- Gosto: doce com acidez pronunciada
- Peso do fruto, g: 70-100
- Tamanho da fruta: média
- Produção: até 15 kg
- O início das variedades de frutificação: por 1 ano, ganha força total por 4-5 anos
- Termos de amadurecimento: início do verão
- Maturidade removível: no início de agosto
- Mantendo a qualidade: até 1 mês
- Compromisso: universal
- Transportabilidade: Sim
Se a casa de veraneio ou terreno particular for muito pequeno, então é recomendado que as árvores frutíferas, em particular as macieiras, sejam selecionadas mais compactas. A melhor opção seria um patamar colunar. Uma das mais populares entre os jardineiros é a variedade colunar de maçã Dialog, que vai deliciar você com deliciosas maçãs no verão.
História de criação da variedade
O trabalho de desenvolvimento de uma variedade de maçã de amadurecimento precoce foi realizado por criadores russos no início da década de 1990. Cruzando as espécies KB102 e Brusnichnoye, foi obtida uma nova variedade chamada Diálogo. Trabalhamos na criação de uma variedade produtiva para o início do verão de Kichina e Kachalkin. Esta espécie foi inscrita no Registro Estadual em 2004. O Diálogo foi dividido em zonas para a região Central (regiões de Smolensk, Ryazan, Moscou, Bryansk, Tula, Ivanovo e Kaluga).
Descrição da variedade
A macieira Dialog é uma árvore de médio porte, de rápido crescimento, atingindo 2,5 metros de altura, com copa colunar compacta, de volume aproximado de 50 cm, copa bem espessada com folhagem. O sistema radicular da árvore é raso, então o afrouxamento total do solo é indesejável. O período de crescimento produtivo e desenvolvimento da árvore é de cerca de 15 anos.
Recursos, prós e contras
A macieira colunar do início do verão tem muitas características e benefícios que a tornam popular entre os jardineiros e agricultores. As principais vantagens de uma cultura frutífera incluem robustez no inverno, frutificação precoce, altas taxas de produtividade, apesar do aspecto colunar da árvore, excelente sabor da fruta, bem como imunidade suficiente à crosta. Entre as desvantagens da árvore, pode-se destacar o curto tempo de armazenamento dos frutos (cerca de 1 mês), pouca resistência à seca e o alto custo das mudas.
Amadurecimento e frutificação
A fase de floração ativa ocorre em maio. Durante este período, a árvore compacta é coberta por flores rosa branco como a neve com um aroma brilhante. Os especialistas recomendam colher todas as flores no primeiro ano. A frutificação começa nos últimos dias de julho e continua até o final do verão. Durante este período, a árvore compacta é coberta por pequenas maçãs cor de âmbar. A maturação ocorre nas argolinhas. As maçãs amadurecem uniformemente e não caem da árvore. Os primeiros frutos podem ser experimentados no primeiro ano de crescimento, mas a árvore frutifica bem apenas por 4-5 anos.
Regiões em crescimento
Toda a parte central da Rússia é considerada a área ideal para o cultivo da variedade Dialog. Além disso, nos últimos anos, esta espécie foi plantada em massa no território da Ucrânia e da Bielo-Rússia. Em regiões com geadas severas, as macieiras são cultivadas sob condições de aquecimento em porta-enxertos resistentes à geada.
Produção
O rendimento da variedade é bastante alto, apesar da classe de cultura anã. A frutificação é estável, anual. Com os devidos cuidados e condições climáticas adequadas, até 15 kg de maçãs podem ser colhidos de uma árvore madura. As colheitas mais abundantes são observadas quando a árvore tem de 5 a 10 anos.
Frutas e seu sabor
As maçãs Dialog têm um tamanho pequeno (peso 70-100 gramas), uma forma arredondada plana regular e uma bela cor amarelo-âmbar com um blush quase imperceptível.A fruta apresenta uma casca fina, mas firme e macia, o que garante a segurança e a transportabilidade das maçãs. A palatabilidade da fruta é de alto nível. O sabor é rico, doce e azedo, onde o azedo domina mais, sem adstringência. A polpa é branca como a neve e suculenta. Esta variedade de maçã é universal, portanto os frutos são consumidos in natura, assim como em preparações (conservação, secagem, congelamento).
Recursos crescentes
A cultura colunar O diálogo precisa de um plantio adequado, existem algumas peculiaridades. O solo deve ser fértil, solto, respirável, com acidez neutra, sem peso. Com o aumento da acidez, é realizada a calagem do solo. Um local ideal seria uma área ensolarada, protegida de correntes de ar e fortes rajadas de vento. A área selecionada está totalmente limpa de ervas daninhas e outros detritos.
No plantio de mudas, as árvores anuais se adaptam melhor, é possível no início da primavera, quando os botões ainda não floresceram e a terra já está aquecida, ou no outono, cerca de um mês antes das geadas estáveis, que permitirão que o sistema radicular se adapte ao frio. A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 1 m, e entre as árvores polinizadoras de 2-3 metros. Recomenda-se amarrar as mudas jovens a um suporte estável para que não sejam danificadas em caso de ventos fortes.
Polinização
Variety Dialog é auto-fértil, portanto, polinizar árvores é indispensável. As árvores devem ser cultivadas na mesma área da macieira Dialog. Para os doadores, a época de floração deve coincidir com este tipo de macieira, não importa se são árvores comuns ou colunas. As seguintes variedades são consideradas árvores polinizadoras ideais: Presidente, Conferência, Cheburashka.
Top curativo
Os fertilizantes precisam ser aplicados de acordo com um certo esquema. A uréia ou salitre é introduzida no início da primavera. Durante o período de floração, a árvore precisa de superfosfatos e sulfato de cálcio. Quando os frutos amadurecem, recomenda-se adicionar nitrophoska e humato de sódio. No final do outono, vale a pena preparar a árvore para o inverno. Para isso, fertilizantes orgânicos e de fósforo-potássio são introduzidos na zona do sistema radicular. Ao alimentar, não se esqueça que a coluna da macieira tem metade do tamanho de uma árvore padrão, portanto a dosagem de fertilizantes deve ser ajustada de acordo.
Resistência à geada
A resistência de inverno da variedade é alta, porém, recomenda-se a realização do procedimento de aquecimento do sistema radicular. Para isso, são utilizados ramos de abeto, que cobrem a zona periosteal, e o próprio tronco é envolto em estopa. Tudo isso é removido com a chegada da primavera.
Doenças e pragas
A imunidade da árvore à crosta e ao oídio, bem como a muitas pragas, é muito forte, mas a prevenção é necessária. Como medida preventiva, a pulverização com soluções especiais é usada para repelir roedores e pragas voadores.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
O Diálogo macieira-coluna é um visitante frequente das parcelas de veranistas, por isso existem bastantes comentários sobre esta variedade, a partir dos quais se podem tirar várias conclusões. Em primeiro lugar, note-se que a macieira é despretensiosa no cuidado, o principal é seguir as regras da tecnologia agrícola. E a compactação das árvores permite que sejam plantadas nas menores parcelas familiares. Além disso, a árvore produz colheitas abundantes de maçãs incrivelmente saborosas, doces e azedas.