- Autores: EUA
- Gosto: doce e azedo, sobremesa
- Aroma: pronunciado
- Peso do fruto, g: 100-150
- Tamanho da fruta: média ou acima da média
- Produção: 490 kg por árvore
- O início das variedades de frutificação: por 5 anos
- Termos de amadurecimento: final do inverno
- Maturidade removível: em meados de setembro
- Mantendo a qualidade: até abril
As macieiras Jonathan são muito procuradas pelos jardineiros, tanto iniciantes quanto experientes. Pelas suas boas qualidades de degustação, suculência e aroma, são adequados para consumo in natura, enlatamento e processamento. A tecnologia agrícola despretensiosa torna Jonathan fácil de cultivar.
História de criação da variedade
Esta variedade de macieiras foi cultivada por criadores americanos no final do século XIX. A cultivar Aesop Spitzenburg foi usada para reprodução. Jonathan também tem outros nomes, por exemplo, Horoshavka inverno ou Inverno vermelho. As macieiras desse tipo são procuradas literalmente em todo o mundo, especialmente em escala industrial.
Descrição da variedade
A macieira desta variedade é de espalhamento médio, a copa tem um contorno largo, a forma é redonda, densa, de tipo ramificado. As plantas maduras caem, especialmente durante a colheita. A cor da casca é castanho-esverdeada, os rebentos são púberes. Frutificação de um tipo misto, as maçãs amadurecem em hastes tipo anel, crescimentos de um ano. Os rebentos são formados muito ativamente.
A espessura dos rebentos é pequena, por vezes média. A folhagem também é pequena ou mais próxima do médio, o formato é de um ovo alongado. Os contornos da folhagem são serrilhados, ligeiramente ondulados, a própria folha enruga-se, a superfície é mate. Você pode distinguir esta variedade pela floração nas folhas de um tom prateado. A macieira floresce ativa e abundantemente a médio prazo.
Recursos, prós e contras
A macieira desta variedade tem vantagens óbvias que permitem a Jonathan permanecer relevante por muitos anos:
qualidades de alta degustação, aroma incrível;
a colheita é perfeitamente armazenada por muito tempo;
a frutificação começa cedo e continua de forma constante;
frutas são adequadas para consumo em sua forma natural e processadas;
longo período de mercearia.
Quanto às desvantagens, vale destacar os seguintes pontos:
não tolera muito bem o tempo gelado;
polinizadores são necessários;
a imunidade não é muito alta;
é importante organizar o armazenamento da safra no frio.
Amadurecimento e frutificação
O processo de amadurecimento depende muito das condições climáticas, clima, região e tecnologia agrícola. O início do período de frutificação varia de 2 a 6 anos, de acordo com o método de cultivo - anão ou semente. Coletar frutas não significa que elas possam ser consumidas imediatamente, elas alcançam qualidades de sabor em cerca de dois meses. As datas de amadurecimento variam do final do primeiro mês de outono a outubro; as datas podem mudar dependendo das características climáticas.
Produção
Esta variedade de macieiras pertence ao tipo de crescimento precoce, uma colheita abundante torna-se estável por uma média de 5 anos. No início do processo, isso pode ser 20 kg por árvore, mas uma árvore madura rende cerca de 85 kg. Foi registrada uma safra recorde de 490 kg, a quantidade depende da tecnologia agrícola.
Frutas e seu sabor
As maçãs desta variedade são médias, por vezes grandes, redondas, por vezes ligeiramente cónicas. Estrias estão presentes, mas em uma forma fraca, o ápice é uniforme, a superfície é lisa. O peso de um fruto varia de 100 a 150 g A cor da casca é amarelo-esverdeada com ligeiro rubor avermelhado. A pele não é grossa, elástica, os pedúnculos são curtos.
A estrutura da polpa é densa, mas muito suculenta, de cor bege.As qualidades de degustação são boas, o sabor é doce e azedo, o aroma é pronunciado, típico das maçãs. Se mantidas frias, as maçãs podem ser consumidas até meados da primavera.
Recursos crescentes
É muito importante escolher uma muda de qualidade, o melhor é fazê-lo em mercados especializados. Os seguintes sinais são avaliados:
falta de folhagem nos brotos;
número de ramos como critério de idade;
raízes sem danos e patologias quando molhadas;
deve haver um enxerto logo acima da raiz;
crescimento - até um metro e meio.
Além da muda, é importante escolher um local adequado:
quente, iluminado pelo sol;
solo argiloso ou arenoso, não esgotado.
Você pode escolher a data de plantio - abril ou setembro, início de outubro. O plantio na primavera permite que a muda se adapte ao frio. Não cultive esta variedade perto de vinhedos, pois isso aumenta o risco de infecção fúngica.
O algoritmo de aterrissagem é o seguinte:
formação de buracos de até 70 cm de profundidade e um metro de largura;
introdução de matéria orgânica combinada com solo;
cravar em uma estaca para suporte;
colocação precisa da muda, aspersão com solo, compactação;
regar com 2 baldes de água, cobertura morta.
Cuidar de macieiras não é difícil, mas uma série de atividades obrigatórias são necessárias.
Hidratante. Uma planta jovem deve ser escondida do sol muito forte usando um pano. A rega deve ser sistemática, mas moderada, caso contrário as raízes começarão a apodrecer.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas. É imprescindível soltar o solo próximo ao tronco, remover as ervas daninhas. Esses eventos são realizados conforme a necessidade, apenas algumas vezes por mês.
Preparando-se para o inverno. Se a temperatura no inverno cair abaixo de 15 graus negativos, é necessário cobrir o solo com abeto ou fibra agrícola. Também é importante cobrir o espaço próximo ao tronco com agulhas de coníferas, feno / palha.
Fertilizante. Não é necessário fertilizar o solo correto nos primeiros anos, mas depois é necessário alimentá-lo três vezes por temporada. Antes da floração - um complexo com matéria orgânica, durante a floração - uma composição de fósforo-potássio. No outono, vale a pena adicionar uma solução de cloreto de potássio e superfosfato.
Poda. Este processo deve ser iniciado já nas árvores do segundo ano e posteriormente realizado anualmente. O momento ideal para isso é no meio da primavera. No outono, depois que as folhas caírem, você também pode cortá-las. A poda higiênica envolve a remoção de galhos secos e danificados. Além disso, os galhos podem ser desbastados para aumentar a produtividade. Após o procedimento, é necessário tratar a área cortada com carvão. A poda estética envolve a formação de uma coroa em camadas. Os galhos são aparados de modo que fiquem alinhados em camadas uniformes. A distância ideal entre as camadas é de cerca de meio metro. Pequenos brotos devem ser removidos. Demora cerca de 5 a 6 anos para que a copa se forme, após os quais a árvore para de crescer.
Polinização
Para aumentar o rendimento dessa variedade de macieiras, é necessário plantar variedades polinizadoras nas proximidades. Opções ideais: Macintosh, Spartan, Idared, Umanskoe winter. A porcentagem de ovário natural é pequena, a tendência à autofertilidade está presente.
Doenças e pragas
Esta variedade é conhecida por sua resistência a qualquer tipo de sarna que as árvores desse tipo geralmente temem. O oídio e o congelamento da casca são muito perigosos. A madeira congelada provoca o aparecimento de ferrugem, crostas, por isso é importante isolar a planta nas geadas. O oídio reduz significativamente a qualidade e a quantidade da colheita, por isso é importante realizar profilaxia com composições fungicidas.
Para fortalecer a imunidade de Jonathan, você deve conectar fertilizantes complexos, com potássio e fósforo. Nos casos em que a árvore já está doente, é imprescindível pulverizar com cobre, manganês, solução de sabão, carbonato de sódio. Entre as pragas, as mais perigosas são a mariposa, os pulgões e outros insetos típicos das macieiras. É necessário realizar tratamentos com formulações com inseticidas e não se esqueça de caiar a árvore na primavera, antes da formação dos botões.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.