- Autores: Seleção americana, estação de Genebra
- Gosto: harmonioso, doce e azedo com sabor a vinho
- Peso do fruto, g: 170-220
- Tamanho da fruta: grande
- Produção: 40-60 kg de maçãs por árvore
- O início das variedades de frutificação: por 3 anos
- Termos de amadurecimento: outono
- Maturidade removível: final de setembro
- Mantendo a qualidade: até 4 - 5 meses, em uma adega ou geladeira até 7 meses
- Duração do período do consumidor: A partir de janeiro
Existem árvores frutíferas que não requerem nenhum cuidado especial, por isso é um prazer cultivá-las no seu próprio jardim. Entre eles está a macieira Jonagold com frutos de sabor notável. Para que tenha uma colheita decente, é necessário conhecer as regras de criação.
História de criação da variedade
É sabido pela história da variedade que Jonagold é uma seleção americana. A variedade foi obtida pelo cruzamento de Golden Delicious e Jonathan.
Descrição da variedade
As árvores desta espécie crescem em altura de 3 a 5 metros. A copa é amplamente ovalada, durante o período de frutificação torna-se esférica. Os galhos estão em um ângulo íngreme.
Esta não é uma variedade autofértil, adequada para polinização:
- Gloucester;
- Campeão;
- Jonathan e outras macieiras.
As árvores são vigorosas, portanto requerem podas obrigatórias todos os anos.
Recursos, prós e contras
Na variedade Jonagold, os jardineiros são atraídos pelas seguintes vantagens:
- boa produtividade;
- as frutas mantêm sua atratividade após um longo transporte;
- as maçãs podem ser armazenadas por muito tempo;
- sabor incrível.
As desvantagens incluem baixa resistência à crosta e ao oídio.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos amadurecem no outono, podem ser retirados da árvore no final de setembro. A árvore começa a dar frutos no terceiro ano após o plantio das mudas.
Regiões em crescimento
Jonagold é cultivado na Bélgica, Holanda e Ucrânia. Hoje, nossos jardineiros russos também estão tentando dominar a macieira.
Produção
Se falamos sobre o rendimento da variedade descrita, então está no nível de 40-60 kg de maçãs de uma árvore.
Frutas e seu sabor
As frutas podem ser consumidas frescas, compotas, conservas e outros produtos derivados podem ser preparados a partir delas. Nas maçãs, é difícil não notar um rubor laranja-avermelhado, que diverge em listras ao longo da casca verde-amarela da maçã. Os frutos têm formato redondo, seu peso pode variar de 170 a 220 gramas.
Maçãs de espessura média têm casca lisa com brilho brilhante. A polpa é suculenta e densa. Ele tritura quando mordido.
As frutas podem ficar em condições adequadas por até cinco meses e, se colocadas na geladeira, por até sete. O sabor pode ser descrito como harmonioso, doce com ligeiro azedume e aroma ligeiramente vínico.
Recursos crescentes
Existem muitas maneiras de cultivar uma macieira. Embora semear as sementes pareça o método de melhoramento mais fácil, o resultado costuma ser incerto, pois as sementes carregam a informação genética de duas variedades diferentes. As sementes da macieira descrita devem passar por um processo de estratificação, que inclui armazená-las em ambiente úmido e imersão no frio. Só então uma árvore jovem pode crescer a partir deles.
Outros métodos de reprodução são a brotação e a estratificação, amplamente utilizadas comercialmente. Se for difícil cultivar uma muda sozinho, você pode comprar uma macieira de um ano no viveiro. A muda deve ter 1,0-1,8 m de altura e um bom sistema radicular.
É melhor plantar macieiras no início da primavera. Para obter melhores resultados, mergulhe as raízes em água 24 horas antes do plantio. Para plantar uma árvore, cave um buraco de 60 cm de profundidade, cerca de duas vezes a largura do sistema radicular.
Afrouxe a terra das laterais e do fundo do buraco antes de espalhar as raízes. Quando o solo cobre o rizoma, vale a pena socá-lo bem para remover as bolsas de ar.
Cubra a base das macieiras jovens com palha ou lascas de madeira para evitar o crescimento de ervas daninhas e reduzir a evaporação da umidade. Se você estiver plantando uma árvore em um gramado, é melhor remover a grama ao redor da macieira, pois ela competirá com ela por água.
Durante os primeiros três a cinco anos, não se deve permitir que a grama cresça ao redor da base, pois ela esgota rapidamente a umidade do solo e inibe o crescimento.
Polinização
Jonagold não dá frutos por si só e precisa de um parceiro de polinização ou de outra árvore em uma área plantada a 30 m. Para obter melhores resultados, plante uma segunda macieira nas proximidades. É ideal plantar três variedades na parcela, o que pode garantir uma polinização bem-sucedida.
Top curativo
As macieiras precisam de fertilização. Os nutrientes são muito importantes porque se um ou mais não for suficiente no solo, a árvore não crescerá e frutificará bem, ficará mais suscetível a doenças.
Esta variedade requer um total de 13 nutrientes - alguns mais, outros menos. Esses nutrientes podem ser divididos em duas categorias principais:
- macronutrientes;
- Vestigios.
Os macronutrientes essenciais são nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S).
Os minerais residuais incluem boro (B), zinco (Zn), manganês (Mn), cobre (Cu), ferro (Fe), cloro (Cl) e molibdênio (Mo).
Os rótulos dos fertilizantes ajudam a determinar a quantidade de nutrientes presentes nos fertilizantes comerciais. Normalmente, a marcação é feita para mostrar a quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio (N: P: K). Por exemplo, um fertilizante rotulado como N: P: K 12: 32: 16 representa 12% de nitrogênio, 32% de P2O5 e 16% de K2O.
Essas misturas são introduzidas no início da primavera e durante o período de frutificação, mas não flertam, pois uma superabundância também é prejudicial.
Resistência à geada
A resistência ao gelo desta variedade é média.
Doenças e pragas
Entre as pragas mais comuns que afetam as macieiras estão as larvas da mariposa, que invadem os frutos, causando vermes. Eles deixam marcas marrons e retorcidas sob a pele.
Outro problema é o pulgão da maçã, que se alimenta de folhagens e caules durante a estação de crescimento.
Pesticidas podem ser usados, mas não recomendados. Considerando que iscas e armadilhas são mais preferíveis comprar para detectar e reduzir o número de insetos. A infestação pode ser controlada pela introdução de insetos benéficos no jardim, como joaninhas e rendeiras.
Também é necessário coletar e destruir regularmente os frutos caídos para evitar a contaminação no próximo ano.
As ratazanas podem roer troncos de macieiras durante todo o inverno, quando a comida é escassa. Para proteger as árvores durante os meses de inverno, remova qualquer vegetação e enrole um pano ao redor da base.
A variedade é suscetível a várias doenças.
A crosta da maçã ataca as folhas (causando desfolhamento em casos graves) e rebentos, desfigurando os frutos, enquanto o oídio afeta as folhas e os rebentos jovens e tem um efeito muito perceptível no rendimento e na qualidade da macieira. Além disso, a úlcera de maçã causa danos aos ramos e caules, e a requeima ardente afeta flores, frutos, brotos e galhos de macieiras.
Todas essas doenças estão associadas às condições ambientais, principalmente aos níveis de umidade. Para evitar a infestação, vale a pena usar um fungicida no início da temporada.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.