. Deve haver uma distância de 3 metros entre cada árvore, e o mesmo deve ser feito entre as fileiras. Cada muda deve ser amarrada a uma estaca, que não é removida até as 5 frutificações.
Algumas das características de cultivo podem variar dependendo da região em que o Altai Phoenix cresce.
Na faixa do meio, a árvore precisa de regas mais frequentes. O solo não deve rachar com a seca. Os baús devem ser caiados em tempo hábil.
Na Sibéria, os jardineiros devem levar em consideração as possíveis geadas. Se a macieira congelar, pode não produzir uma safra. Nesta área, a variedade é plantada em áreas com neve e no lado sul de outras lavouras.
Os jardineiros dos Urais recomendam o plantio da variedade descrita no sopé. É importante observar a árvore, pois é nos Urais que ela é mais afetada por crostas e fungos.
Em Altai, Phoenix Altai é aconselhado a plantar nas montanhas, para que haja menos chance de congelamento. No inverno, as macieiras devem ser cobertas.
A poda é muito importante no cultivo desta variedade.
No primeiro ano, o procedimento não é realizado.
No segundo ano, eles começam a formar uma coroa. Galhos extras são removidos, os principais são deixados. As instâncias curvas crescendo na direção errada devem ser removidas.
Por 3-4 anos, será o suficiente para remover os galhos congelados e doentes.
Aos 5 anos, a coroa deve se parecer com uma tigela. Somente dessa árvore será possível obter bons frutos. A partir deste ponto, somente a poda sanitária pode ser realizada.
Polinização
Phoenix Altai é considerada uma variedade estéril, incapaz de se polinizar. Para que os ovários apareçam na árvore, você precisa de polinizadores. Podem ser macieiras, cujo período de floração coincide com a da Fênix. Essa árvore é plantada a uma distância de 4-5 metros. As melhores taxas de polinização foram demonstradas por:
Notícias de Altai;
Gornoaltaiskoe;
Pepinka Altai.
No entanto, mesmo na ausência desses polinizadores, o Phoenix Altai obterá pólen de qualquer macieira que cresça em um raio de 200-300 metros e floresça ao mesmo tempo.
Top curativo
Para que a macieira da variedade descrita frutifique bem, é necessário aderir a um determinado regime alimentar:
na primavera, recomenda-se a introdução de ureia ou outra fertilização com nitrogênio;
no verão, a árvore precisará de composto, cinzas, potássio.
Depois de fazer fertilizantes adicionais, a macieira é observada. Se a folhagem não cresce e a árvore não parece saudável, dê uréia novamente.
Doenças e pragas
Phoenix Altai, com cuidados inadequados, pode ser afetado por doenças e pragas. A sarna e a mariposa da maçã são especialmente perigosas. Para manter sua macieira saudável, é importante fazer o seguinte:
polinizar a árvore com enxofre coloidal;
dê fertilizantes conforme necessário;
pulverize com cloreto de cálcio durante o crescimento;
colheita no tempo;
realizar a guarnição de moldagem corretamente;
remova folhas e galhos doentes em tempo hábil.
Em caso de lesão de crosta, a árvore deve ser tratada com fungicidas. A mariposa será expulsa por um inseticida de alta qualidade. Seria uma boa ideia pousar em uma área de adubo verde.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.