- Autores: A. V. Petrov (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro Mundial)
- Gosto: doce e azedo
- Peso do fruto, g: 100-120
- Tamanho da fruta: médio e grande
- Produção: até 150 kg
- Frequência de frutificação: regular
- O início das variedades de frutificação: por 2-3 anos
- Termos de amadurecimento: verão
- Maturidade removível: final de agosto - início de setembro
- Mantendo a qualidade: não mais que um mês
A maçã é uma fruta favorita na Rússia desde os tempos antigos. As macieiras crescem em todo o país, de Bryansk a Vladivostok. Eles são, é claro, diferentes em tamanho, mas o sabor e o aroma das maçãs são preservados em grandes frutas cultivadas no sul e em pequenas frutas cultivadas na Sibéria.
Os cientistas desenvolveram muitas variedades de macieiras para todas as regiões da Rússia. Mas contra seu pano de fundo, a variedade Brusnichnoye ocupa um lugar separado devido às suas qualidades tecnológicas e de sabor.
História de criação da variedade
Na segunda metade do século passado, um grupo de cientistas do Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro Mundial de Moscou, liderado por A. Petrov, trabalhou na criação de macieiras para cultivo na zona média de a parte europeia da Rússia. Para isso, cruzaram a variedade já zoneada Slava Pobediteli com outras variedades. Mas o criador gostou de uma muda de um polinizador desconhecido. Assim surgiram as primeiras mudas da variedade Brusnichnoye. Logo se espalhou entre os jardineiros amadores.
Descrição da variedade
O lingonberry é uma variedade de maturação no final do verão que apresenta frutos verde-amarelados, quase totalmente cobertos por um blush vermelho, que lembra a cor do lingonberry. A variedade é caracterizada por árvores baixas de até 2 m, com galhos finos, raramente localizados. Eles formam uma bela coroa que se espalha. Os frutos distinguem-se pelo bom gosto.
Recursos, prós e contras
Lingonberry é uma das variedades recomendadas para o cultivo em parcelas pessoais.
A macieira tem muitas vantagens que são tão populares entre os jardineiros amadores:
começa a dar frutos cedo;
dá altos rendimentos;
frutificação anual;
resistência à geada;
facilidade de cuidado e colheita, já que a árvore não é alta;
não danificado durante o transporte.
As desvantagens incluem:
curta vida de prateleira de frutas;
instabilidade para doenças fúngicas;
o tempo de amadurecimento da fruta é estendido.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade pertence ao crescimento precoce. As primeiras maçãs podem ser obtidas em 2-3 anos. No futuro, o rendimento aumenta a cada ano, atingindo um máximo de apenas 7 anos a partir do plantio no solo. Isso se deve ao fato de que o crescimento dos galhos é de apenas 7 cm por ano.
Os primeiros frutos podem ser degustados em agosto, mas amadurecem totalmente no primeiro mês do outono. Os frutos amadurecem por muito tempo, o que cria algumas dificuldades de processamento. Mas as maçãs podem ser consumidas frescas por muito tempo. Eles permanecem nos galhos por um longo tempo, mas caem quando estão maduros demais.
A macieira dá frutos todos os anos, o que é muito benéfico quando cultivada em parcelas individuais.
Regiões em crescimento
Devido à sua boa resistência à geada e baixa copa, a variedade pode ser cultivada em toda a Rússia. É verdade que nas regiões do norte ele precisa ser coberto para proteger a parte inferior da coroa de congelamento. E nas regiões Central e Volgo-Vyatka, nenhuma proteção adicional é necessária para o crescimento desta variedade.
Produção
Uma árvore jovem produz em média 5 a 15 kg de frutos. No período principal de frutificação, com os devidos cuidados, podem ser colhidos até 150 kg de deliciosas e lindas maçãs.
Frutas e seu sabor
O lingonberry pode ser servido fresco, apenas depenado, na mesa. Eles também funcionam bem para enlatados.
Os frutos são redondos, ligeiramente oblongos e têm uma bela cor verde-amarelada com um rubor framboesa brilhante. A pele fica lisa, durante o amadurecimento, forma-se uma camada de cera, que lhe confere um belo brilho.
Os frutos são de tamanho médio a grande, crescendo até 100-120 gramas.
A polpa suculenta é de cor bege claro. Ao paladar, a maçã é doce com uma acidez agradável. A pontuação de degustação é alta, aproximando-se de 5 pontos. As maçãs são como sobremesas em termos de sabor.
Após a retirada, os frutos não são armazenados por muito tempo, dentro de um mês. Portanto, eles devem ser reciclados imediatamente.
Recursos crescentes
A macieira adora uma boa iluminação. Para o conseguir, é melhor plantar o mirtilo no lado sul do jardim, para que as árvores altas não o façam sombra.
A árvore não tolera solo com alta acidez, portanto, argila neutra com boa aeração é o melhor para ela.
A macieira cresce bem mesmo com lençóis freáticos de apenas 1,5 m, pois suas raízes não penetram profundamente no solo.
Para melhor enraizamento e bom crescimento da muda, devem ser retiradas as primeiras flores.
Para a propagação da variedade, são utilizados dois estoques: anão e superanão.
Se o enxerto da variedade Brusnichnoye for enxertado em um tronco anão (M9), a macieira não crescerá mais do que 2 m. Sua raiz consiste em muitas raízes finas localizadas perto da superfície e não tem um caule principal longo. Portanto, a variedade tem se mostrado bem em áreas onde as águas subterrâneas estão próximas à superfície da terra. Não requer grandes áreas no jardim para crescer.
Às vezes, em viveiros, uma variedade é enxertada em um estoque superanão e uma coroa colunar é criada. Os galhos dessas árvores são, por assim dizer, pressionados contra o tronco. No jardim, uma macieira pode crescer em uma pequena área, desde que não esteja à sombra.
Polinização
Os frutos podem ser definidos por autopolinização, mas o rendimento será baixo. Para que a árvore frutifique com força, é necessário plantar nas proximidades macieiras das seguintes variedades: Melba, Suislepskoe ou Recheio Branco.
Top curativo
A variedade responde bem à alimentação. Assim, com a aplicação anual de fertilizantes minerais, obtém-se um excelente resultado. A árvore tolera facilmente influências negativas de fora e dá bons rendimentos.
Resistência à geada
O lingonberry difere de outras variedades porque a macieira não é danificada em geadas severas. Tolera bem temperaturas de até -30 graus, sem consequências destrutivas para a árvore. E não morre com mudanças repentinas de temperatura no inverno, que são frequentemente observadas recentemente. Não é danificado pelas geadas tardias da primavera.
Doenças e pragas
A variedade Brusnichnoye é resistente à crosta, mesmo com chuvas prolongadas. Mas muitas vezes é exposto a outras doenças fúngicas e virais. Pode ser danificado por pragas típicas de árvores frutíferas. Para obter um alto rendimento e sua boa preservação, é necessário tratar as árvores de doenças e pragas em tempo hábil com pesticidas.
A variedade Brusnichnoe é bem adequada para o cultivo em áreas particulares e em pequenas fazendas. A macieira não ocupa muito espaço, mas, ao mesmo tempo, muitas maçãs lindas, perfumadas e saborosas crescem nas árvores. São bons tanto para consumo fresco como para conservas caseiras. Uma pequena árvore coberta de frutos vermelhos brilhantes vai decorar perfeitamente qualquer jardim e se tornar o orgulho de seu dono. E a resistência às condições climáticas adversas permite cultivar o lingonberry mesmo no clima rigoroso dos Urais e da Sibéria, que é um depósito de vitaminas para os moradores das regiões do norte.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.