- Gosto: doce e azedo (com uma predominância perceptível de ácido)
- Peso do fruto, g: 80-130 g
- Produção: Aos 10 anos eles dão (60-80 kg por árvore), e na idade de 25-30 eles dão 150-200 kg
- O início das variedades de frutificação: por 5-6 anos
- Termos de amadurecimento: outono
- Maturidade removível: na zona média filmado em setembro
- Mantendo a qualidade: até 30 dias
- Compromisso: fresco, preparando compotas
- Regiões em crescimento: Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Baixo Volga, Ural, Oeste da Sibéria, Leste da Sibéria, regiões da Rússia
- Sinônimos de nomes: Bulk Kharlamovsky, Kharlamovskoe, Kharlamovka, Borovitskaya, Duquesa de Oldenburg, Bravinskoe (Bravina)
Borovinka é uma variedade especial formada por evolução natural. As maçãs são distribuídas ativamente e agora podem ser vistas não apenas na Rússia, mas também no exterior. A variedade é extremamente apreciada, pois não requer cuidados especiais e proporciona uma colheita decente, o que agrada a jardineiros de todo o mundo.
História de criação
Existe uma teoria de que a variedade cresceu em uma floresta de pinheiros. Eles pensam assim por causa de seu nome (Borovinka é uma maçã de pinheiro cultivada na floresta). Na Alemanha, acredita-se que essas macieiras vieram da Pérsia ao sul da Federação Russa, e então começaram a se espalhar pela região do Baixo Volga e nas regiões ocidentais do país.
Descrição da variedade
As macieiras de amadurecimento no outono têm uma altura de 4-4,5 metros. A coroa é arredondada, bastante rara. Nas árvores jovens, é em forma de vassoura e densamente frondoso. As folhas são verdes, de cor escura, grandes e largas, de forma oval. Os ramos principais são ligeiramente acotovelados e curvos, ramificando-se do condutor, formando um ângulo de 30-45 graus.
Os rebentos são pequenos e não muito grossos, curvos, castanho-escuros com uma tonalidade roxa. As flores são pequenas, reúnem-se em inflorescências em forma de guarda-chuva, são brancas com ligeiro tom rosado.
Recursos, prós e contras
Aqui estão os principais benefícios desta variedade:
os frutos amadurecem relativamente cedo;
pode crescer em várias condições climáticas;
nenhum cuidado especial é necessário;
alta produtividade;
extremamente resistente a qualquer geada;
pode ser usado fresco e para preparar compotas;
bastante resistente a todos os tipos de doenças e pragas.
Mas também existem desvantagens:
gosto não muito forte e brilhante;
o calor e a falta de umidade em épocas de seca podem prejudicar a macieira;
a colheita de maçãs maduras deve ser feita rapidamente, pois podem cair;
brotos soltos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade de outono começa a dar frutos 5 a 6 anos após o plantio e dá uma colheita decente por muitos anos. O momento da colheita da maçã varia de acordo com o país e as condições climáticas da árvore. Na faixa do meio, a colheita pode ser feita em setembro.
Regiões em crescimento
Borovinka é apreciado por muitos jardineiros em todo o mundo, então a variedade se espalhou não apenas pela Rússia, mas também pelo exterior, onde recebeu muitos novos nomes. Em diferentes países, você pode ouvir os seguintes sinônimos para o nome da variedade:
Duquesa de Oldenburg;
Kharlamovka;
Bravina;
Kharlamovskoe;
Borovitskaya.
Produção
As macieiras proporcionam aos jardineiros colheitas anuais e de qualidade. Aos 10 anos de idade, 60-80 kg de frutas podem ser colhidos de uma árvore, e na idade de 25-30, 150-200 kg de maçãs são colhidos. O rendimento máximo por árvore é de 220 kg.
Frutas e seu sabor
As maçãs são verdes claras ou amarelas com uma tonalidade rosa.A cor da capa é salpicada e listrada e é um blush no fundo principal na maior parte da maçã. Os frutos têm uma forma regular e nivelada, sem costelas perceptíveis, a superfície é lisa. A pele é seca e com florescimento médio. O fruto é coberto por um grande número de pontos subcutâneos leves. O peso médio é de 80-130 gramas.
A polpa é amarela quando madura, suculenta e ligeiramente áspera. As maçãs têm um sabor doce e azedo, o ácido é visivelmente predominante nelas.
Em condições favoráveis, as frutas podem ser armazenadas por até 30 dias. Devem ser colocados em caixas e polvilhados com serradura. Nesta posição, eles permanecerão saborosos e suculentos.
As maçãs toleram com calma o transporte em distâncias curtas e viagens bastante longas.
São usados frescos e para a preparação de compotas.
Recursos crescentes
Borovinka não requer cuidados cuidadosos e complexos, mas é importante garantir que as macieiras recebam todas as substâncias de que precisam. E também se recomenda fazer a poda, regando corretamente.
Polinização
O esporte não é capaz de autopolinização, portanto, para uma frutificação de qualidade, é necessário plantar ao lado delas árvores que florescerão no mesmo período. Para fazer isso, você pode usar Antonovka comum e Canela listrada.
Resistência à geada
A variedade apresenta uma elevada robustez invernal, pelo que pode ser cultivada nas mais variadas regiões. Mesmo que as condições climáticas sejam frias, a macieira ainda dará uma boa colheita.
Doenças e pragas
A maioria das árvores é resistente a pragas e doenças, mas a crosta é a pior doença para a variedade.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.
Visão geral da revisão
Os jardineiros observam que a variedade dá frutos extremamente bem, é fácil de cuidar. Alguns fazem geléias de maçãs. Quase todos relatam que as frutas ficam bem armazenadas e permanecem completamente frescas por muito tempo.
Muitas pessoas gostam da acidez do sabor das maçãs. Observa-se que nos períodos de chuva, os frutos ficam mais ácidos. Os frutos da borovinka devem ser removidos assim que começarem a cantar, caso contrário, eles cairão no chão.
As árvores enraízam-se com facilidade, mas é recomendável plantá-las em solo fértil para que a colheita seja grande, os frutos sejam suculentos e tenham apresentação.