- Gosto: sobremesa
- Peso do fruto, g: até 350
- Tamanho da fruta: ampla
- Produção: alto, 5-6 kg por árvore ou 80-100 t / ha
- O início das variedades de frutificação: por 2 anos
- Termos de amadurecimento: outono
- Maturidade removível: no final de setembro
- Mantendo a qualidade: até novembro
- Compromisso: universal
- Apareceu ao cruzar: SR0523 x Vazhak
Quando se trata de pomares de maçã de nova geração, os jardineiros experientes entendem que estamos falando de variedades que são muito diferentes das tradicionais. O tipo colunar está cada vez mais substituindo as árvores clássicas devido às suas sérias vantagens. Chervonets, sinônimo de KB 82, é uma dessas variedades. Uma despretensiosa macieira universal de alto rendimento tornou-se a favorita em muitos pomares. Os frutos dos Chervonets são utilizados para consumo in natura, para fazer compotas e conservas, para cozinhar sumos e compotas.
História de criação da variedade
O autor da variedade é o Professor V.V. Kichina e N.G. Morozova. A cultura que receberam em 1983 foi o resultado de uma complexa hibridação e cruzamento das variedades SR0523 e Vazhak. Em 1990, foram selecionadas as primeiras mudas. Desde 1996, a variedade recebeu seu nome verdadeiro, com o qual passou a ser conhecida pelos jardineiros.
Descrição da variedade
Uma planta semianã de tamanho médio atinge dois metros de altura, tem um tamanho compacto. Os rebentos resistentes e afiados crescem em ângulo agudo, firmemente presos ao tronco, formando uma coroa esparsa colunar. Os chervonetes têm um tronco forte com muitos internódios curtos, anelídeos cobertos por um ovário e depois com frutos. Grandes folhas lanceoladas com uma ponta retorcida pontiaguda são pintadas em um tom rico de verde e cobertas com uma casca brilhante.
Recursos, prós e contras
A peculiaridade do Chervonets é que ele é cultivado em porta-enxertos, o que determina a maturação precoce e a frutificação. Em um porta-enxerto superanão, o produtor obterá taxas de primeira colheita significativamente mais altas do que o porta-enxerto M9. Criadores e jardineiros experientes desaconselham fortemente o uso de porta-enxertos vigorosos, pois gastam muita energia nos brotos laterais. Além do M9, os porta-enxertos Mark e 62-396 são adequados.
Vantagens dos Chervonets:
maturidade precoce;
frutas deliciosas e lindas;
excelentes indicadores de rendimento.
Desvantagens:
não é adequado para regiões frias;
frutas maduras estragam seu sabor.
Alguns consideram o período de frutificação de 20 anos insuficiente, mas esse menos pode ser considerado controverso - existem muitas variedades com um período de frutificação mais curto.
Amadurecimento e frutificação
Chervonets pertence às variedades de outono, maturidade removível ocorre no final de setembro, datas de frutificação - no segundo ano após o plantio. Não atrase a colheita, pois as maçãs perdem a suculência, o sabor, o turgor.
Regiões em crescimento
A macieira é adaptada para a Rússia central - são eles Bryansk, Vladimir, Ivanovsk, Ryazan, Kaluga, Moscou e outras regiões.
Produção
A macieira tem um alto rendimento - até 5-6 kg são removidos da árvore, até 80-100 toneladas por hectare.
Frutas e seu sabor
Frutos amarelos grandes, arredondados e unidimensionais, cobertos por um blush vermelho vivo, pesam até 350 G. A casca é densa e brilhante, a polpa branca, suculenta, tem estrutura granular, sabor de sobremesa e aroma agradável. Os frutos retirados podem ser armazenados até novembro.
Recursos crescentes
Datas de plantio - primavera-outono, mais perto das regiões do norte, é melhor plantar na primavera. A planta enraíza-se bem em qualquer tipo de solo, mas é preferível criar uma mistura estruturada e respirável. A presença de água estagnada, inclusive subterrânea, afetará negativamente o desenvolvimento da planta, sua atividade no futuro. Os locais são escolhidos com boa iluminação, protegidos dos ventos frios da direção noroeste. Para o plantio de mudas, covas são preparadas usando tecnologia padrão:
tamanho 80x80 cm;
uma camada de drenagem é disposta na parte inferior;
o solo é enriquecido com matéria orgânica e fertilizantes minerais;
um suporte é instalado no buraco, as raízes são borrifadas com cuidado, depois a terra é socada;
um anel protetor é colocado ao redor do círculo do tronco, bem derramado e então coberto com cobertura morta.
O cuidado adicional consiste em regar, alimentar, poda higiênica e formativa. A rega é realizada apenas 3-4 vezes durante a estação de crescimento, a melhor opção é a irrigação por gotejamento.
Polinização
A planta é classificada como variedades não auto-férteis ou pouco auto-férteis. Para organizar uma maior percentagem de ovários e garantir uma colheita plena, é necessário estar junto a macieiras de outras variedades com períodos de floração semelhantes.
Top curativo
Os chervonets começam a se alimentar a partir do segundo ano após o plantio - nessa época, os nutrientes introduzidos durante o plantio já foram absorvidos pela planta. Na primavera são aplicados fertilizantes de nitrogênio, antes do início da floração ou durante o período de brotação, composições potássio-fósforo são aplicadas, no outono os troncos são borrifados com húmus ou composto.
Resistência à geada
Apesar da boa resistência invernal da macieira, para evitar a morte de uma planta jovem em caso de geadas fortes e prolongadas, os troncos são cobertos com cobertura morta, cobertos com ramos de abeto e cobertos de neve. Os caules baixos podem ser embrulhados em agrofibras, embrulhados em papelão.
Doenças e pragas
A variedade é altamente resistente a doenças e sarna, incluindo pragas, mas tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas são necessários.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.