- Autores: Seleção bielorrussa
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: fraco
- Peso do fruto, g: 200
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: 25 t / ha
- Frequência de frutificação: anual
- O início das variedades de frutificação: por 3-4 anos
- Termos de amadurecimento: final do inverno
- Maturidade removível: final de setembro
A macieira Darunok é uma variedade de crescimento rápido que permite uma rica colheita. Esta variedade distingue-se pelos frutos grandes que podem ser consumidos in natura, bem como utilizados para compotas caseiras, compotas e outros produtos.
Descrição da variedade
Esta espécie tem uma aparência atraente. Possui uma rica cor verde. Os frutos têm uma cor avermelhada brilhante.
Recursos, prós e contras
A macieira Darunok é o resultado da seleção bielorrussa. Criada por cientistas do Institute of Fruit Growing, essa variedade é considerada uma espécie promissora de final de inverno que tem maior resistência a doenças fúngicas.
Além disso, o Darunok possui boas qualidades comerciais da fruta. Possui alta resistência à geada. As árvores podem facilmente suportar as condições mais adversas do inverno, bem como as geadas da primavera.
Essa variedade é capaz de reter todas as suas qualidades de consumo por um longo período. Darunok é uma macieira de crescimento rápido. E também as principais vantagens, além da maturidade precoce e robustez invernal, são a facilidade de manutenção. A variedade não tem desvantagens significativas.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é de final de inverno, tem a maior vida útil de frutas. Maçãs maduras podem ser colhidas no início do outono. Além disso, na maioria dos casos, eles acabaram de ser removidos da árvore e ainda não terão propriedades de consumo.
O aroma e o sabor só serão revelados após algumas semanas, às vezes até meses. A variedade é de crescimento rápido, entra no período de frutificação 3 ou 4 anos após o plantio.
Produção
A variedade Darunok tem um alto nível de produção. Portanto, se o plantio for realizado em escala significativa, 25 toneladas podem ser colhidas em um hectare de terra. Os frutos maduros começam a ser removidos das árvores no início do outono e a colheita deve ser concluída antes da primeira geada.
Frutas e seu sabor
Maçãs maduras são bastante grandes em tamanho, o peso de uma é de cerca de 200 gramas. Os frutos são redondos. Eles são todos ligeiramente estriados.
As maçãs são geralmente de cor verde, com manchas roxas frequentemente na superfície. A polpa é esverdeada, tem densidade média, sendo esta parte da variedade também de grão fino, suculenta e aromática.
A fruta tem um gosto doce e azedo. Sua vida útil pode ser de até 6 meses.
Recursos crescentes
O plantio da planta deve ser realizado na primavera, após o aquecimento do solo. Além disso, 6 meses antes, será necessário cavar buracos de 1 metro de tamanho. Um balde de verbasco é colocado na parte inferior de cada assento. Tudo isso está bem borrifado com terra solta.
Cada muda jovem precisará ser inserida no centro da cova de plantio.Eles são cobertos com terra e pisoteados um pouco, então tudo isso é regado em abundância para ativar as raízes.
No primeiro ano após o plantio, será necessário garantir a umidade do solo mais frequente para acelerar o período de crescimento. E também para este propósito é melhor afrouxar e cobrir periodicamente o solo ao redor das árvores plantadas.
No primeiro ano de cultivo de uma macieira desta variedade, não será necessário acrescentar a isca adicional, basta o verbasco, que foi utilizado para o plantio.
No processo de cultivo, não se deve esquecer a poda (formativa e sanitária). O primeiro visa formar uma coroa regular e exuberante. A segunda destina-se à remoção de partes mortas, é realizada imediatamente após a descida das massas de neve. A remoção correta de todos os ramos em excesso aumentará significativamente os níveis de rendimento.
Polinização
A variedade Darunok é autopolinizadora, portanto, independentemente da presença de abelhas, as árvores podem polinizar-se facilmente. Ao mesmo tempo, o ovário é formado anualmente, fatores externos praticamente não têm efeito sobre isso, portanto, a variedade é muito popular entre os jardineiros.
Doenças e pragas
As macieiras dessa variedade podem se orgulhar de uma resistência especial a uma ampla variedade de doenças e pragas. Mas, ao mesmo tempo, ainda podem surgir problemas durante os períodos de chuva.
O oídio freqüentemente começa a se desenvolver devido aos níveis excessivos de umidade. Nesse caso, a forma mais eficaz de combatê-la é um tratamento minucioso com preparações de enxofre.
E também, às vezes, as macieiras são afetadas pela crosta, razão pela qual manchas marrons com uma floração começam a aparecer nas folhas. Nesse caso, é melhor usar o líquido bordalês.
Às vezes, danos nos troncos ou nas lâminas das folhas apenas indicam uma falta de componentes nutricionais. Assim, as folhas podem amarelar por falta de ferro. E também podem ser deformados, as veias costumam ficar verdes.
Freqüentemente, o Darunok é afetado por carrapatos. As chapas são fortemente deformadas e, em seguida, caem.Todas as folhas caídas devem ser imediatamente removidas do local e queimadas. O círculo próximo ao tronco é então bem desenterrado e a poda também é realizada.
No inverno, as macieiras jovens podem ser danificadas por pequenos roedores e lebres. Para evitar isso, é melhor embrulhar bem os troncos com ramos de abeto, às vezes caules de girassol secos também são usados. Ao mesmo tempo, não deve haver nem mesmo pequenas lacunas na superfície das mudas.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.