- Autores: Instituto Russo de Pesquisa Científica de Genética e Melhoramento de Plantas Frutíferas. I. V. Michurina, S. F. Chernenko
- Gosto: doce e azedo
- Aroma: presente
- Peso do fruto, g: 175-350
- Produção: na idade de 9-14 anos - 57 kg por árvore, na idade de 12-17 anos - 80 kg
- O início das variedades de frutificação: por 6-7 anos (após brotamento)
- Termos de amadurecimento: inverno
- Maturidade removível: final de setembro - início de outubro
- Mantendo a qualidade: 257 dias
- Duração do período do consumidor: do meio ao final de dezembro
Jardineiros apaixonados estão constantemente em busca das melhores variedades de árvores para seu local. Algumas plantas são substituídas devido à idade ou não atingem os resultados esperados. No entanto, a conhecida variedade de maçã Bogatyr é popular há quase 100 anos.
História de criação da variedade
A macieira Bogatyr foi cultivada em 1925 pelo criador ucraniano S.F. Chernenko, o trabalho foi muito apreciado pelo próprio Michurin. A variedade híbrida foi obtida pelo cruzamento de Landsberg Ranet e Antonovka, dos quais herdou resistência à geada, boa sobrevivência e excelente sabor.
Descrição da variedade
A resistência aos fatores climáticos e às doenças, a alta produtividade e o excelente sabor dos frutos da macieira Bogatyr conquistaram rapidamente muitos adeptos desta variedade na Rússia e países vizinhos. O híbrido pertence a uma espécie de maturação tardia e é interessante para colheitas destinadas ao consumo no inverno.
As árvores crescem relativamente altas - de 4 a 6 metros, e com copa larga e arredondada, que é preenchida com galhos bem distribuídos, sem matagais densos, o que é conveniente para a colheita. Os frutos aparecem principalmente nos brotos ou cachos do ano passado. A casca da árvore é de cor azeitona clara e os ramos jovens da época actual distinguem-se pela cor da casca avermelhada. As folhas da macieira são redondas, oblongas e de cor verde escura. As flores são menores do que o normal, reunidas em inflorescências amigáveis, de cor rosa-branca clássica. As maçãs grandes são de cor amarelo esverdeado com um barril vermelho.
Recursos, prós e contras
Dentre as vantagens da variedade de macieira Bogatyr, destacam-se as seguintes:
frutificação precoce e estável;
boa adaptabilidade ao inverno e geadas de retorno;
a capacidade de se adaptar gradualmente às condições locais;
imunidade a certas doenças fúngicas;
versatilidade no uso de frutas;
grandes colheitas de maçãs.
Mas também há uma pequena lista de contras da variedade, incluindo:
forte ferrugem da casca da fruta;
gosto azedo de que nem todo mundo gosta;
dificuldade em determinar o grau de maturação dos frutos devido à sua cor verde, que só pode amarelar após a coleta;
sobrecarga de árvores com maçãs em anos especialmente frutíferos.
Amadurecimento e frutificação
A árvore entra na idade de frutificação 4-5 anos após o plantio. Os frutos estão presos aos ramos com caules curtos e densos, graças aos quais são segurados de forma confiável nas árvores, mesmo com ventos fortes. A variedade tardia é projetada para amadurecer a safra após a colheita. Em condições climáticas normais, a maturidade da colheita das maçãs ocorre em meados de setembro.
Regiões em crescimento
As regiões ideais para o cultivo da variedade de maçã Bogatyr são as regiões da região de Moscou e toda a zona central da Federação Russa. Nesta região, tudo é adequado para o normal desenvolvimento destas árvores: solo, condições climatéricas sazonais, humidade e aridez. Para obter excelentes rendimentos nessas áreas, basta realizar medidas agrotécnicas ordinárias, sem cuidados especiais.
Quando o solo na área da raiz é enriquecido com coberturas úteis para a macieira, a variedade Bogatyr pode se desenvolver com sucesso nos Urais. É necessário introduzir matéria orgânica e cobertura morta na zona próxima ao tronco para proteger contra geadas prematuras no solo.
Muitos anos de experiência no cultivo da macieira Bogatyr nas regiões da Sibéria Oriental e Ocidental mostram que a alta resistência à geada e a capacidade de adaptação da variedade a ajudam não apenas a sobreviver, mas também trazem bons rendimentos, mesmo em condições climáticas adversas.
Produção
A árvore começa a dar os primeiros frutos a partir do 3º ano de plantio no local. Rendimentos significativos podem ser ditos somente após o desenvolvimento da árvore por 6-7 anos. De uma macieira adulta, você pode colher de 70 a 100 kg de frutos maduros todos os anos.
Frutas e seu sabor
As maçãs assentam firmemente nos ramos devido aos seus caules curtos e grossos. O formato do fruto é redondo, ligeiramente achatado na altura. Dependendo da idade da árvore, da sazonalidade e da região, cada maçã pode crescer de 175 a 350 gramas. Quando colhida, a casca da maçã pode reter uma cor verde clara com uma mancha avermelhada do sol. Até que estejam totalmente cozidos, os frutos devem permanecer armazenados. Em seguida, eles ficam amarelos, com polpa branca de granulação fina. A fruta contém pouco suco e o sabor é equilibrado, doce e azedo. Ao morder ou quebrar a fruta, você pode ouvir um estalo característico.
O orgulho das maçãs Bogatyr é o seu aroma único e forte, que se faz sentir especialmente ao fazer compotas, compotas, compotas, tartes e sumos. Os frutos distinguem-se pela excelente qualidade de conservação e transportabilidade. Começam a ser consumidos frescos desde o Ano Novo. Você pode terminar de comer a colheita do ano passado em julho, e as maçãs ainda manterão seu sabor e aroma.
Recursos crescentes
As macieiras da variedade Bogatyr preferem solos argilosos com boa ventilação ao redor da zona das raízes. Eles prosperam em áreas de jardim bem iluminadas. Com a ocorrência próxima de água subterrânea, é necessário cuidar do seu desvio antes do plantio, pois a árvore jovem que começou a se desenvolver vai morrendo à medida que cresce devido à erosão do solo próximo à raiz e ao excesso de umidade.
As mudas são plantadas na primavera ou no outono, calculando-se a época de plantio de forma que no outono as raízes tenham tempo de se enraizar e começar a se alimentar antes do frio. O plantio na primavera é realizado quando passa o perigo do retorno das geadas ao solo.
Para o plantio, é preparada uma cova de 60x60 ou 80x80 cm, no fundo da qual é colocada uma camada de drenagem de 10 cm, é cravada uma estaca para prender uma árvore jovem e o solo é enriquecido conforme necessário. Solo fértil para encher as raízes é misturado com turfa ou fertilizante orgânico. No caso de uma grande porcentagem de argila pesada no solo, areia é adicionada. Depois de encher as raízes da muda, a água é despejada no buraco.
No início da primavera, enquanto a árvore ainda está adormecida, sua formação é realizada com o corte de galhos que crescem dentro da copa ou se cruzam com outros. Dos rebentos velhos, são retirados aqueles com mais de 4 a 5 anos de idade, uma vez que já não terão colheita. Para curar a árvore, processos danificados e enfermos também são removidos. Após o corte, o tronco da árvore pode ser caiado com cal apagada com adição de sulfato de cobre.
Polinização
As flores da macieira Bogatyr não são espécies autoférteis, portanto, devem ser plantadas ao lado de variedades polinizadoras. Para esta variedade, as macieiras como Melba, Zhigulevskaya, Northern Sinap podem servir como fontes cruzadas de polinização.
Para o inverno, os troncos das árvores jovens são protegidos dos roedores, envolvendo-os com arame com ramos de abeto ou feltro para telhados. Em um outono seco, vários baldes de água são despejados sob a árvore da qual a safra é colhida, cuidando de sua saúde e da frutificação no próximo ano.
A macieira é uma fruta popular entre os jardineiros. Ele pode ser encontrado em muitas casas de verão. Mas, ao mesmo tempo, essas árvores costumam ser afetadas por várias doenças. É muito importante reconhecer a tempo a doença e realizar os procedimentos necessários para uma recuperação rápida. Caso contrário, os frutos estragam e a própria árvore pode morrer completamente.